Franquias

Barba, cabelo e bigode: saiba como montar uma franquia de estética para homens

Como em toda franquia de estética para homens, existem alguns segredos para o sucesso; sendo que o investidor precisa se informar ao máximo antes de dar qualquer passo nesse segmento.

Acompanhar as tendências e montar um bom planejamento são alguns dos pontos indispensáveis.

O mercado de estética para homens é fortemente presente em países como EUA, Itália, Espanha, Canadá e vem se tornando uma grande tendência também no Brasil, especialmente nos últimos anos; o que faz com que vários empreendedores voltem seus olhares para esse tipo de investimento.

Se você pretende investir em uma franquia de estética para homens, acompanhe este artigo: ele realmente trará uma experiência construtiva. Abordaremos o tema de forma prática e detalhada, para que você possa esclarecer a maioria de suas dúvidas, bem como decidir qual modelo de negócio melhor se adapta ao seu perfil.

O modelo de negócios da estética para homens

O modelo de negócio de uma franquia de estética para homens não é muito divergente de uma barbearia tradicional. A diferença está nos serviços adicionais que seu negócio estará disposto a prestar aos clientes.

Para definir sua estratégia, lembre-se da necessidade de oferecer alguns dos serviços mais procurados do mercado, tais como:

  • Para a barba: corte, depilação facial e design;
  • Para o cabelo: corte adulto e infantil, hidratação e relaxamento;
  • Para o corpo: limpeza de pele, drenagem linfática e massagens relaxantes;
  • Para mãos e pés: manicure, pedicure e podologia.

Existem inúmeros outros serviços passíveis de serem agregados ao seu negócio; você deve se basear em seus recursos iniciais para definir o modelo correto de franquia.

Alguns tipos de tratamento estético precisam de profissionais já treinados, além da aparelhagem utilizada.

A necessidade da correta análise de mercado

Um dos pontos mais estratégicos antes de se começar qualquer investimento é a análise de mercado.

Ela é responsável por coletar informações, através de métodos consistentes, levando em conta a visão dos clientes e dos concorrentes em potencial.

Nem sempre é fácil adotar uma boa análise de mercado, mas é possível contar com uma série de recursos fornecidos pelo SEBRAE. Em seu website, há conteúdos interessantes publicados, e um apropriado ao tema é o artigo sobre como iniciar uma análise de mercado para tomar decisões.

Esse será o ponto de partida do negócio, uma vez que, munido dessas informações, é possível que o investidor delimite qual tipo de franquia atenderá suas expectativas e de seus consumidores.

A escolha do local do empreendimento

A escolha do local deverá ser feita exclusivamente em relação ao aspecto operacional da franquia. Facilidade de acesso, disponibilidade de estacionamento e proximidade das grandes metrópoles são questões importantes a considerar.

A localização é um fator fundamental para o sucesso em basicamente qualquer modelo de franquia. Os clientes costumam buscar esse tipo de serviço específico em locais próximos ao seu trabalho ou residência, por questões óbvias de facilidade em seu deslocamento.

Instalar uma franquia de estética para homens em um lugar mais movimentado trará custos maiores para o empreendedor; sendo assim, é preciso avaliar bem seu público-alvo e seus hábitos em relação à procura por tratamento estético.

Existem modelos que contam com diferenciais para atrair o público e reduzir o investimento em localização: é importante se informar antes.

As características do ramo de franchising

Ao optar pelo sistema de franchising, o empreendedor contará com várias vantagens, como o importante suporte em relação ao seu empreendimento, além de todo o know-how necessário para começar o negócio.

Entretanto, cada marca e modelo de franquia possui um tipo de investimento específico. Tomando como base uma média do mercado, o investimento inicial seria algo em torno de R$ 100.000,00 a R$ 200.000,00, incluindo todos os equipamentos para um serviço de estética completo.

Além de tudo, é importante considerar os contratos de locação do estabelecimento, os suprimentos necessários e encargos trabalhistas de uma equipe. Optando pela franquia, provavelmente o franqueador já terá um plano de negócio padrão, com preço tabelado, marketing e metas de lucro; o que facilita bastante até para quem não tem experiência no segmento.

O papel da equipe de funcionários

Um dos pilares competitivos em uma franquia é a equipe de funcionários. Além de oferecer qualidade dos produtos/serviços de estética para homens, o empreendedor deverá prezar pelo conforto e bem-estar da clientela.

Essa será a chave para que sua franquia se torne um modelo diferenciado das demais. É fundamental investir em treinamento e, principalmente, fazer com que toda a equipe conheça bem sobre sua empresa e a lista de recursos que ela oferece aos consumidores.

Como líder, o franqueado terá o papel de consolidar todo esse conteúdo, delegando atividades de forma cuidadosa e adequada a cada perfil de competências, e investindo em cada colaborador. Certamente esse cuidado fará com que a franquia atinja o sucesso rapidamente.

As opções de franquias de estética para homens

Abaixo segue uma lista com algumas franquias bastante reconhecidas, para que o empreendedor possa conhecer melhor as suas opções e começar a decidir qual delas mais se alinha à sua identidade pessoal e expectativas de negócio.

Garagem Barba Cabelo & Bem-estar

  • Modelo PitStop (compacto) e Loja Padrão, retorno entre 24 e 36 meses;
  • Grande quantidade de serviços de estética.

Red Salon Homem

  • Modelo único, retorno entre 18 e 24 meses;
  • Conceito e design são pontos de destaque.

Barba Negra Barbearia

  • Modelo único com bar incluso, prazo de retorno não divulgado;
  • Marca de charme e requinte.

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O conhecimento como chave do sucesso

O mercado de franquias pode ser muito promissor, contudo, é preciso ter muita dedicação e habilidades empreendedoras para interagir com esse tipo de negócio.

O conhecimento é a chave do sucesso, portanto realize um estudo detalhado e aprenda a utilizar as ferramentas certas para trabalhar com as oportunidades oferecidas.

Seja no ramo de franquia de estética para homens ou em outro modelo de franchising, é importante acompanhar o desempenho de cada modelo e seus cases de sucesso.

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