Como diminuir a rotatividade em franquias
Um dos grandes problemas que as empresas podem sofrer no decorrer do tempo, é a alta rotatividade em franquias.
Uma das melhores alternativas para que as empresas possam evitar a rotatividade, é reter talentos e dar a eles a possibilidade de crescer dentro da companhia. Contudo, o que é a rotatividade e como esse problema é comum nas franquias? Entenda:
O que é franquia?
Resumidamente, a franquia empresarial é um negócio cujo modelo de operação é copiado e transferido para outro ponto comercial, com a autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial.
Para que você entenda melhor como funciona o sistema de franquia, podemos usar uma hamburgueria como exemplo.
Imagine que você tem um restaurante de qualidade sem igual onde faz muito sucesso. Pela grande demanda que seu negócio exige, você precisou desenvolver um esquema único de produção e entrega de seus produtos, além de fornecedores fiéis.
Depois de atingir o pico de sucesso no seu restaurante, surge uma oportunidade de expansão. Um investidor aparece com interesse em abrir um restaurante igual ao seu, querendo entregar os mesmos produtos com a mesma qualidade, só que em outra região.
E assim surge sua primeira franquia, um restaurante que usa sua marca com o seu padrão de qualidade que não é comandado por você.
Portanto, o mesmo ocorre com outras lojas que trabalham com produtos específicos, como a comercialização de grade para fechamento de área, onde um empresário pode optar por abrir outras lojas de modo que, posteriormente, seja construída uma rede.
O que é turnover?
Quando as franquias se deparam com a grande rotatividade do seu capital intelectual, ou seja, um número muito alto de pessoas sendo substituídas por outras dentro da organização, é chamado de taxa de turnover.
Esse tipo de cenário é extremamente negativo para as franquias, até mesmo para empresas especializadas em renovação alvará vigilância sanitária, que precisa de um certo número de funcionários para lidar com alguns processos que costumam acontecer no trabalho.
Assim, o número de colaboradores não pode diminuir, para que a produtividade não fique comprometida. Dessa forma, o termo turnover em franquias é a medição de rotatividade de pessoal, que mede o giro de entradas e saídas do pessoal.
A importância de reduzir o turnover
Independente do ramo da sua empresa, é muito importante ter uma preocupação com as taxas de turnover.
Dentro de uma empresa de tratamento de piso, por exemplo, essa taxa pode comprometer todos os resultados, já que os funcionários podem ficar desmotivados com a quantidade de pessoas que estão saindo da companhia.
Mesmo estando em níveis baixos, a taxa precisa ser monitorada constantemente, e ao mesmo tempo, deve ser analisada e avaliada.
Pois os impactos causados com a rotatividade elevada refletem diretamente no fluxo de operação da empresa, incluindo a satisfação dos colaboradores e a produtividade em geral da companhia.
O clima organizacional, por exemplo, é fundamental dentro de uma empresa de montagem de painel elétrico, já que os resultados finais da montagem, também envolvem o humor que os funcionários estão tendo no decorrer do expediente.
Em outras palavras, se o número de saídas de colaboradores em uma franquia for muito alto, isso se torna muito oneroso, afinal, cada saída de funcionário segue uma admissão de outro funcionário, e esse movimento causa novos gastos para a empresa.
Quando a empresa perde a sua mão de obra, automaticamente estará lidando com perda de produtividade, e esse cenário se torna ainda pior quando a saída é de bons funcionários.
Esse tipo de caso pode acontecer em qualquer empresa, desde uma fábrica de placas de sinalização, até um distribuidor de bebidas que depende de bons colaboradores.
Portanto, o ideal é que a taxa de turnover da empresa esteja sempre baixa, para que haja a renovação saudável do quadro de funcionários.
A prática de manter os talentos da companhia é muito importante para que as organizações que querem manter suas atividades de forma consistente, eficiente e duradoura.
Inicialmente, precisamos considerar que a alta rotatividade é um problema muito sério que pode ocorrer, inclusive, dentro de uma loja de brindes personalizados para feiras, ou seja, em qualquer negócio.
Uma das consequências da alta rotatividade, está relacionado ao clima organizacional da companhia.
Esse fato ainda pode complicar o setor financeiro da empresa, visto que o desligamento de um funcionário pode gerar gastos e a contratação de um novo funcionário também pode trazer consequências para a parte financeira da companhia.
Dentro do cenário corporativo, as empresas geralmente têm uma dificuldade muito grande para reter talentos que possam desenvolver os seus talentos continuamente, de modo que a companhia tenha uma redução significativa nos problemas causados por erros dos colaboradores.
Por esse motivo, os gestores e os profissionais que formam a equipe de RH precisam estar preparados para amenizar essas situações, trabalhando em conjunto para que os talentos não sejam perdidos.
Nesse processo, há algumas práticas que você pode adotar na sua empresa, justamente para evitar, ou diminuir a rotatividade. Dito isso, iremos explicar agora, quais são as principais dicas a serem seguidas para construir um ambiente organizacional mais saudável.
1. Invista no processo seletivo
Inicialmente, a empresa precisa investir em uma seleção de colaboradores que possa ocorrer, de forma que os profissionais selecionados possam, realmente, contribuir com o crescimento da companhia sem haver a necessidade de, posteriormente, desligá-lo.
Vale dizer que o gestor responsável pela contratação, deve estar atento sobre o perfil do candidato, e isso vale para qualquer negócio, independente de a sua loja vender calça para uniforme industrial ou atuar em outros ramos.
Um detalhe muito importante que merece ser citado, é saber se o perfil do candidato possui compatibilidade com o modelo de negócio e a cultura empresarial, além de possuir todas as habilidades necessárias para ocupar o cargo que está sendo oferecido.
Dessa forma, as chances para a seleção ocorrer da melhor forma possível é consideravelmente grande, e assim, uma fábrica de capachos personalizados, por exemplo, estará com um quadro de funcionários mais completo.
Mas afinal, como é possível diminuir a rotatividade em franquias para que o negócio não seja comprometido? Entenda:
2. Desenvolva um plano de carreira
Desenvolver um plano de carreira é essencial para que o seu negócio possa ter um norte a ser seguido. O ideal é que os seus colaboradores não fiquem desorientados, isso porque a desorientação pode deixá-los desmotivados dentro da franquia, e automaticamente, querer mudar de emprego.
De acordo com uma pesquisa publicada pela revista Época Negócios, os jovens, atualmente, se sentem mais atraídos quando a empresa já oferece um plano de carreira estruturado.
3. Invista na capacitação dos funcionários
Investir na capacitação dos seus funcionários é essencial para que o seu negócio não fique comprometido. Pense que, os seus colaboradores são as pessoas que representam a sua empresa, portanto, quanto melhores eles estiverem para fazer qualquer processo dentro da companhia, melhor.
4. Ofereça benefícios
Oferecer benefícios aos seus funcionários é a melhor maneira para motivá-los a alcançar qualquer meta da empresa. Automaticamente, os colaboradores ficam engajados com os objetivos da companhia, e assim, as taxas de rotatividade ficam menores.
Mas, quais regalias podem ser oferecidas? Considere:
- Dar alguns dias de folga;
- Vale-compra;
- Viagens;
- Flexibilização do horário de trabalho;
- Jantar com a família;
- Descontos em academias, teatros e cinema.
Todas essas opções citadas acima, bem provavelmente, podem conquistar qualquer funcionário.
5. Converse com a sua equipe
Em meio a várias atividades que são exercidas dentro da empresa, procure, em algum momento, conversar com a sua equipe, para entender como é o sentimento de cada funcionário.
6. Pense na qualidade de vida
A qualidade de vida dos seus colaboradores deve ser outro ponto em questão, portanto, ofereça o suporte necessário para que os seus funcionários possam trabalhar da melhor maneira possível.
7. Mensure o desempenho
Monitorar o desempenho de cada colaborador, e comunicá-los, é essencial para que eles saibam que, em caso de pouca produtividade, futuramente podem ser desligados.
8. Controle a jornada de trabalho
Uma das causas para os funcionários desejarem ser desligados, é quando se tem um acúmulo muito grande de horas extras e excesso de horas trabalhadas.
Para ter um controle maior sobre a rotatividade em franquias, considere usar a tecnologia ao seu favor, visto que na internet há várias plataformas que disponibilizam uma interface que fica mais fácil saber quais são as horas trabalhadas de cada funcionário.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.