Empreendedorismo digital: 10 razões para você aderir já
O empreendedorismo digital é hoje o passaporte principal para quem deseja fazer negócios pela internet.
O avanço das tecnologias permite que marcas de vários setores construam uma atuação efetiva diretamente na web.
É um novo contexto no qual as pessoas vão em busca de produtos que resolvam problemas e não o contrário.Nessa mudança de paradigmas, as empresas que desenvolvem ações eficazes de empreendedorismo digital têm vantagem substancial.
O ponto principal é que, na atualidade, as marcas precisam saber como chamar a atenção das pessoas com o marketing digital.
Portanto, leia este texto para conhecer melhor o conceito de empreendedorismo digital e conferir 10 razões para aplicá-lo ao seu negócio.
Empreendedorismo digital: o que seria?
Graças à evolução dos meios de comunicação e das tecnologias no geral, agora é possível começar um negócio em casa.
Quando se fala em empreendedorismo digital, podemos citar negócios como:
- Lojas virtuais;
- Canais no YouTube;
- Perfis em redes sociais;
- Blogs.
Em essência, um empreendimento digital é aquele que ocorre inteiramente na esfera da internet, desde o anúncio de produtos pelo Twitter Ads até o atendimento ao cliente.
Como você já deve ter percebido, empreender no meio digital implica em utilizar os formatos disponíveis.
Sendo assim, as empresas ganham novas características estruturais. Um influencer digital com atuação ostensiva no Instagram é uma empresa, para citar um exemplo comum.
No entanto, para alcançar níveis altos de popularidade e sucesso é preciso investir em inbound marketing.
Portanto, continue lendo o texto para saber mais sobre os motivos para apostar no empreendedorismo digital.
10 motivos para ser um empreendedor digital
O empreendedorismo digital não é somente uma tendência localizada. Ele é a base de vários negócios bem-sucedidos.
A seguir, reunimos 10 razões pelas quais você deve considerar seriamente investir nessa área. Acompanhe cada tópico e analise as vantagens de abrir um negócio na internet.
Alcance vasto
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo IBGE em 2019, 82,7% das casas brasileiras têm acesso à internet.
A título de comparação, essa mesma porcentagem era de 79,9% no ano de 2018.São números que revelam a alta popularidade da internet no Brasil, e acima de tudo, visualizam o alcance que um e-commerce pode ter nesse contexto.
Investimentos menores
Quem deseja abrir uma empresa física precisa se preocupar com toda a estrutura do negócio, como estabelecimento, aluguel e despesas de água, luz e manutenção de equipamentos.
Com uma loja virtual, todos esses investimentos diminuem consideravelmente. Você pode tocar seu e-commerce direto da sua casa, pelo computador e ou celular.
Flexibilidade de horários
Já que você é seu próprio chefe, você pode decidir quando e como vai fazer as transações com os clientes. Isso é mais cômodo para o empreendedor, e inclusive para o cliente.
Com um atendimento virtual de eficiência, a pessoa interessada pode contatar a loja virtual quando quiser e ser respondida com rapidez.
Marketing digital
O marketing digital é imprescindível para construir um bom posicionamento nas redes, seja por meio de blogs ou maneiras de como anunciar no Google Ads.
Esse tipo de marketing permite que as empresas trabalhem os nichos de consumo segmentando anúncios e posts de acordo com as características do público desejado.
Funil de vendas
Há ferramentas que possibilitam fazer o acompanhamento da jornada dos clientes pelo funil de vendas, as etapas pelas quais um consumidor em potencial passa na hora de fazer compras.
Esse acompanhamento é importante para estudar o comportamento do público e aprimorar as estratégias de captação.
Resultados mensuráveis
As ferramentas de marketing digital podem ter seus resultados mensurados em tempo real.
Taxa de abertura de newsletters, número de cliques e compartilhamentos são alguns exemplos dos dados mensuráveis.
Variedade de formatos
Você pode promover o seu negócio de várias formas: site, blog, perfis em redes sociais, anúncios virtuais, canais no YouTube, entre outras.
O importante é saber integrar todas essas estratégias para dar forma a uma reputação de renome.
Engajamento por conteúdo
No caso dos blogs, é essencial saber produzir conteúdo relevante. Dessa forma, o público interessado tem mais chances de engajar.
Além disso, você vai estar qualificando clientes e interessados sobre a marca.
Inovação
Quem está começando um negócio virtual pode correr riscos e inovar. É uma forma eficaz de se destacar no mercado digital, inclusive.
Anúncios mais interativos e conteúdos aprofundados são dois exemplos disso.Informações sobre os clientes
Na internet é possível captar uma série de informações sobre os clientes e utilizá-las na hora de segmentar ações de marketing.
Isso melhora o impacto de cada campanha e rende mais conversões, portanto, essas são as 10 razões para você começar a empreender pela internet.