Franquias

Empreender com franquias: saiba 4 segredos para ter sucesso

O mercado de franchising é um dos mais promissores no país, mostrando que empreender com franquias está se tornando uma prática bastante lucrativa, além de constante. Em 2003, apenas 678 empresas adotavam esse modelo de negócio. Dez anos depois, quadruplicou a quantidade de franqueadoras: o número de empresas que ofereciam um modelo de franquia passou para 2.700, movimentando uma receita de R$ 115 bilhões, dando um salto de R$ 86 bilhões em apenas 10 anos. Esses dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e mostram que empreender com franquias está se tornando uma opção interessante e inteligente de fazer negócios.

No entanto, é preciso seguir alguns passos para que sua franquia não fracasse logo nos primeiros meses de existência. Apesar do modelo de franchising ser uma excelente forma de empreender, é preciso entender como funciona uma franquia, conhecer bem o mercado que vai atuar e, principalmente, conhecer a marca e o público-alvo que sua franquia atenderá.

Franchising é uma forma de negócio em que a empresa oferece ao franqueado recursos, direitos, treinamento, material e autorização da utilização da marca, dentro de um modelo de negócio padronizado e já estabelecido no mercado, além de todo o suporte necessário.

Há várias empresas que oferecem esse modelo de negócio. Para quem está nos primeiros passos para empreender com franchising, selecionamos algumas dicas de ouro que todo franqueado precisa seguir para obter o sucesso com sua franquia.

1. Escolha da franquia

O primeiro ponto importante é a escolha da franquia. A força da marca entre seus consumidores pode ser determinante para o sucesso de uma franquia, pois geralmente os consumidores veem nas franquias uma extensão da marca, assim como qualidade no atendimento e nos produtos e credibilidade de seu negócio.

2. Boa relação entre franqueador e franqueado

Um dos pontos principais para o sucesso da franquia é a relação existente entre os franqueadores e os franqueados. O franqueador deverá oferecer todo o treinamento e suporte necessário para os franqueados, buscando o sucesso entre ambas as partes. O empreendedor deverá procurar uma empresa que ofereça todo o suporte necessário para sua franquia, além de troca de informações e conhecimento acerca dos aspectos gerais do mercado.

3. Conhecimento da franquia

Um ponto importante na hora de decidir em qual franquia empreender é conhecer uma de suas unidades e ver como funciona de perto. Se possível, converse com o franqueador sobre os desafios do negócio, fale sobre suas intenções e tenha uma conversa sincera com outro franqueado, vendo os pontos negativos e positivos do empreendimento sobre outros pontos de vistas.

4. Padronização

É muito importante seguir o padrão nos processos internos, na forma de atender os clientes e nas estratégias utilizadas pela empresa franqueadora para que sua franquia obtenha sucesso. Geralmente, os franqueadores oferecem um treinamento e normas claras em relação à padronização e à administração da franquia. Além de aumentar as chances de insucesso da sua franquia, não seguir o padrão da marca pode causar confusão em seus clientes, que acharão distinção nos produtos e na forma que sua unidade se comporta.

Para você se aprofundar mais no assunto sobre como empreender com franquias, confira o artigo “5 orientações para escolher a franquia ideal”.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios