Franquia Rei do Mate participa da Expo Franchising ABF Rio 2019
A maior rede de produtos à base de mate e a maior rede de café do Brasil mira expansão no mercado carioca e projeta abrir dez unidades até o fim do ano
No mercado desde 1978, a rede de franquia Rei do Mate marca presença nesta edição da ABF RJ. O evento ocorre de 12 a 14 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, zona central, na cidade do Rio de Janeiro. Com mais de 40 anos, a rede Rei do Mate possui 320 lojas pelo território brasileiro. “Nossa trajetória acaba se cruzando com a da ABF, uma vez que ingressamos no mercado de franchising desde o início dos anos 90, quando a primeira ABF Franchising Expo foi organizada”, observa Antonio Carlos Nasraui, CEO da rede.
Franquia Rei do Mate no Rio de Janeiro
Entre os meses de agosto e outubro serão abertas novas unidades no Rio de Janeiro; uma no Hospital Jacarepaguá e as demais em shoppings centers – Norte Shopping, Shopping Città América, Guarus Plaza, Partage Shopping São Gonçalo e Barra Square.
A rede possui 116 lojas pelo estado do Rio de Janeiro e projeta a abertura de dez unidades até o final de 2019. O Rei do Mate cresce a passos largos no Rio de Janeiro, pois o carioca é um dos que mais aposta no mercado de franchising, especialmente o voltado para o segmento alimentício, que é um dos que mais cresce. Outro aspecto é a questão da identificação com a qualidade dos produtos comercializados. O mate em diversas versões e o açaí são alguns dos carros-chefes e são reconhecidamente paixões dos cariocas.
Experiência de sucesso com a rede
Há 21 anos, o empresário André Barcellos é franqueado da rede Rei do Mate e foi um dos primeirosa apostar na marca em território carioca. “Na época, era cliente e notei que não havia nada semelhante no Rio de Janeiro. Deixei o mercado financeiro e resolvi empreender, abrindo a primeira loja da rede, no Shopping Rio Sul. Foi um sucesso e resolvi sair do mercado em que estava e abrir mais lojas”, conta.
Hoje, André possui oito unidades na cidade do Rio de Janeiro, sendo uma delas no emblemático Morro da Urca e, a mais recente, no Shopping Grande Rio. “Apostei na marca porque os cariocas apreciam bebidas à base de mate e a rede Rei do Mate também foi a pioneira em servir café expresso nesta cidade. Foi um conceito inédito e o carioca se identificou de imediato”, lembra.
RAIO X – REI DO MATE
Data de fundação da empresa: 1978
Área mínima da unidade: de 25 m² a 60 m² para instalação de loja e quiosque a partir de 15 m² mais 10 m² de área remota para o estoque.
Unidades próprias: 0
Associado à ABF: Sim
Investimento inicial: de R$ 250 mil a R$ 500 mil, sem ponto comercial
Número de funcionários por loja: de 6 a 8 funcionários para lojas tradicionais de shopping, rua e quiosques
Prazo de contrato: 5 anos
Royalties: 4% do faturamento bruto
Taxa de propaganda: 1% do faturamento bruto
Previsão de retorno do investimento: a partir de 36 meses
Média de faturamento por loja: em média, R$ 75 mil por mês (média conforme o tipo de ponto)
Lucro médio: média de 15% do faturamento bruto
Capital de giro: R$ 20 mil
Sobre o Rei do Mate
O Rei do Mate foi fundado em 1978, pelo empresário Kalil Nasraui. A primeira loja, inaugurada na famosa esquina paulista das Avenidas Ipiranga e São João – com apenas 20 m2, conquistou seus primeiros consumidores com uma receita de chá própria, consumida pura ou com leite, limão, caju e maracujá. Foi sucesso na década de 1980, se tornando um ponto tradicional do Centro Paulistano. Por mais de 10 anos, o Rei do Mate manteve 7 lojas próprias, todas em São Paulo, mudando o hábito de consumo de chá dos paulistanos. A entrada da segunda geração da família na empresa, em 1991, estruturou o negócio para que fosse multiplicado como franquia Rei do Mate. Foram desenvolvidos novos produtos, novas combinações da bebida – que hoje chega a mais de 100 – e o café e o pão de queijo foram incorporados ao seu cardápio. Hoje, a rede Rei do Mate conta com 300 lojas instaladas em 17 Estados. Com 40 anos de fundação e completando 27 anos de franchising, atualmente, é a maior rede de Casa de mate do País e é considerada também uma das maiores e mais renomadas cafeterias no formato franchising, tendo recebido o Prêmio Melhores Franquias do Brasil, 1º lugar entre as redes de cafeterias do País. Somando a isso, foi contemplada com 5 estrelas entre as 74 melhores redes de 2018/19 – premiação concedida pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, além de receber durante 21 anos consecutivos o Selo de Excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Por ano, a rede realiza cerca de 20 milhões de atendimentos em suas unidades.
Quer conhecer mais?
Veja nossos outros artigos sobre Franquia e Empreendedorismo.
Sucesso!