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Franquias de estética: 7 razões para investir nesse mercado

O Brasil é o terceiro país que mais consome produtos e serviços de beleza e higiene pessoal, ficando atrás apenas dos EUA e da China. Dentro desse cenário, as franquias de estética são um dos segmentos que mais crescem no país, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), atraindo cada vez mais empreendedores que desejam empreender de forma segura, com um retorno rápido e grandes chances de lucro.

O crescimento do setor se deve a dois fatores principais, começando pelo desenvolvimento profissional e financeiro da mulher moderna, que acabou criando uma nova demanda no mercado por produtos e serviços especializados em soluções que acompanhassem essa evolução.

O segundo fator é o aumento de investimentos na área, onde empreendedores estão apostando em tecnologia e especialização para melhor atender essa nova demanda. Em 2015, o setor de Produtos de Beleza faturou R$ 101,7 bilhões e a previsão é que, em 2019, o mercado tenha um crescimento de 63%. Por isso, listamos abaixo as 7 principais razões para se investir no segmento e comprar uma franquia de estética. Confira!

Investimento baixo com retorno alto

É possível adquirir uma franquia com investimento inicial de R$ 30 mil, por exemplo, e recuperar o valor investido em um curto espaço de tempo. Para isso, é necessário que o franqueado escolha o tipo de franquia certa para sua região, após realizar uma pesquisa de mercado e identificar quais são os serviços que estão faltando em sua cidade.

As alternativas para investir no ramo de franquias de estética são variadas e os lucros, em alguns casos, podem ser colhidos em menos de 1 ano de operação. Cabe ao empreendedor identificar as melhores oportunidades de negócio dentro de sua realidade — local e financeira.

Muitas opções a serem exploradas

A novidade é um dos pilares que impulsionam e fazem com que empresas se destaquem na área. A dica é escolher uma franquia que atenda um público específico, oferecendo um serviço especializado para um determinado problema.

Franquias de depilação, SPA de sobrancelhas e esmalterias são exemplos de modelos de negócio altamente rentáveis e que, aos poucos, estão sendo introduzidos no mercado.

Além disso, o consumidor masculino está se tornando uma presença muito presente no ramo, atraindo novos modelos de negócios e abordagens por parte das redes.

Mercado em crescimento constante

Saber onde investir é o primeiro passo para um empreendimento ter sucesso ou fracassar. Porém, no cenário atual do mercado de produtos e serviços de beleza no país, que tem se mostrado imune a crise, os números dão otimismo para quem deseja empreender na área.

Isso contribui para o mercado continuar evoluindo, trazendo mais competitividade e soluções para o consumidor final. Dessa forma, o impulso contribui para que as redes de franquias se expandam, atenda um público maior e, também, gere mais oportunidades de emprego.

Tecnologia como maior aliada

A tecnologia tem um papel muito importante no segmento. Por isso, as franquias de estética têm investido pesado em produtos e soluções como, por exemplo, centros estéticos portáteis, apresentando praticidade e inteligência na hora de atender os clientes.

No caso das esmalterias, algumas franquias oferecem uma espécie de mostruário virtual, onde as clientes podem ver como ficarão com suas unhas com determinada cor, antes do esmalte ser aplicado.

Esses são apenas alguns dos exemplos de como a tecnologia pode criar um diferencial em uma franquia, além de novos métodos e formas de prestar um serviço.

Modelo de negócio maduro

A principal vantagem de uma franquia em relação a um negócio tradicional é que, para o empreendedor, o modelo de franchising é muito mais seguro para investir.

Primeiro, porque o empreendedor trabalhará com uma marca que já passou pelos processos de aceitação do mercado. Ou seja, uma empresa que já possui um produto ou serviço de sucesso e tem definido seu modelo de negócios.

Segundo é o suporte oferecido pela franqueadora, que através de guias, manuais e treinamento, passa todo o know-how do negócio para o franqueado, oferecendo todo o apoio necessário para que sua unidade alcance o sucesso esperado.

Investimento de baixo risco

Para quem está procurando diversificar os investimentos sem correr grandes riscos, investir em franquias de estética é uma excelente escolha. Isso porque, a taxa de falência de uma franquia é muito baixa, já que a unidade operará sob a supervisão geral da empresa franqueadora, garantindo todas as práticas para que o franqueado obtenha sucesso em sua operação.

Esse relacionamento de franqueado e franqueador, somado ao fato do mercado estar aquecido, fazem o investimento ser seguro. Como o retorno do investimento dependerá, principalmente, do tipo de franquia e da sua localização, o franqueado poderá recuperar o dinheiro investido em um tempo menor do que o previsto pela ABF, de 24 a 36 meses.

Público-alvo fiel e lucrativo

Não somos o terceiro maior consumidor de produtos de beleza à toa. As brasileiras são preocupadas com a beleza mesmo tendo uma rotina estressante e, por conta disso, não passam muito tempo buscando por opções para encontrar a solução para o seu problema.

Em vez disso, elas tendem a ir a salões onde o atendimento é diferenciado e possui preços acessíveis. Dessa forma, é possível fidelizar o público-alvo sem maiores problemas, aumentando o fluxo de clientes de sua unidade e o faturamento de sua franquia.

Além disso, é possível ainda comercializar produtos relacionados aos produtos prestados, como uma tentativa de aumentar o ticket médio de seu negócio para o público que já consome os produtos de sua franquia.

Atualmente, o mercado de franchising está passando por um ótimo momento e a tendência é que esta expansão aumente, a medida que mais empresas surjam oferecendo esse modelo de negócio.

Nessa situação, investir em franquias de estéticas é uma ótima maneira de empreender de forma segura, prática e bastante lucrativa, desde que o franqueado tenha certa afinidade com o segmento e tenha tudo que é necessário para operar a sua unidade.

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