Por que as Franquias fazem tanto sucesso? Veja 6 motivos!
Assumir o comando da vida profissional, ter satisfação pessoal e sucesso financeiro são os sonhos de toda pessoa que decide empreender, apostando em um negócio próprio. Milhões de brasileiros acordam e vão para os seus empregos com esse desejo. E hoje em dia não precisa ser tão difícil! As Franquias são as melhor opção para empreender com segurança e qualidade, se tornando mais feliz!
Para quem quer começar um negócio do zero, com uma marca própria, os desafios no Brasil são muitos: as legislações complexas regendo cada passo do empreendimento, uma das maiores cargas tributárias do mundo, a infraestrutura ainda precária em diversas regiões e uma economia sempre instável.
Além disso, exige um planejamento rigoroso com uma série de estratégias, desde a definição de produto e público-alvo até a gestão do dia a dia, passando por estratégias de marketing e venda e contratação de pessoal, entre outras. Muita gente competente desiste no meio do caminho.
Por outro lado, muitas marcas querem expandir seu território, porém abrir novas lojas em um país continental como o nosso vai exigir grandes investimentos e muito tempo de estudo de potencial das localidades. E como crescer sem gastar tanto e sem conhecer as culturas locais?
As Franquias nasceram da união de marcas querendo crescer e milhares de pessoas desejando empreender – e ambos os lados buscando mais segurança e eficiência.
Hoje as opções de franquias são muitas, no comércio, em serviços técnicos e até em serviços empresariais, como as Franquias de Serviços Compartilhados e as Franquias de Consultorias.
As Franquias são um modelo de sucesso!
O Franchising vem apresentando números impressionantes ao longo dos anos, incluindo os momentos em que a economia enfrentou uma recessão, com alto nível de desemprego e uma grande queda no poder de compra de milhões de brasileiros.
O ano de 2018 encerrou com um crescimento de 7,1% no faturamento, com aumento também no número de unidades franqueadas e na quantidade de redes (marcas). E as projeções para 2019 são excelentes.
Esses números comprovam a força do Franchising no Brasil e perspectiva de mais crescimento a partir da retomada do crescimento econômico, que deve acontecer em 2019.
Interessado em uma Franquia? Veja essas perguntas que podem ajudar a fazer a melhor escolha!
E por que as Franquias fazem tanto sucesso?
Vamos falar um pouco a respeito das características que tornam as Franquias negócios completamente únicos no mercado e atraem um número maior de investidores a cada dia.
1 – Na Franquia, você investe em uma marca reconhecida
Sem dúvida, este é a primeira e a mais importante das características. Na Franquia, você comercializa o produto ou serviço de uma marca que já tem uma imagem com reconhecimento e reputação no mercado – fruto do período em que a franqueadora vendia diretamente com lojas próprias.
Desta forma, você evita a etapa mais difícil e demorada que é investir na projeção de uma marca nova com as fases de criação, definição de preço e de logística para aguardar o retorno de visibilidade e faturamento.
2 – Na Franquia, você trabalha com um Plano de Negócio testado e aprovado
O Plano de Negócio é o primeiro documento que devemos criar ao abrir o próprio negócio. Nele ficam estabelecidos todas as premissas, linha de produtos, preços, concorrência, público-alvo, objetivos, metas, investimentos, previsões de receita e despesa, lucro e prazo de retorno esperados.
Deve ser o mais detalhado e preciso possível nas definições, porém a falta de visibilidade do produto e a dinâmica do dia a dia vão desafiá-lo por um bom tempo – até que as vendas comecem a acontecer.
Nas Franquias, o plano já existe e está testado e validado pelas unidades em funcionamento. Constantemente o plano de negócio é revisado pela franqueadora, que é a maior interessada na eficácia dele. Portanto, é um investimento com mais segurança e probabilidades de sucesso.
3 – Na Franquia, você tem um Plano de Marketing eficaz
Além do plano de negócios, a franqueadora também fornece o Plano de Marketing – ela investirá em estratégias que colocam em todas as lojas a mesma linguagem com os clientes, além dos investimentos em propaganda.
Ele é importante para que os franqueados se sintam seguros quanto à continuidade de investimentos no marketing, que é um aspecto do negócio com o qual nem todos têm afinidade. Também ajuda na redução de custos, pois em um negócio próprio é preciso criar uma estrutura dedicada.
4 – Na Franquia, você tem todo o apoio para a abertura da unidade
A franqueadora disponibiliza assessoria para auxiliar no processo de obtenção de alvará e licenças para o funcionamento da loja. Nas redes onde há investimentos em equipamentos, ela também disponibiliza a lista de fornecedores com os quais os preços especiais estão negociados para os franqueados.
Outro ponto importante é a montagem da loja – identidade visual, mobiliário, uniformes. Todos os pontos são definidos e orientados pela marca.
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5 – Na Franquia, você tem os treinamentos para operar a loja
Aprender os principais processos de geração dos produtos e serviços é sempre uma etapa complexa e sujeita a riscos de mau entendimento que pode impactar na produção.
As Franquias fornecem os treinamentos de gestão e de operação para os funcionários e o franqueado, e também dos principais processos – os que estão diretamente relacionados à imagem do produto.
6 – Na Franquia, você tem o suporte permanente da marca
Além de transferir o seu know-how para o franqueado, a marca presta todo o suporte diário para a rede de franquias através dos canais de relacionamento e de atendimento.
Sem dúvida, é um ponto fundamental para o trabalho das unidades e que não temos em um negócio de marca própria.
Gostou deste artigo? Com essas informações, você está melhor informado para tomar a decisão de investir em uma Franquia e ser bem-sucedido profissionalmente, com mais segurança e eficiência.
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Sucesso!