Franquias

A Tecnologia é fundamental para o sucesso das Franquias

Vivemos um mundo dos negócios cada vez mais digital. Decisões de compra e venda são tomadas, literalmente, em três ou quatro cliques, tanto com um computador quanto um imóvel. Isso demonstra o quanto as empresas precisam estar inseridas no mundo online para estar sempre entre as primeiras opções dos clientes. A Tecnologia é uma das estratégias para conquistar mercados e clientes, principalmente no Franchising de franquias.

E não poderia mesmo ser diferente com as Franquias, onde a agilidade de processos é um requisito obrigatório. Afinal, o modelo é construído no objetivo da marca de estar presente nos territórios, mas através de representantes – os franqueados – e toda a sua estrutura de atendimento e fornecimento está distante e dependente da qualidade de comunicação entre franqueadora e franqueados.

Ser inquieto com a Tecnologia: requisito básico para o sucesso em uma Franquia

Por este motivo, é essencial que o franqueado (ou o candidato a uma Franquia) se prepare tecnologicamente da melhor forma: aplicações, recursos de rede e conectividade.

E principalmente: estar atento às inovações! Em um mundo tão dinâmico como o tecnológico, pode surgir uma solução que melhore muito a eficiência de um processo ou a gestão da Franquia a qualquer momento.

A Tecnologia é a ferramenta principal de muitas Franquias

Uma característica marcante do Franchising é a constante reinvenção. Dos modelos tradicionais de comércio às franquias de serviços técnicos, ainda há duas modalidades de franquias onde a Tecnologia é mais do que um recurso de infraestrutura, é insumo do seu produto:

Franquias Home Office

São as franquias de nichos onde podemos trabalhar em casa e, por isso, a qualidade da tecnologia é primordial para a venda e a entrega dos serviços.

Franquias de Serviços Empresariais

São as franquias que se dividem entre as que oferecem serviços compartilhados – Financeiros, Contabilidade, Jurídico – e as Franquias de Consultoria, que oferecem projetos de melhorias de processos e de gestão para empresas.

O ambiente de tecnologia é a chave para a performance de uma Franquia

Todos os recursos específicos de gestão e de controle das atividades são importantes, mas o ambiente fará muita diferença na agilidade do seu negócio com clientes, fornecedores e a franqueadora.

Internet

Invista em uma rede de alta velocidade e com ótimo histórico de disponibilidade, principalmente em horários noturnos (quando as operadoras costumam fazer paradas de manutenção) para que você não tenha problemas de conexão no seu horário alternativo de trabalho – comum nas Franquias de Serviços Empresariais.

Equipamentos

Seu computador/notebook deve ter uma configuração que suporte o alto trânsito de dados que sua franquia terá com a franqueadora e na comunicação digital com os clientes e parceiros, além do funcionamento de sistemas e aplicativos.

Importante lembrar que a relação institucional é especialmente intensa nos primeiros tempos de funcionamento, quando a franqueadora dá consultoria e suporte em vários aspectos. Contar com uma estrutura de tecnologia adequada fará muita diferença na qualidade deste suporte.

franquias

Invista em uma suíte de ferramentas simples e ideal para a sua Franquia

É fundamental investir em ferramentas que agilizem todas as suas rotinas, tanto as eletrônicas – compras, clientes, gestão – quanto as físicas – produção, remessa e outras.

Mas, não é preciso pensar logo em um ERP ou uma solução integrada de subsistemas. Pode ser tecnologia demais que, no dia a dia, evite a fluência dos processos com excesso de telas, comandos e informações.

Uma suíte eficaz de aplicativos pode atender toda a sua gestão, além das ferramentas que a franqueadora disponibiliza.

Servidor de E-mails:

O Outlook e o Gmail são excelentes opções, com praticidade e leveza, além de um base para contatos fácil de usar.

Criação de documentos:

O Office e o Google Docs são as melhores opções do mercado, com muitas funcionalidades e boa aceitação das demais empresas.

Agenda:

É uma ferramenta essencial para organizar as agendas, com clientes e com a gestão. O Google Agenda é uma alternativa que permite administrar mais de uma agenda, até mesmo a pessoal, em uma só tela, evitando variados controles.

Armazenamento em Nuvem:

Ter backup dos seus documentos e informações é indispensável nos dias de hoje, com tantas ameaças virtuais. Além disso, permite que todos os funcionários atualizem e acessem apenas uma base, facilitando muito os trabalhos. O Google Drive é a ferramenta mais usada no momento. Todas as boas alternativas possuem versões gratuitas com boa capacidade e pagas.

Reuniões:

Programas como o Skype e o Zoom permitem reuniões à distância, o que pode ajudar a reduzir o custo de visitas presenciais, além das despesas com telefonia.

Comunicações instantâneas:

O Whatsapp e o Telegram são fundamentais no dia a dia de uma franquia. Atualmente são ferramentas de grande alcance nas relações com clientes e para economia em telefonia.

Gerenciadores de projetos:

São sistemas importantes para a gestão de projetos e cronogramas com a franqueadora, como o Bitrix24 e ferramentas obrigatórias nas Franquias de Consultoria.

Tecnologia da franqueadora: as soluções para a qualidade do negócio

As franqueadoras disponibilizam diversas soluções, conforme a complexidade dos produtos ou serviços, visando:

  • Oferecer ao franqueado uma forma específica de gestão dos aspectos da franquia que dizem respeito à relação dele com a marca, sem precisar investir em soluções de mercado;
  • Facilitar a comunicação gerencial entre franqueadora e os franqueados.

Estas soluções reduzem o tempo dedicado a controles paralelos e que não atendem a forma de visualização e análise dos resultados das unidades da rede.

Desta forma, os franqueados trabalham com mais segurança e usando ferramentas que a franqueadora reconhece como válidas para avaliar as performances.

As soluções mais usadas são:

Os sistemas de gestão

A franqueadora possui um sistema onde gerencia todas as unidades da rede de franquia, avaliando as performances delas e estabelecendo canais operacionais, como o de compras, por exemplo.

São disponibilizados acessos para que as unidades insiram dados, emitam relatórios e façam consultas sobre os produtos e serviços, entre outras demandas. As versões, na grande maioria, são web, dispensando a instalação de programas em computadores da franquia – o que exigiria uma administração contínua para atualizações.

Portal de documentos

Local de acesso web a documentos de processos, materiais de treinamentos e de procedimentos, apresentações que podem ser usadas em visitas a clientes, planilhas e bases de dados, entre outros. A unidade não precisa manter estas documentações em seus computadores, o que facilita o uso de versões sempre atualizadas.

Canais de relacionamento e atendimento

As franqueadoras disponibilizam ambientes web de relacionamento, normalmente no site e no blog, para a interação com os franqueados e deles entre si, para troca de experiências e dúvidas, além de atualizar sobre decisões e novidades sobre a marca.

São disponibilizadas ferramentas para suporte técnico, que os funcionários das unidades podem acessar para solicitar ajuda ou soluções que surgirem no dia a dia.

Gostou deste artigo? Procuramos mostrar a grande importância que a Tecnologia tem na operação diária e na gestão de uma Franquia, e o quanto ela pode otimizar o desempenho e, com isso, aumentar as chances de sucesso e os lucros.

Quer conhecer mais?

Veja nossos outros artigos sobre Franquia e Empreendedorismo.

Sucesso!

franquias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios