Franquias

Veja os prós e contras de adquirir uma franquia!

Empreender é o sonho de milhões de brasileiros por todo o país, mas muitos, infelizmente, não conseguem superar as barreiras iniciais impostas para abrir um negócio e não chegam sequer a tentar. Entretanto, seja por falta de informação ou por medo, muitos restringem suas possibilidades de negócio à idéia de começar uma empresa do zero, mas nem sempre precisa ser assim.

Tem vontade de empreender? Já pensou em adquirir uma franquia? Não? Então confira abaixo alguns prós e contras deste modelo de negócio e veja se ele é uma real possibilidade para o seu perfil de empreendedor!

Prós de adquirir uma franquia

Experiência

Ao adquirir uma franquia, não é apenas você que estará interessado em fazer com que seu negócio prospere, mas também o seu franqueador. Desta forma, neste tipo de investimento você estará adquirindo não somente um modelo de negócio, mas também toda a experiência obtida com erros e acertos no passado por parte das outras franquias e, principalmente, do próprio franqueador, que estará sempre apto a lhe oferecer este capital intelectual.

Gastos com marketing reduzidos

Dado que uma franquia geralmente se trata de uma marca já conhecida e estabelecida no mercado, os gastos com marketing para mantê-la neste patamar ou até mesmo eventualmente melhorá-lo são divididos entre os franqueados. Além disto, marcas reconhecidas já possuem um plano de marketing e publicidade pré elaborado por profissionais, melhorando significativamente a relação custo x benefício de todo o recurso financeiro que será despendido nesta área.

Treinamento

Cair de pára-quedas em um mercado nunca é fácil. Desta forma, grandes franquias oferecem aos seus franqueados os melhores e mais caros treinamentos de gestão e gerenciamento de negócios, sendo inclusive obrigatório a realização do mesmo em alguns casos. Além disto, também são oferecidos treinamentos aos funcionários que serão contratados por você posteriormente.

Desenvolvimento de novos produtos

Estar inserido em um mercado representa sempre a necessidade de enfrentar competição e inovar e isto, por sua vez, demanda um grande investimento. Aos participantes de uma grande franquia, porém, os gastos com estudos e pesquisas de mercado e também do desenvolvimento de produto são realizados por parte do franqueador, fazendo com que manter um catálogo de produtos ou serviços atualizado seja mais fácil e menos custoso para você.

Fornecedores

Outro benefício de adquirir uma franquia é fazer parte de uma grande empresa que certamente já possui um dos pré-requisitos básicos para o sucesso de um negócio: contar bons e confiáveis fornecedores.

Contra de adquirir uma franquia

Royalties e taxa de franquia

Todo benefício possui um custo no mínimo implícito, e no negócio de franquias isto não é diferente. Adquirir todas as vantagens deste negócio como as citadas acima, por exemplo, só é possível mediante a realização de um investimento inicial ou do pagamento de uma taxa mensal de franquia. Além disto, alguns contratos de franquia também preveem a necessidade de pagamento de royalties que, por sua vez, serão calculados mediante uma porcentagem do faturamento.

Limite de criatividade e flexibilidade

Fazer parte de uma franquia é mais do que ser dono de uma empresa, é fazer parte de uma rede de empresas nas quais o que é realizado em uma pode interferir positivamente ou negativamente nas outras. Desta forma, os espaços para inovações e variações de maneiras de atuação são restritos em muitas franquias. Entretanto, isto também não quer dizer que nada jamais poderá sofrer mudado. O franqueador sempre está aberto a sugestões e, como já fora dito acima, possui tanto interesse em melhorar seu negócio e fazê-lo prosperar quanto você.

Você pode ser induzido a apostar errado

Quando o assunto é empreender, o sucesso de hoje de forma alguma representa uma garantia de sucesso amanhã. Desta forma, você pode ser induzido a adquirir uma franquia de alguma empresa que esteja em alta no momento e pareça uma oportunidade excelente de negócio longo e duradouro, mas que na verdade pode se tratar apenas de uma moda ou de algo passageiro. Assim como em qualquer mercado, adquirir uma franquia demanda estudo de empresas e setores que possuem consistência e grandes possibilidades de sobrevivência tanto no curto quanto no longo prazo.

E então, gostou deste artigo? Antes de concluir, deixamos uma última dica: para ter sucesso com seus investimentos é preciso manter-se constantemente atualizado em relação as melhores oportunidades. Por isso, curta a nossa página no Facebook. Nela, você sempre acompanhará informações úteis para o investidor em busca de informações sobre oportunidades no mercado de franquias. Te esperamos por lá!

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios