Franquias

4 dicas de planejamento financeiro para sua franquia de calçados

Para sua franquia de calçados ter sucesso no mercado, não basta oferecer um bom produto: é preciso também ter atenção aos aspectos administrativos e financeiros do negócio. Tendo isso em mente, é importante cuidado especial com o planejamento financeiro, uma das ferramentas que ajuda a definir os passos da franquia no mercado.

Entre os pontos que não devem ser deixados de lado na hora de planejar as finanças do negócio estão a importância de registrar e acompanhar constantemente as entradas e saídas de caixa, ter objetivos e metas definidos e não esquecer da importância de uma reserva para emergências.

Veja 4 dicas de planejamento financeiro para sua franquia de calçados:

Registre e acompanhe todas as movimentações financeiras

O primeiro passo para sua franquia de calçados ter um planejamento financeiro realmente eficiente é o registro correto de todas as movimentações de caixa. Por isso, é importante que todas as receitas da empresa e, também, as despesas sejam devidamente computadas e, principalmente, acompanhadas constantemente.

Além de registrar os valores das entradas e saídas, detalhar a categorizar as movimentações é importante. Essa atenção ajudará na hora de criar ou fazer uma revisão do orçamento empresarial e decidir em que áreas da franquia você deve realizar os primeiros investimentos e/ou cortar custos.

Defina objetivos e metas para o seu planejamento financeiro

Planejar passa também por saber onde quer chegar e como irá fazer isso. Nesse sentido, parte importante do planejamento financeiro da franquia de calçados é a definição de objetivos e metas. Liste o que você deseja que sua empresa conquiste no médio e longo prazo, sendo o mais específico possível. Caso deseje, por exemplo, atingir determinado faturamento anual, estipule o prazo em que deseja atingir esse objetivo e as metas para torná-lo realidade como, por exemplo, negociar preços com fornecedores, aumentar o mix de produtos etc.

É importante ser realista na hora de definir os objetivos, metas e prazos que deseja atingir. Assim, você se certifica que, seguindo o planejamento à risca, conseguirá alcançar o que deseja para o negócio.

Preveja uma reserva de emergência

Ter um fundo para gastos que não foram previstos é outro ponto importante para um planejamento financeiro eficaz. Por isso, é importante prever a criação de uma reserva de emergência equivalente a, pelo menos, três meses de despesas mensais da franquia de calçados.

O valor deve ser aplicado em um investimento que ofereça liquidez. Assim, você pode tirar parte do dinheiro para cobrir um gasto que não foi previsto, como a rescisão de um funcionário ou um pagamento a um fornecedor.

Cogite a negociação de pagamentos e prazos com os fornecedores

O planejamento financeiro permite projetar gastos e receitas e, com isso, negociar os melhores prazos e formas de pagamento com os fornecedores. Identifique épocas em que o movimento é tradicionalmente mais fraco e planeje pedir prazos maiores para os parceiros ou parcelar os pagamentos sem juros. Assim, é possível segurar o dinheiro em caixa até as vendas voltarem a ficar fortes.

O planejamento financeiro é um grande aliado de todo empresário. A ferramenta ajuda a se preparar para dificuldades, decidir o melhor momento para fazer investimentos e, também, cortar custos.

Para acessar outros conteúdos sobre franquias, curta nossa página no Facebook!

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios