Empreendedorismo social: empreendendo e ajudando as causas sociais
O empreendedorismo social é um tipo de investimento que vem ganhando cada dia mais espaço no mercado. Já existem milhões de pequenos negócios que apresentam diferentes tipos de soluções sustentáveis e que procuram proporcionar melhor qualidade de vida para todos os integrantes da sociedade, trazendo melhores condições de vida.
Uma vez que a saúde possui uma série de vertentes e diferentes abordagens, como a odontologia com o clareamento dental, existem amplas preocupações que o empreendedorismo social pode defender, e oportunidades para todos. Saiba como entrar nesse mundo.
O que é empreendedorismo social?
O empreendedorismo se baseia na percepção de boas chances de estabelecer e adentrar no mercado procurando sanar as necessidades dos público-alvo. O empreendedorismo social se trata então da junção desse fator atuante com a ação social, procurando impactar positivamente pessoas expostas a más condições de vida, assim como a meio ambiente que está sendo tão degredado.
Empreendedorismo social e suas características
As empresas que aderem o empreendedorismo social são diferentes das demais que assumem os demais tipos. Entenda a importância desses tipos de negócio para a sociedade e até mesmo para o mercado.
Responsabilidade social como princípio
São muitas as empresas que formulam atuações de responsabilidade social, como é o caso de empresas de grande nome, como a Coca-cola e Natura.
A Coca-cola possui programas de incentivo à reciclagem de metal em vários lugares do mundo, porém, o seu produto principal não é a reciclagem, mas sim o refrigerante. Um negócio que se baseia no empreendedorismo social já visa um impacto social por meio de seu produto ou serviço principal, como produtos de baixo custo aquisitivo, auto-sustentáveis, serviços acessíveis e de caráter comunitário.
Empreendedorismo social e caridade
Mesmo que o empreendedorismo se assemelhe a caridade por sua atuação positiva, não é a mesma escolha. O contraste está no fato de que os empreendedorismos sociais possuem o seu lado autossustentável e competitivo, e mesmo que ajude a sociedade de certa forma, ainda assim está em busca de receber certa quantia em retorno.
Ideias que visam somente a caridade, como certas ONGs, sobrevivem de doações, ou possuem a venda de certo produto para quitar as dívidas, como é o caso do Projeto Tamar. Logo, o produto de negócios sociais é puro e já realiza a função da empresa, é ele o responsável por carregar o ideal da empresa.
O empreendedorismo social e a inovação
O empreendedorismo social necessita de ser inovador para impactar positivamente o universo em que vive. Pensar em novas maneiras de solucionar problemas sociais e ambientais não é uma tarefa fácil e exige que o empreendedor tenha domínio do assunto, obtendo sucesso e conseguindo captar certa atenção para a causa e a empresa.
Negócios sociais de renome defendem a inovação na forma de prestar o serviço ou fornecer o seu produto como um de seus pilares. É inovar e fazer a diferença, afinal sabemos do poder e da influência que o dinheiro tem e sabemos que um investimento usado de maneira certa pode sim proporcionar a maior qualidade de vida de muitas pessoas. Seja no ar, na água ou no solo, em favelas, aldeias distantes ou populações isoladas, o empreendedorismo social possui diversas abordagens e possui grande espaço no mercado; empreenda e seja parte de um movimento por um futuro melhor.