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Como escolher uma franquia para investir em 8 passos

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Se você tem economizado dinheiro para, um dia, abrir uma empresa, um negócio e alcançar a tão sonhada independência financeira, você está no lugar certo. Afinal, quando o assunto é investimento, todo cuidado é pouco. Dúvidas sobre como abrir seu próprio negócio ou como escolher uma franquia podem surgir. Todo empreendimento necessita ser bem planejado.

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Para um atirador de elite, basta um centímetro de desvio de sua arma para ele errar o alvo com uma margem de centenas de metros. O mesmo acontece em todo tipo de planejamento. Neste momento, basta uma decisão tomada sem estudo e preparo para que os seus valiosos recursos como dinheiro e tempo nunca mais voltem.

Com uma boa quantia em dinheiro, surge uma questão que talvez você ainda não tenha tido meios de responder.

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Abro um negócio próprio? Adquiro uma franquia? Mas como escolher uma franquia?

Isso é bem comum. O Brasil é o país mais empreendedor do mundo, mas também, é um dos países que mais fecha empresas por ano. Ou seja, todo dia, dezenas de empresas são começadas do zero e a maioria delas não suporta os primeiros anos e nem chega a cobrir o investimento total inicial.

Abrir um negócio próprio é muito arriscado

Por outro lado, aplicar o dinheiro é mais seguro. No entanto, o retorno do investimento é realmente bastante lento. Muitas vezes, dependendo do mercado, não vale a pena pois o retorno é menor que a inflação — como o caso atual da poupança.

Qual a melhor opção? Com a franquia, você consegue um modelo de negócio já estruturado e testado à exaustão. Uma marca com maior conhecimento de mercado (lançar uma do zero é realmente custoso e lento), fornecedores já escolhidos e prontos para vender materiais por um preço em conta, treinamento para funcionários trabalharem de acordo com a franqueadora.

Além de tudo isso, conta com um suporte especializado. Empresários que se preocupam unicamente em garantir o sucesso de franquias. Eles o ajudarão a escolher o melhor ponto, o prédio mais adequado, a reforma com melhor custo benefício. Ajudarão com estratégias de marketing e muitos outros auxílios que garantirão que a sua iniciativa será bem-sucedida.

Não obstante, nem tudo é perfeito no mundo do franchising. Esses fatores estão presentes apenas em franquias de sucesso. Então surge a questão: como escolher uma franquia para investir?

Reflita sobre o seu perfil

Nem todas as pessoas possuem o perfil para ser franqueado. Isso significa que se você não gosta de utilizar modelos prontos e aplicar ideias de outras pessoas. E se em vez disso, prefere trabalhar por conta própria, de forma completamente independente; talvez você não tenha o perfil ideal.

Também existe o outro extremo: pessoas que acreditam que a franqueadora entregará tudo pronto e já rendendo lucros crescentes. Essas pessoas negligenciam o real esforço, necessário para transformar o negócio em um sucesso.

Analise o mercado a fundo

Você tem experiência na área em que pretende trabalhar? Isso não é vital, mas é indispensável que você estude o mercado no qual pretende trabalhar. Pergunte a si mesmo: onde eu quero implantar uma franquia, já existem empresas do mesmo segmento? Há público em potencial neste local?

Se você confiar apenas na percepção de outras pessoas, correrá o risco de abrir uma franquia e não ter público o suficiente para mantê-la aberta.

Conheça o público-alvo do negócio

Se você se certificou de que existe demanda junto ao público de interesse para o seu negócio. Comece a pesquisar quem são essas pessoas. Você deve entendê-las de tal forma, a ponto de conseguir entender todas as suas motivações, o que as move.

Isso lhe dará uma vantagem competitiva e o ajudará a fidelizar o seu consumidor com coisas que ele gosta, garantindo uma boa taxa de retorno de clientes e lucratividade.

Calcule o investimento inicial necessário

Estudiosos dizem que você não deve ter mais que 25% da quantia necessária para instalar uma franquia, advinda de empréstimos bancários. É muito importante que você tenha a quantidade de dinheiro correta para fazer o investimento.

Tenha uma previsão clara de retorno do investimento

Toda boa franquia possui, com sua experiência, o conhecimento do prazo médio do retorno do investimento, o dia do pay back. Até lá, você deve possuir uma previsão clara e um planejamento para trabalhar com foco e recursos para manter o negócio ativo para, a partir dali, ele ser sustentável.

Estude e verifique os números da franquia

Além da previsão de pay back, você deve estudar todos os números disponíveis da franquia — que são muitos:

  • Investimento inicial informado pela franqueadora;
  • Capital de Giro para que a empresa tenha dinheiro para honrar seus compromissos e garantir qualidade aos clientes;
  • Rentabilidade mensal prevista;
  • Lucratividade;
  • Tempo de retorno;
  • Quantidade de unidades;
  • Taxa de franquia;
  • Taxa de royalties;
  • Taxa de publicidade;
  • Custos fixos;
  • Custos variáveis;
  • Taxa de sucesso de franquias;
  • Outros.

Todos esses dados são importantes e eles contarão uma história sobre a franquia avaliada. Não tenha pressa nesse momento. Como dito antes, todo cuidado é pouco.

Leia o contrato — de verdade!

Você já deve saber isso, mas é sempre bom lembrar: nunca assine um contrato sem ler cada palavra dele.

Neste caso, avalie cada cláusula contratual individualmente e se necessário chame um profissional capacitado para ajudar você a não assinar um contrato que pode render futuras dores de cabeça.

Avalie a presença da franquia na internet e o reconhecimento da marca

Um dos fatores que tornaram o franchising um bom negócio é o fator de marketing. Imagine quanto custaria veicular uma campanha de anúncios nacionalmente ou regionalmente.

Com certeza é um valor impensável para a maioria dos novos empresários. Todavia, para uma franqueadora com dezenas de unidades, as chances de se fazer isso com sucesso são muito maiores.

Além disso, investigue como é a reputação da marca que você está considerando nas redes sociais, como Facebook, Twitter e até no Reclame Aqui. Elas são a principal ferramentas para aferir a audiência de uma marca, engajamento e avaliação positiva ou negativa.

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