Franquias

Dicas para ser resiliente nos negócios

Resiliência é ter a capacidade de voltar ao seu estado original, mesmo após passar por muitas adversidades, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum. Mas, como ser resiliente nos negócios e ambiente de trabalho? 
       Adaptando no mundo corporativo, pode-se definir a resiliência como o processo de superação de estresse, sendo originado pelos desafios e problemas do dia a dia na rotina de trabalho, sem que o processo de decisões seja afetado negativamente.

No mundo empreendedor e administrativo, a Resiliência é a competência do momento, pois profissionais e empreendedores que possuem essa característica, são protagonistas da própria história, buscam e promovem mudanças estratégicas e necessárias em prol de seus objetivos, não se abatem frente à diversidade, e detectam sinais de oportunidade sem ficar olhando para o lado negativo das situações.

Uma pesquisa revelou que cerca de 80% dos profissionais têm suas competências diminuídas frente a um ambiente de pressão, mudança ou instabilidade. Isso explica ainda, porque muitos empreendedores apesar de possuírem grandes ideias, e uma enorme vontade de vencer, desistem pelo caminho.

A estrategista de Carreira e Negócios, Ell Branco, dá algumas dicas para desenvolver a resiliência no ambiente de trabalho:

Exercite o Autocontrole

Paciência não é um dom que nasce com todos, e você pode sim chorar e se descabelar se for para desabafar e te manter calmo após isso. O real segredo mora em compreender que a adversidade é passageira. Ter o autocontrole é um passo para ser resiliente.

Pergunte-se, e entenda que não é fim!

Dicas para ser resiliente
  • Por que tal fato ocorreu?
  • Qual o meu grau de responsabilidade nisso?
  • O que posso fazer para amenizar ou transformar a situação?
  • Eu escolho adubar o problema ou buscar uma solução?

Seja flexível

Não. As coisas nem sempre vão acontecer como você quer, e por isso se adaptar às mudanças é essencial. Aceite as atuais circunstâncias, mas sem perder o foco dos seus reais objetos.

Ao invés de se vitimizar, aprenda lições

Quando você tem uma experiência negativa, concentre-se nas lições positivas que você pode aprender com isso. Compreenda o problema, e procure soluções criativas e eficazes para solucioná-lo. 

Tenha atitude positiva

Talvez essa seja a parte mais difícil. O que recomendo é olhar para trás e ver o quanto você conquistou até agora, quais obstáculos você já driblou e a força que utilizou para isso.Ser otimista é conseguir enxergar além do problema e acreditar que o resultado será positivo independentemente de tudo.

Tenha disposição

Estar apto a ajudar, colaborar com os outros colegas, sem reclamar da situação.

Autoestima elevada

Acredite em si mesmo, aceitando qualquer mudança que possa ocorrer ao seu redor.

Realização pessoal

Valorizar a si mesmo como profissional, busque sempre aprimorar-se, sem focar apenas nas questões financeiras.

Estimule a sua criatividade e intuição

A criatividade e a intuição são elementos fundamentais, que vão lhe ajudar a seguir em frente, seja no ambiente de trabalho ou fora dele. Elas tendem a escutar o que o seu inconsciente está tentando lhes dizer e utilizam isso a seu favor.

Tenha relacionamentos fortes e saudáveis

Estes relacionamentos serão fundamentais nos momentos de crise, pois, além de seus recursos internos, você também terá com quem contar fora você mesmo.

Equipe

Acredite

E por fim, acredite! Se você não acreditar em si mesmo, e no seu poder de transformar o presente, ninguém o fará por você.

Portanto, pessoas decididas, com objetivos claros, com sonhos a perseguir, largam na frente dos demais no processo de evolução rumo a resiliência, ter flexibilidade, disposição, equilíbrio emocional, ser alegre, um bom índice de auto estima e realização pessoal, são características marcantes do perfil resiliente.

Além disso, é primordial lembrar de que o sistema corporativo depende de todos e que cuidar de si, da sua saúde física e emocional, desenvolvendo o autoconhecimento e adquirindo aprendizado podem ser os passos que elevam o nível de resiliência. Não ignore uma boa leitura, com livros de seu interesse ou outras formas de obter cultura, não dispense uma manhã de meditação e que te traga paz interior, não proteste em comer alimentos coloridos e saudáveis para sua saúde.

Agora, é só colocar estas dicas em prática e viver a vida de forma mais leve e saudável, porque você merece.

Quer conhecer mais?

Veja nossos outros artigos sobre Franquia e Empreendedorismo.

Sucesso!

Quer conhecer mais?  Veja nossos outros artigos sobre Franquia e Empreendedorismo.  Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios