Dicas para abrir franquia de academia
A população brasileira adora uma academia. Não é para menos que somos um dos povos que mais cuidam da estética. Ao saber disso, uma ideia de empreendimento vem à mente: abrir uma franquia.
Sem dúvida essa é uma ótima opção para quem quer faturar. Porém, é importante escolher com cuidado a linha de franquia de que vai participar. Além disso, o pessoal da academia precisa saber lidar com o público.
Não é fácil abrir uma franquia de academia, mas com certeza o esforço vale a pena. Além das mensalidades, você também pode lucrar com ofertas de suplementos em seu estabelecimento, e com a venda de outros produtos.
Veja algumas dicas para ser bem-sucedido!
Escolha cuidadosamente uma franquia de academia
Existem academias para todos os gostos: de luta, ginástica, dança, crossfit e assim por diante. Dessa forma, cabe a você escolher com qual deseja trabalhar. Além disso, cada franquia tem suas regras internas própria, as quais podem ser muito duras.
O ideal é estudar bastante antes de tomar a decisão de abrir uma franquia. De fato, o investimento inicial é bastante elevado, e pode ser completamente desperdiçado, caso faça a escolha errada.
Se na sua cidade existirem muitas academias de musculação, estude abrir uma franquia de luta ou crossfit. Assim você não precisará concorrer com donos de academia que atuam há mais tempo que você — e que já tem uma clientela fiel.
Outro ponto importante é colocar um foco em sua academia. Só para exemplificar, ela pode ser completamente focada em perda de peso. Dessa forma, vai ser mais fácil determinar seu público-alvo, assim como fidelizá-lo.
Escolha evitar competitividade principalmente se for sua primeira academia. Sempre foque em serviços diferentes, o que evita bater de frente com pessoas mais velhas no ramo.
Explore o ponto forte da linha de franquia
Como foi dito acima, existem vários tipos de franquias de academia para você escolher. Porém, é um erro comum o novo dono não explorar todas as possibilidades de sua franquia.
Vamos supor que você decidiu abrir uma franquia de uma academia de boxe. Como você pode explorar essa temática? Existem várias maneiras diferentes. De fato, até mesmo providencial uma apresentação de boxe já está valendo.
A grande sacada de fazer isso é chamar atenção das pessoas. Dessa forma, seu público-alvo também ficará sabendo de sua existência, o que aumenta as chances de atrair mais mensalistas.
Da mesma forma, uma franquia de dança pode se beneficiar muito ao realizar shows públicos. Mesmo que nem um único centavo entre no caixa da academia, ela ainda ganha o benefício de chamar atenção.
Além disso, alguns benefícios da franquia podem estar escondidos, como ferramentas de gestão, produtos grátis para franqueados e assim por diante. Você pode não acreditar, mas um sistema de gestão faz toda a diferença.
Por fim, sua linha de franquia provavelmente facilita a criação de networking. Nunca menospreze um bom networking no mundo dos negócios. Aproveite e consiga o maior números de contatos possível dentro da rede de franqueados. Vai que algum dia bate o sufoco.
Mantenha profissionais carismáticos
Malhar não é fácil para a maioria das pessoas, e isso deve ser levado em consideração. Mesmo aqueles que gostam de malhar às vezes fogem do treino. É aí que entra o poder dos profissionais carismáticos.
Em uma situação hipotética — mas muito real — em que uma pessoa precisa perder peso, um instrutor que a coloque para cima ajuda muito. Ele vai conseguir reter o mensalista por mais tempo apenas pelo poder do carisma dele.
No entanto, embora os instrutores sejam a chave para a fidelização de clientes, o resto do pessoal também é importante. Quanto mais cortesia, animação e tato na hora de conversar com os alunos melhor.
Escolha um ponto comercial bastante movimentado
A depender da franquia, a escolha do ponto comercial não fica sob seus cuidados. No entanto, quando isso acontecer, tenha certeza de que escolheu o melhor ponto possível. O ideal é que seja bastante movimentado.
Mas como você vai saber disso? Simples: tire um dia para ficar na frente do ponto comercial. Fique lá o dia inteiro analisando o fluxo de pessoas. Além disso, é interessante observar se seu público-alvo passa por perto — ou melhor, em frente.
Mesmo sendo uma tática trabalhosa, é melhor do que investir às cegas. Um ponto comercial faz toda a diferença para sua academia, e por isso é importante escolher com cuidado.
Essas foram algumas dicas indispensáveis para quem quer ter sucesso no ramo de franqueado. Mantenha o foco, ofereça serviços de qualidade e trate seus mensalistas adequadamente. Certamente sua franquia vai decolar!