Franquias

Franquias do universo geek: entenda o crescimento do setor

Os nerds que antes eram os esquisitos da escola, assumiram um novo estilo de vida e hoje fazem sucesso entre os jovens com seu estilo próprio. Os geeks, compõem um  grupo de consumidores fiéis que amam, filmes, jogos, quadrinhos e tecnologia  e deram início a um mercado muito lucrativo as franquias geek.

Sabendo disso, descubra neste texto como o mercado geek vem crescendo. Acompanhe!

Quem são os geeks?

Para conhecer mais sobre as franquia geek e seu crescimento, você deve, antes de mais nada, entender mais sobre esse público tão exclusivo. Dessa forma, é importante entender que ser geek está em alta.

Mark Zuckerberg fundador de uma das maiores redes sociais do mundo é responsável por acabar com o antigo estereótipo do nerd, transformando-se um ícone da cultura geek.

Sendo assim, os geeks são os amantes deste estilo de vida. Eles são jovens e adultos que se identificam com marcas e produtos, e não exitam em adquirir um produtos desses.

Quando esse público gosta de um filme como o Harry Potter, por exemplo, ele irá mergulhar nos detalhes da franquia, buscando todo o seu histórico, pesquisando o desenvolvimento de sua produção, até comprando o boneco “Funko Pop Harry Potter”. Normalmente os geeks participam inclusive das pré-estreias, adoram exclusividade.

Dessa forma, os geeks compram produtos relacionados aos filmes e usam isso como uma maneira de ganhar espaço e consumir ainda mais entretenimento.

Atualmente o público é formado principalmente por homens entre 18 e 35 anos que passam aproximadamente 80 horas por mês na internet.

Dentre eles, 20% gostam de jogos, e uma informação importante: 30% dos geeks possuem um canal no YouTube. Isso nos mostra que os geeks atualmente também são influenciadores, o que justifica o crescimento desse estilo de consumidores.

A paixão por referências e o poder de consumo são características que definem o movimento geek. Eles acompanham, discutem e consomem tudo que envolve esse nicho.

Atualmente esse movimento gira no mundo todo mais de R$140 bilhões. Não é por acaso que os consumidores geeks ganharam um dia exclusivo, o Dia do Orgulho Nerd, comemorado no dia 25 de maio. Confira abaixo um pouco mais sobre esse mercado e suas franquias.

Entenda o mercado geek

Para o nerd, não basta apenas ter um interesse ou hobby: ele precisa mostrar isso para o mundo! E como fazer isso? Consumindo. O mercado geek viu em seu crescimento a potência desse público e aproveitou o nicho geek para oferecer todo tipo de produto.

Os tópicos incluem “Star Wars”, “Lord of the Rings”, “Star Trek”, Arquivo X, “Doctor Who”, “Big Bang Theory”, “The Matrix”, “Pokémon”, DC, Marvel, General Games, 1980 Alguns filmes da época, cultura popular, etc. Impresso nos mais diversos itens vendidos online ou em lojas físicas.

As lojas físicas apostam em um ambiente agradável e que seja a cara dos geeks, onde eles podem comprar, interagir e passar um tempo. Por outro lado, as lojas online buscam se antecipar, oferecendo produtos exclusivos e os últimos lançamentos.

Crescimento da franquia geek

Como você viu acima, o setor está em crescimento e é movimentado por consumidores jovens, solteiros e com um alto poder aquisitivo. Sendo assim, o universo nerd deixou de ser um setor exclusivo e passou a ser um mercado extremamente relevante e abundante.

Como a venda de produtos licenciados e comercializados em lojas infantis, ganhou de vez as prateleiras das franquias geek voltadas ao público mais velho tudo que envolve a cultura pop segue em crescimento.

O que antes era apenas uma parte do mercado teen, atualmente é um nicho disputado por grandes redes. Sendo assim, o mercado geek cresce mais a cada dia e passou de um nicho e se transformou em um mercado altamente lucrativo.

Sendo assim, investir cada vez mais nessas franquias é uma forma de aproveitar o movimento de forma eficiente e orgânica.

Com a explosão desse mercado, muitos empresários, inclusive as grandes marcas buscam atender a necessidade desses consumidores, por isso buscam formas de suprir essas demandas, otimizando o licenciamento de personagens e marcas.

De acordo com informações da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), o mercado da franquia geek movimenta R$ 19 bilhões. Entretanto, ainda há muito espaço para crescer já que o segmento adulto representa 40% do total no Brasil.

Apesar do amplo crescimento, o processo burocrático para abertura de uma franquia geek com todos os direitos autorais e a pirataria ainda são fatores que prejudicam o setor.

Uma certificação da Disney, por exemplo, é extremamente complexa. Tudo deve ser aprovado por sua matriz e a empresa fornece um guia com todas as instruções para os produtores.

Como você viu neste texto, investir no mercado de franquias geek não é mais um sonho distante, pois o mercado vem crescendo ano a ano. As franquias geek são essenciais para o consumo nerd, por isso, o diferencial de cada uma é a variedade de produtos e ofertas que possui.

Gostou de saber mais sobre as franquias geek? Então, deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios