Franquias 2019: As perspectivas para investir
Apesar de ainda estarmos em um momento delicado da economia brasileira, podemos dizer que os piores anos estão ficando para trás. Em 2018 alguns indicadores e setores econômicos já davam sinais de recuperação e as previsões são de retomada de crescimento para os próximos anos. Se o Franchising já vinha colecionando ótimos resultados quando boa parte da economia estava estagnada, podemos esperar um crescimento significativo para 2019.
E os números de desempenho das Franquias nos últimos anos confirmam essa previsão otimista: o Franchising encerrou 2018 com um crescimento de 7% em relação a 2018, muito acima do crescimento do PIB que foi de apenas 1,1%.
E não é apenas um bom momento; o crescimento significativo já acontece já alguns anos, só em 2017 ele foi de 8%, no auge da crise econômica.
O número de marcas voltou a crescer, o que demonstra um interesse de mais empresas em aderir ao modelo e expandir o negócio sem investir diretamente.
O número de unidades franqueadas continua crescendo, com a entrada no mercado de mais pessoas interessadas e de novos modelos de gestão associados aos tradicionais.
Como fatores que sustentam esse crescimento, podemos apontar:
Desmotivação profissional
O mercado de trabalho está bastante competitivo – e nem sempre de uma forma saudável. Além disso, as oportunidades de crescimento diminuem e o reconhecimento financeiro está cada vez mais longe do esperado.
Crise e desemprego
Muitas pessoas decidiram investir suas economias ou a rescisão de contrato em um negócio próprio e perceberam que as Franquias são a opção mais segura e lucrativa – dois pontos fundamentais para quem não tem uma reserva financeira que possa expor a um risco grande.
Retorno da aposentadoria
A crise econômica, reduzindo poder de compra de salários e benefícios, provoca um retorno de profissionais aposentados para o mercado, porém como empreendedores, o que muitas vezes era um sonho que foi adiado enquanto investia na segura carreira como empregado.
As Franquias podem ser a melhor opção para empreender em 2019?
Abrir um negócio próprio é um projeto extremamente complexo e com uma boa dose de risco. Portanto, é preciso ter solidez pessoal (reserva e confiança) e, por esse motivo, muitas pessoas com potencial acabam desistindo.
Por que as Franquias podem ser uma opção melhor que o negócio próprio?
Com uma Franquia, você:
- Investirá em uma marca que já tem reconhecimento do mercado;
- Terá assessoria e treinamentos para abertura do negócio e a operação diária;
- Contará com um plano de negócios que já está em funcionamento e validado;
- Terá suporte constante da franqueadora para as questões do dia a dia.
Dessa forma, as Franquias são um modelo de negócio mais seguro, mais eficiente e mais lucrativo.
Por que as Franquias podem ter sucesso em 2019?
Alguns movimentos importantes do setor de Franchising estão há alguns anos movimentando positivamente o mercado e aumentando as possibilidades de sucesso.
Mais segmentos de atuação
Depois de algumas décadas concentrada no varejo e alguns serviços, as Franquias estão se espalhando por todos os segmentos, especialmente os ligados aos serviços empresariais – negócios B2B – e uma presença mais forte nos serviços terceirizados.
Mais modelos de gestão
Essa, sem dúvida, é a maior mudança do Franchising nos últimos anos: proporcionar formas de investimento e gestão que abraçam candidatos dos mais diversos níveis socioeconômicos e de capacidade financeira.
- Microfranquias;
- Franquias de baixo custo de operação;
- Franquias home office.
Franquias Home Office: o destaque para investir em 2019
O desejo de investir nem sempre vem acompanhado de uma reserva financeira compatível com a maioria dos segmentos das Franquias.
São negócios que dão ótimos retornos, mas naturalmente exigem gastos com ponto comercial, equipamentos, instalações, estoques, pessoal e uma série de outros custos e despesas.
Por outro lado, as Franquias Home Office podem ser a melhor opção para quem quer investir pouco, trabalhar com motivação e o principal: trabalhar em casa, com baixíssimo investimento inicial e custo operacional e mais qualidade de vida.
Os setores que mais se destacam neste modelo são:
Serviços Empresariais
Prestar serviços de contabilidade, controladoria, financeiro, jurídico e outras áreas, para empresas que não podem investir em estruturas próprias – pequenas e médias empresas – ou que preferem abrir mão delas, ficando esforços e recursos no core business.
Serviços de Tecnologia
São as franquias de desenvolvimento de sistemas e aplicativos, gestão de infraestrutura de TI e de marketing digital. São atividades que estão na base de funcionamento e crescimento de toda empresa que quer estar online no mundo atual.
Serviços de Consultoria
São os profissionais que desenvolvem projetos de construção organizacional, reestruturação e melhorias de gestão de várias áreas da empresa, como as consultorias de gestão de custos, logística, para planejamento estratégico e outras mudanças.
As Franquias de Educação podem ser o destaque em 2019
Com a retomada dos índices de confiança das empresas e dos consumidores, um grande efeito positivo será a geração de novos empregos.
E para disputar essas vagas em melhores condições, é preciso estar mais bem qualificado, pois a concorrência será grande. Dessa forma, as Franquias de Educação terão um mercado vasto para explorar.
- Franquias de Cursos de Especialização;
- Franquias de Cursos Preparatórios;
- Franquias de Cursos de Idiomas.
Uma habilidade que se tornou obrigatório nos currículos para disputar vagas em quase todos os níveis é o domínio de inglês e um dado assustador dá a dimensão do potencial de consumidores que as franquias de idiomas tem em mãos: o Brasil está em 53º dentre 88 países em proficiência de inglês.
Além disso, a globalização e as oportunidades acadêmicas cada vez maiores fazem as famílias investirem cada vez mais no ensino de inglês de crianças e adolescentes e também estarão preparados para o futuro mercado de trabalho.
O Nordeste espera as Franquias com inúmeras oportunidades em 2019
Com o reaquecimento da economia, o consumo crescerá não só nas regiões mais desenvolvidas, mas também em mercados que têm alto potencial para investir e crescer.
O Nordeste é um deles, com nove capitais, diversas cidades prósperas no litoral e no interior e uma população querendo consumir todos os produtos e serviços.
Gostou deste artigo?
Esperamos que tenha ajudado você a pensar na Franquia como uma forma de dar um salto de qualidade na sua carreira.
Quer conhecer mais?
Veja nossos outros artigos sobre Franquia e Empreendedorismo.
Sucesso!