EmpreendedorismoFranquias

Franquias: Os jovens do Nordeste e as oportunidades para empreender!

Mesmo num ritmo mais lento do que todos nós gostaríamos, a economia brasileira começa a dar sinais de retomada e quem quer empreender precisa estar muito atento às oportunidades que vão surgir. Um das maiores questões deve ser quais mercados novos ou em fase de crescimento têm potencial para abrir um novo negócio e prosperar. No meio dessa decisão importante e difícil, uma coisa é certa: investir em negócios voltados aos jovens certamente trará excelentes resultados para Franquias.

Em um país de dimensões continentais como o nosso e que viveu por séculos uma concentração econômica nas regiões sudeste e sul, podemos imaginar o quanto de potencial existe nas outras regiões e até mesmo em cidades dentro das regiões mais desenvolvidas, mas que estão longe dos grandes centros.

A globalização aproximou marcas e investidores de grandes mercados que eram poucos explorados até então, e com isso também atraíram investimentos de governos e grandes empresas para criar e melhorar as condições de sustentação do crescimento.

Esse ciclo virtuoso é especialmente forte no Nordeste, uma região que reúne os principais fatores para ser o destino preferido da maioria dos empreendimentos, em especial as Franquias.

  • Nove capitais de grande e médio porte, com mercados consumidores consolidados;
  • População de quase 57 milhões de pessoas, representando 28% do país e 15% do PIB nacional;
  • Clima excepcional para todos os tipos de negócios;
  • Turismo de alto nível em todos os estados, tanto em litoral quanto interior.
Franquias

Fonte: IBGE

O desenvolvimento do Nordeste criou um cenário perfeito para investir

Além dos fatores acima descritos, outros movimentos aumentaram a capacidade de região para crescer e se desenvolver.

Investimentos estatais em infraestrutura

Uma dos maiores entraves ao fluxo de empresas e indústrias para o Nordeste era, historicamente, as condições das estradas e a infraestrutura de saneamento, energia e gás para suportar os negócios. Muito foi investido por governos, elevando os índices da região.

Interiorização de negócios e ensino

Um dos fatos marcantes na mudança de patamar do Nordeste para os negócios com a expansão de negócios para cidades do interior, principalmente grandes indústrias atraídas por condições especiais de carga fiscal. Outro fato foi a abertura de universidades e escolas técnicas nessas localidades, aumentando a qualificação de adolescentes e jovens e criando condições de permanência deles em suas cidades.

O Nordeste passa a ser o destino dos investidores e dos jovens nordestinos

Destino de seus próprios habitantes? Sim, até poucas décadas, o Nordeste era fornecedor de mão-de-obra para o sul e o sudeste, regiões desenvolvidas e com mais oportunidades de trabalho.

Essa realidade mudou bastante com a chegada de indústrias e empresas, setores quase inteiros como o de serviços financeiros – os call centers – movidos por incentivos fiscais e custos menores de investimento e operação.

Juntando-se a isso o aumento da oferta de ensino regular nas cidades, a migração caiu bastante e até mudou de direção: o Nordeste tornou-se destino de pessoas atraídas por:

  • Um clima agradável durante todo o ano, favorecendo a saúde;
  • O ritmo de vida menos estressante, nas capitais e no interior;
  • Custo de vida e de empreendedorismo menores.

Os jovens do Nordeste são um público determinante para empreender

Com o crescimento populacional e a queda na migração, o Nordeste tem quase 55% da população está entre 0 a 29 anos, segundo o Censo de 2010 – um volume invejável de mercado, quando lembramos que aí estão as faixas de maior consumo, principalmente para quem quer investir em:

  • Vestuário
  • Lazer
  • Educação
  • Esportes

E uma característica marcante deste público consumidor é a forte presença desses e de outros setores durante toda a infância, adolescência e juventude, o que demonstra o potencial de mercado para o investimento na população jovem.

Franquias

Fonte: IBGE

Jovens do Nordeste: o ensino é a base do desenvolvimento

A Educação é a base de sustentação do crescimento e do desenvolvimento em todas as sociedades e em uma população tão jovem quanto a nordestina, a necessidade de educar e qualificar é ainda mais importante.

É preciso preparar crianças e jovens para os desafios futuros, em um mundo onde tudo acontece com muita rapidez e cada vez mais cedo. Também não podemos esquecer que grande parte dos jovens serão responsáveis por boa parte da renda familiar.

O investimento em Franquias de Educação é uma ótima oportunidade de sucesso e alguns nichos são particularmente promissores:

Cursos técnicos e profissionalizantes

Possibilitam que mais jovens possam começar a construir uma carreira mais cedo.

Cursos preparatórios

Esse é um nicho presente nos concursos públicos, que têm uma demanda constante, e nas provas de seleção para as universidades.

Cursos de extensão e especialização

Os jovens e adultos precisam continuar a qualificação para aumentar as chances na disputa por vagas de emprego e para construir uma carreira com mais solidez.

Franquias

Os cursos de idiomas são a Franquia fundamental para os jovens do Nordeste

Dominar um segundo idioma – e principalmente o inglês, a língua universal – é uma habilidade fundamental para todos os acontecimentos acadêmicos e profissionais. E quanto mais cedo o ensino de inglês começar, melhores serão o aproveitamento e os resultados para a vida adulta.

Infelizmente o percentual de domínio do inglês no Brasil é de 3% dos brasileiros, um número preocupante para um mundo tão conectado e que exige o idioma em todos os momentos, principalmente no mercado de trabalho e nas experiências acadêmicas no exterior.

Neste ponto, as Franquias de Curso de Idioma se destacam e podem trazer resultados expressivos com um mercado tão grande à disposição e que precisa e quer se qualificar para o futuro.

Gostou deste artigo?

Esperamos que tenha ajudado você a pensar em Franquias como uma forma de dar um salto de qualidade na sua carreira.

Quer conhecer mais?

Veja nossos outros artigos sobre Franquias e Empreendedorismo.

Sucesso!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios