Franquias

Franquias: 5 cursos online que aprimoram a gestão de uma franquia

As redes de Franquias são mundialmente um sucesso pelo seu modelo característico de combinar o empreendedorismo com a força da marca, e todo o suporte que a franqueadora oferece. As chances de rentabilidade são grandes, com segurança e motivação. Em que pese a qualificação que a marca fornece para que o franqueado domine os processos específicos, é importante que ele domine diversos aspectos de gestão para melhorar a sua performance e aumentar as chances de sucesso.

A franqueadora investe na qualificação específica do franqueado

Como parte do processo do investimento inicial em uma Franquia, a empresa detentora da marca fornece treinamentos de gestão para capacitar o franqueado nas principais estratégias, nos valores e conceitos da marca, e na gestão dos principais processos que dizem respeito diretamente à marca – como a produção e a gestão de imagem.

Também são fornecidos treinamentos de processos para as equipes operacionais contratadas pelo franqueado, para que elas aprendam a execução das principais etapas de produção, atendimento, venda e entrega ao cliente. Em cada uma delas, existem as definições da franqueadora quanto à forma como devem ser feitas.

O exemplo mais claro é a produção, onde existem definições como a composição do produto e as normas de qualidade. Porém, até mesmo a forma de embalar o produto faz parte desses treinamentos, já que envolve a exposição da marca.

Por outro lado, em serviços como, por exemplo, as Franquias de Educação, o foco é o treinamento da metodologia de ensino e dos valores na relação com os alunos, além de outros fatores.

Mas, a qualificação dada pela franqueadora não é suficiente

Quando a franqueadora avalia o perfil do candidato, um dos pontos principais é a experiência com gestão de rotinas que são comuns em todos os negócios – por exemplo:

  • Compras de materiais diversos;
  • Contratação e gestão de pessoal;
  • Gestão de custos e despesas indiretos (veículos, benefícios etc);
  • Rotinas administrativas (pagamentos de impostos, conciliação bancária e outras).

Quanto maior for a experiência na gestão operacional, maiores as chances de sucesso, principalmente com a agilidade de decisões, o que favorece também a prioridade com as maiores responsabilidades do negócio.

  • Acompanhamento dos processos específicos da marca;
  • Prospecção, atendimento e fidelização de clientes;
  • Análise de resultados e relacionamentos comerciais.

Nas Franquias de Consultorias, por exemplo, é natural que o perfil do franqueado já preveja o domínio desses e de outros aspectos da gestão – ter a experiência corporativa é uma exigência. Porém, na maioria das redes, essa experiência é desejável e o franqueado deve buscá-la.

Cursos online que são aliados dos franqueados para o sucesso

Os cursos online têm uma série de benefícios para quem está empreendendo em Franquias:

  • Você pode escolher os melhores dias e horários;
  • Você pode fazer o curso em qualquer lugar que tenha uma rede de internet e um dispositivo;
  • A possibilidade de conciliar a disponibilidade na franquia com o horário do curso;
  • Atendem a carência de cursos presenciais em diversas regiões do país.

Podemos destacar algumas áreas importantes. Confira!

1 – Curso de Empreendedorismo em Geral

Neste curso, você vai conhecer os aspectos gerais de administração da unidade de franquia, que estão fora da qualificação dada pela franqueadora. Uma ótima empresa, com vários cursos, é a iPED, que oferece uma assinatura anual com acesso a todos os cursos. Isso permite que você possa se qualificar aos poucos e continuamente.

2 – Curso de Gestão de Processos

Saber gerir os processos de uma empresa é fundamental para obter o melhor desempenho de uma forma global de franquias, entendendo complexidade de cada um e as inter-relações e impactos.

3 – Curso de Franchising

Esse curso é de extrema utilidade antes de começar a operar uma franquia. Nele você pode conhecer os principais conceitos, o funcionamento de uma franquia, os investimentos, como funciona a relação dos franqueados com a marca. Isso ajudará a entender se a pessoa tem o perfil de um franqueado para ajudar na decisão.

4 – Curso de Liderança

Esta é uma competência que precisa ser muito desenvolvida e, normalmente, uma minoria de empreendedores está qualificada. Os desafios de gestão das equipes são grandes e a capacidade de liderança é um diferencial para promover a motivação delas, aumentando a eficiência.

5 – Curso de Planejamento Financeiro

Nem sempre a experiência profissional adquirida inclui o contato com rotinas financeiras e elas são fundamentais em uma franquia – gerir fluxo de caixa, programação de pagamentos, redução de custos, operações bancárias e outras.

franquias

Qualificar-se continuamente é a chave para uma Franquia crescer continuamente

A qualificação específica dada pela franqueadora, o conhecimento adquirido na vida profissional e os cursos para especialização formam um conjunto de conhecimentos essencial para administrar uma franquia com sucesso.

Porém, também é importante continuar estudando: muitas formas de gerir mudam ao longo do tempo e essas mudanças podem ser muito benéficas para o negócio.

Recomenda-se investir em cursos de atualização para agregar informações novas para aumentam as chances de lidar melhor com as questões que vão surgindo no dia a dia.

Gostou deste artigo? Esperamos que ele tenha ajudado você a entender a grande importância que o conhecimento tem para aumentar as chances de sucesso de uma Franquia.

Quer conhecer mais?

Veja nossos outros artigos sobre Franquia e Empreendedorismo.

Sucesso!

franquias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios