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Franquias de Serviços Médicos: segmento crescendo saudável!

Os cuidados com a saúde – e podemos incluir a alimentação como hábito – são prioritários na vida de todas a pessoas, principalmente na vida moderna, onde o estresse, os inúmeros desafios pessoais e profissionais e os maus hábitos levam milhões de pessoas a uma vida que não é saudável e frequentar mais médicos, clínicas e laboratórios. É nesse cenário que as Franquias de Serviços Médicos vem crescendo continuamente – e entregando serviços de qualidade para as pessoas.

Além de uma vida moderna que exige cada vez mais do organismo das pessoas, que muitas vezes não conseguem se cuidar com bons hábitos e vida, no Brasil em especial nós temos uma situação ainda mais difícil, onde : a saúde pública é deficiente.

Todas as cidades, das metrópoles às pequenas, sofrem com a falta de recursos, equipamentos obsoletos ou sem manutenção, falta de profissionais ou equipes sobrecarregadas.

Por outro lado, o setor privado de saúde é um produto que poucos têm acesso: planos de saúde caros para a grande maioria da população e hospitais, clínicas e laboratórios particulares que, além do preço, não têm capacidade de atender à demanda.

Foi nesse contexto que o Franchising percebeu a oportunidade: por que não oferecer todos os serviços com qualidade a preços menores, que a maioria das pessoas pode pagar? Investidores perceberem que isso era possível e surgiram as mais diversas franquias ligadas aos serviços médicos.

Franquias de Serviços Médicos: um segmento em franco crescimento!

Se tomarmos o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, onde as franquias de serviços médicos, estão inseridas, podemos ver o desempenho destacado:

franquias de serviços médicos

Essas franquias já representam 16% das redes existentes e dentre aquelas que atuam diretamente nos cuidados e prevenção médicos, as opções de franquias se diversificam em várias finalidades, entre elas:

  • Clínicas médicas multidisciplinares
  • Laboratórios
  • Cuidadoria de idosos e enfermos
  • Transporte hospitalar de emergência
  • Farmácias

Como podemos ver, as possibilidades são muitas e o setor é muito valorizado pelos consumidores, por sua importância no dia a dia.

Outro fator de sucesso é a fidelização: todos nós sempre nos tornamos fiéis a médicos, clínicas e laboratórios que conquistam a nossa confiança com serviços de qualidade e atenção.

Franquias de Serviços Médicos: quais as vantagens competitivas do setor?

No contexto brasileiro de saúde que falamos anteriormente, as franquias de serviços médicos têm um espaço importante para entregar um produto diferenciado dos demais, mas que deve ter basicamente mais qualidade e menor custo.

Dessa forma, ele pode alcançar uma parcela significativa da população. Vamos falar de algumas vantagens desse modelo de negócio.

1 – Diversidade de perfis de produtos e serviços

Neste subsegmento de franquias, não existem apenas os laboratórios, por exemplo: você pode segmentar por serviço, como por exemplo focar em exames laboratoriais, que são mais populares e têm uma base de clientes maior ou exames de imagem, que tem uma demanda menor (mas ainda significativa) e um valor unitário (tíquete) maior.

É possível também encontrar perfis de clínicas por classe socioeconômica e localização, como as clínicas populares, que atendem as classes mais baixas com preços acessíveis ou clínicas mais tradicionais, situadas entre as franquias de clínicas médicas populares e as unidades de alto padrão – onde a concorrência é muito alta e o mercado é menor.

Dessa forma, você pode investir em uma franquia que mais se alinha aos seus objetivos (pelo menos, os iniciais) e metas de faturamento e rentabilidade.

2 – Preços melhores

As características operacionais das franquias são feitas para entregar serviços com qualidade e a um preço atraente para quem não pode pagar a saúde privada (planos, estabelecimentos) e não quer esperar pelo atendimento no sistema único de saúde pública no Brasil.

Imóveis menores, mais especialização que evita a perda de foco e gastos excessivos em várias áreas, foco na agilidade de atendimento e outros diferenciais que alcancem um público que precisa de atendimento de saúde a um preço mais justo.

O que, a princípio, pode parecer uma perda de renda para as franquias e os profissionais, na verdade é uma estratégia para o ganho no volume de atendimento, que tende a ser cada vez maior à medida que a franquia se torna conhecida.

3 – Proximidade dos clientes

As franquias são unidades menores e que, conforme o plano de expansão da franqueadora e as exigências de perfil do franqueado, estará tão ou mais próxima da comunidade que uma unidade pública.

Isso pode favorecer muito na projeção da franquia e para os resultados, uma vez que a saúde não é um gasto one time only como muitos bens de consumo. Dependendo da idade e do histórico de saúde, haverá recorrência no atendimento.

4 – Custo menor de investimento e operação

O investimento inicial em uma franquia é muito inferior à construção de uma unidade de saúde independente, assim como a operação diária, com as parcerias de fornecedores de equipamentos e insumos a preços especiais.

franquias de serviços médicos

Franquias de Serviços Médicos: quais os pontos fortes para o sucesso?

Quando falamos de saúde, sem dúvida a dedicação e o olhar humano são requisitos fundamentais para transmitir segurança e fidelizar clientes que sempre desconfiam dos atendimentos que recebem em outros locais.

Esteja sempre próximo da comunidade

Participar de eventos da região como patrocinador ou contribuinte, ter um foco contínuo em entender os principais problemas da comunidade – doenças que predominam, condições de saneamento – e conhecer profundamente o perfil predominante do cliente são atitudes que facilitam a entrada no mercado e ganhar a confiança das pessoas.

Tenha obsessão pelo bom atendimento

A franqueadora define uma série de boas práticas para os seus serviços, mas nada substitui o olhar de quem atende e sabe como é importante prestar um atendimento que deixa cada cliente satisfeito.

Personalize a relação com cada cliente

A relação do serviço médico com o cliente deve ser individualizado, pois cada cliente, nesse segmento, é realmente único. Idosos, pessoas com deficiência, crianças, pessoas com transtornos ou históricos de traumas médicos e até mesmo as pessoas que não precisem de um atendimento mais cuidadoso, devem se sentir únicas, seja em uma clínica, laboratório ou cuidada em casa.

Essa ainda é a forma mais eficaz de cativar clientes e aumentar a performance de uma franquia tão importante para a sociedade.

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Sucesso!

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