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Como fazer uma gestão de franquias em 2022

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Para uma eficiente gestão de franquias em 2022 é importante estar atento a diversos aspectos técnicos e estratégicos do seu negócio. Trabalhar apenas com o ensinamento básico muitas vezes pode ser algo que sairá caro a longo prazo.

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Vivemos na era da tecnologia, nesse contexto para gerir muito bem uma franquia é preciso estudo e saber lidar com qualquer eventual desafio que possa surgir.

Se sobressaindo frente à crise econômica, para o mercado de franchising  é esperado um crescimento de 9% neste ano , de forma que no segundo trimestre de 2021 atingiu um faturamento de R$ 41,1 bilhões.

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Trouxemos este artigo para abordar o que significa ter uma gestão de franquia eficiente e qual a sua importância na busca por excelência, pontuando 9 dicas para uma boa gestão. Leia até o fim para conferir.

A eficiência na gestão de franquias em 2022

Uma gestão de franquias de empresas de camisetas personalizadas eficiente depende de um franqueador que defina estratégias e trace objetivos para a marca.

Além disso, é importante dar suporte aos franqueados na gestão de suas unidades, réplicas da marca original em diferentes locais.

É preciso ter um direcionamento voltado para o sucesso de cada um dos franqueados, estando ciente que o bom resultado do franqueador depende do desempenho dos seus franqueados.

É fundamental que os franqueados sejam o ponto central dos esforços do franqueador para uma gestão eficiente.

Desde o início, na definição dos valores, missão e visão até o atendimento e o suporte,  todas as definições devem ser focadas no sucesso dos franqueados. 

Dessa forma se garante a promoção de um crescimento amplo, uma marca consolidada, com franqueados satisfeitos e a atração de novos investidores.

9 Dicas para a gestão de franquias em 2022

Chegou 2022, um ano que se espera a superação da pandemia, sendo também um ano que promete bons negócios no que tange o mercado de franquias no Brasil.

Pensando nisso, pontuamos a seguir 9 dicas para você realizar uma gestão de franquias eficiente neste ano. 

  1. Ter um planejamento estratégico bem definido

Uma franqueadora que oferece soluções em placas de comunicação visual interna de sucesso conta com objetivos bem definidos traçados através de um planejamento estratégico bem estruturado.

A partir dos valores, da visão e da missão de uma marca é definido esse planejamento estratégico, fornecendo as direções para o alcance de cada meta.

Existem metodologias específicas na área da Administração de Empresas que auxiliam neste planejamento, como Matriz Ansoff, Análise SWOT, Matriz BCG, entre outras.

  1. Padronize alguns processos

Certamente uma das definições do termo “franquia” de uma empresa de estamparia é a padronização. Afinal essa é a característica procurada pelos investidores que buscam se associar a algo que deu certo. 

Sabendo disso, espera-se um resultado semelhante na replicação da metodologia, em conformidade com a proposta da marca.

Dentre os instrumentos voltados para garantir a padronização podemos citar os  treinamentos inicial e de reciclagem, os manuais e as consultorias de campo. 

Estas compreendem inspeções periódicas realizadas pelo franqueador para identificar as necessidades dos franqueados e propor melhorias.

  1. Planeje o marketing 

Uma empresa de envelopamento de veículos que se destaca no mercado conta com uma imagem fortalecida frente seu público. E no caso do franchising é preciso lembrar que existem dois tipos de clientes: os franqueados e os consumidores finais.

A internet se destaca como o meio mais eficiente para realizar a divulgação de um negócio, atingindo diversos públicos de forma barata e prática. As ferramentas que destacam aqui são:

  • Instagram;
  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • LinkedIn;
  • Email marketing;
  • Blog.

Por meio de estratégias como o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo você atrai o público com um alto custo-benefício.

  1. Tenha um know-how da marca bem estruturado 

Fornecedores de brindes corporativos sabem que a capacidade de realizar a gestão das franquias depende de um conjunto de regras e práticas bem definidas pela rede.

É importante que a franqueadora forneça diretrizes bem estruturadas para a manutenção da padronização. Essas diretrizes compõem o know-how, abrangendo as práticas de quais processos devem ser executados para a operação da franquia.

Uma forma eficiente de se transmitir esse tipo de informação é por meio dos manuais, que detalham todos os processos.

  1. Invista em tecnologia

A tecnologia veio para transformar a sociedade nos mais diversos segmentos, de forma que o mundo dos negócios é, sem dúvidas, um dos mais impactados.

O desenvolvimento de softwares, os smartphones e as redes sociais influenciam diretamente na rotina das empresas, como as que comercializam squeezes personalizados.

No que tange o mercado de franquias, os softwares de gestão revolucionaram a comunicação entre as redes, o gerenciamento de processos e a expansão das unidades.

Apostando em sistemas centralizados, as franqueadoras garantem uma comunicação eficiente que mantém o engajamento dos franqueados, além da padronização e do controle de qualidade.

São diversos os benefícios que a tecnologia e a automação dos processos fornecem para a gestão de franquias.

  1. Tenha controle e faça avaliação de desempenho

Parte do planejamento estratégico para a gestão de franquias envolve a adaptação às possíveis mudanças no ambiente de negócios.  É somente assim que se torna uma realidade a maximização dos resultados pretendidos e esperados. 

Para lidar com as oscilações do mercado é importante contar com indicadores de desempenho. Estes são instrumentos aplicados pelos gestores para que possam mensurar a real situação de um negócio, tais como:

  • Volume de vendas;
  • Funil de vendas;
  • Retorno sobre o investimento (ROI);
  • Taxa de conversão;
  • Custo de aquisição por cliente (CAC);
  • Ticket médio;
  • Net Promoter Score (NPS), para medir a satisfação.

Estas são algumas das métricas que podem ser usadas tanto por franqueadores quanto por franqueados, de forma que todos estejam a par da realidade do negócio e dos processos.

  1. Mantenha o controle de qualidade

Manter o controle de qualidade é um fator fundamental para que uma empresa de venda de balões latex, por exemplo, se firme no mercado.

É o rigor com o controle dos padrões de excelência de uma marca que agregam valor aos serviços e produtos comercializados. Esse processo demanda uma organização impecável, sendo um dos trabalhos mais difíceis para qualquer franqueador.

É preciso evitar todo tipo de falha na comunicação e no suporte às franquias, pois isso prejudica as unidades refletindo diretamente na diminuição da margem de lucro. 

Pensando no que foi dito, uma das melhores formas de garantir o controle de qualidade é investir em uma plataforma online de gestão.

Estas plataformas permitem a  consulta de dados em qualquer unidade, a automatização dos processos em rede e o aprimoramento do treinamento, da comunicação e do suporte aos franqueados. 

  1. Preze pela qualificação dos times

Outro ponto crucial para que suas franquias de adesivo para vitrine se destaquem no mercado é contar com uma equipe de colaboradores bem qualificados.

Invista em bons manuais, que expliquem todos os processos operacionais, assim como em treinamentos periódicos.

  1. Esteja atento às tendências de mercado 

Uma forma de se evitar erros ao iniciar um negócio é realizar uma eficiente pesquisa de mercado.  O primeiro passo é determinar seu público-alvo para testar qual será o impacto geral de seu serviço ou produto. 

É fundamental compreender que para lançar uma nova solução no mercado, o primeiro ponto a ser explorado é a existência do público que irá consumi-la.

Quais as principais tendências de franquias em 2022?

Agora que você já conferiu nossas dicas para um gestão de franquias eficiente em 2022, vejamos algumas das principais tendências para esse mercado neste ano.

Treinamentos online

Ao longo de 2020 e 2021, os treinamentos e reciclagens online já eram uma aposta para haver mais velocidade e constância na chegada da informação para os franqueados.

Mas em 2022 a tendência é que esse processo se materialize ainda mais, propiciando ainda mais agilidade nos processos de treinamentos

Negócios sustentáveis 

Cada vez mais o consumidor se preocupa com questões de sustentabilidade e sociais, se engajando a elas e exigindo que as marcas que consome também o façam.

Dessa forma, com a necessidade de uma postura ativa das marcas, se faz necessário contar com políticas claras de atuação socioambiental.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) já criou um comitê voltado para a temática ESG, que abrange os setores ambiental, governança e social.

Crescimento de colaborações  

A colaboração é outra tendência que veio para ficar,  com a união entre as marcas sem a necessidade de aquisições formais. 

Cada vez será mais comum ver marcas diferentes trabalhando juntas, sejam em campanhas ou nos pontos de venda.

Considerações finais

O empreendedorismo é uma temática que vem ganhando espaço no mercado, e uma das melhores opções é o franchising. Neste artigo você conferiu 9 dicas para ter uma gestão de franquias eficiente em 2022, além de algumas das principais tendências para este ano.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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