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Entenda a importância de uma boa gestão para um consultório

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A gestão empresarial é uma das ações mais importantes de um negócio, pois é capaz de determinar o sucesso ou o fracasso da marca, bem como, o pleno funcionamento das atividades institucionais. E o mesmo se aplica aos consultórios médicos e odontológicos.

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No entanto, como muitos profissionais saem do curso de medicina sem a formação adequada sobre abertura e gestão de negócios, esse tipo de conceito pode acabar sendo negligenciado, fazendo com que a marca seja seriamente prejudicada.

Uma gestão de consultório adequada é responsável por elaborar e implementar ações que visam trazer mais organização e efetividade em todos os processos administrativos da clínica médica.

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Isso inclui desde as questões financeiras, até o atendimento, controle de estoque, agendamento de consultas e etc.

A falta de organização nesta área administrativa é capaz de causar o aumento dos custos operacionais, dos valores cobrados pelas consultas, o desperdício de investimentos financeiros e a queda da lucratividade geral da instituição.

Por isso, é muito importante que essa seja uma prioridade.

Importância da boa gestão de consultório

O gerenciamento de consultório auxilia na fiscalização de todos os processos internos,  visando a otimização e aprimoramento de todos os setores da organização. 

Através deste tipo de ação, você pode melhorar o atendimento, o tempo gasto nas atividades burocráticas e até a reputação da marca.

Sem a realização eficiente deste tipo de ação, a clínica pode sofrer com:

  • Queda da produtividade;
  • Deficiência na qualidade do serviço prestado;
  • Diminuição dos recursos financeiros;
  • Aumento das dívidas;
  • Reputação manchada com o mercado, fornecedores e com os pacientes.

Desta maneira, é fundamental que seja feito uma administração excepcional na sua clínica odontológica, garantindo que ela abranja todos os aspectos do negócio, tornando ele mais eficiente e proveitoso.  

Como fazer essa administração institucional

Após ler um pouco mais sobre o assunto, é comum que os gestores ou empresários comecem a implementar esse conjunto de estratégias nas ações diárias do seu escritório. Mas é necessário ressaltar que não existe uma fórmula ideal para todos os negócios.

Assim, precisa-se adaptar essas atividades de acordo com as demandas e necessidades de cada clínica, compreendendo quais ações melhor se adequam e quais estão apenas consumindo recursos e tempo.

No entanto, existem algumas ações que são mais populares entre a maioria dos consultórios odontológicos do país, como:

  1. Faça um bom planejamento prévio

Um planejamento prévio é uma indispensabilidade que pode evitar inúmeros problemas durante a abertura e gestão de qualquer empresa.

Ele permite a realização de análises preditivas, a confecção de objetivos concretos, as vantagens ou desvantagens de atender as assistências médicas – como o plano odontologico pme – e, claro, conhecer e monitorar todos os processos operacionais.

Isso permitirá o estabelecimento do número de atendimentos que poderá ser realizado por dia, quanto tempo cada consulta exigirá, o tempo médio de espera pelo atendimento, a organização da agenda, o número de funcionários necessários, entre outros pontos.

  1. Invista na introdução de ferramentas eletrônicas

A ordenação dos dados e documentos dos pacientes, como tipo de plano dental para empresa utilizado, formas de pagamento, exames médicos, laudos clínicos e informações pessoais, pode ocupar muito espaço, papel e tempo.

Além deste tipo de documentos, os gestores também precisam se preocupar com inúmeras outras burocracias financeiras que exigem atenção e registros que são essenciais para a segurança da própria empresa e dos pacientes.

Por isso,  a utilização de softwares de gestão pode ser uma vantagem enorme para as clínicas odontológicas

Nestes aplicativos – que podem ser acessados através de qualquer tipo de aparelho digital –, é possível compilar desde os dados do plano odontologico para cnpj, até o prontuário médico de cada paciente.

Além disso, essas informações são armazenadas em sistema de cloud computing, o que garante a total segurança e facilidade no acesso ou na adição de atualizações.

  1. Digitalize o agendamento de consultas

A digitalização da agenda é uma das melhores formas de otimizar o controle dos atendimentos, bem como, de tornar a marcação de procedimentos mais facilitada para os pacientes.

Isso evitará o desperdício do tempo dos atendentes da recepção ao procurar, em diferentes agendas, o horário e as datas de consultas para confirmação.

Ao mesmo tempo, permitirá o envio de lembretes automáticos – via SMS ou e-mail – para que os pacientes confirmem a presença.

Muitos tipos de plano empresarial odontologico e consultórios dentários já oferecem esse tipo de recurso, tornando o primeiro contato do paciente com a clínica médica mais agradável e rápido.

  1. Invista no marketing

Enquanto muitas pessoas acreditam que investir em marketing significa realizar ações promocionais de produtos e serviços, esse tipo de atividade publicitária visa o estudo sobre as preferências e necessidades dos clientes.

Desta forma, é possível identificar os pontos de melhoria da empresa, as características mais fortes do atendimento, o perfil do público-alvo ideal para a sua marca e ainda, construir uma boa reputação para a clínica e determinar uma relevância perante o mercado.

Isso pode ser feito através de postagens em redes sociais e blogs institucionais – como “as vantagens de investir em um plano dental para mei” –, por meio do e-mail marketing ou por diversas outras estratégias publicitárias.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

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