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Tendências do empreendedorismo para 2022

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As tendências do empreendedorismo para 2022 está atrelado principalmente aos novos desafios dos empresários. Contudo, é inevitável não comentar que os setores de saúde, e-commerce e alimentação continuarão em alta nesse novo ano. 

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Dentre os fatores que serão determinantes para o empreendedorismo,  está a inflação e juros em alta, variante do coronavírus e as próximas eleições.  

Nesse contexto, fica difícil imaginar como será a retomada para a vida que tínhamos antes da pandemia, com programas para fazer em um final de semana, onde havia stand para eventos que promoviam uma aglomeração de pessoas movidas apenas para ver algo. 

De fato, depois disso ficou ainda mais claro que retomar para os hábitos que eram comuns antes do coronavírus ainda é incerto. 

Sabemos que no Brasil, empreender não é uma tarefa fácil. Muito pelo contrário, o empresário precisa lidar com muitas questões que, por sua vez, são extremamente burocráticas.

Contudo, ainda temos muitos brasileiros que estão dispostos a empreender, mesmo com o cenário cada vez mais desafiador. Porém, em meio a tantas barreiras que o empresário brasileiro sofre, oportunidades podem surgir através das dificuldades. 

É o caso do crescente número de empresas focadas em uniformes personalizados para eventos, que geralmente, trabalham virtualmente aproveitando a ascensão da internet e os clientes em potencial. 

Apesar de alguns negócios estarem com o título de favorito no mercado de trabalho em 2022,  é preciso que os gestores responsáveis saibam que os cuidados atrás do caixa devem ser redobrados.  

Certos cuidados estão ligados diretamente à importância da empresa oferecer um curso de capacitação online, dedicado às questões do caixa. Assim, erros serão fáceis de serem evitados. 

De acordo com relatos feitos por proprietários de comércio, o principal fator para que a empresa não se recupere totalmente da parte financeira é, justamente, os custos para tornar o local ainda mais seguro para os clientes e funcionários. 

Em meio a tantas dificuldades financeiras, o gestor responsável pode considerar a contratação de serviços especializados em condições financeiras empresariais. 

É o caso das empresas de contabilidade, que por sua vez, têm o objetivo principal de entregar relatórios simplificados sobre as movimentações feitas, mostrando os lucros e gastos como um todo.

Portanto, não hesite em ter uma empresa de contabilidade para auxiliar a sua empresa, isso funcionará tanto a curto, como a longo prazo.  

Outro ponto que deve ser comentado, que também faz parte dos desafios das tendências do empreendedorismo, é a falta de clientes e as dívidas que são feitas por empréstimos, com impostos e fornecedores. 

Expectativas para 2022: entenda mais sobre o tema

Para um novo ano, é indispensável a inclusão novas tendências do empreendedorismo para que o seu negócio não fique estagnado no tempo. Contudo, o perfil ideal de um gestor é ainda aquele que possui:

  • Resiliência;
  • Comprometimento e persistência;
  • Procura investir na qualificação própria, e da equipe;
  • Cria um plano de negócio eficiente;
  • Investe em tecnologia;
  • Tem o controle dos custos da empresa.

Contudo, há ações específicas que as empresas estão considerando cada vez mais, principalmente no momento em que procuram impulsionar seus resultados. 

Ou seja, as tendências de 2022 podem ser aplicadas em qualquer empresa, desde uma fábrica de camisetas personalizadas, até um restaurante. Confira agora, as principais dicas que o gestor responsável pela empresa pode aplicar para aumentar o lucro como um todo.

1 – Desenvolver textos corporativos

Na internet, é muito difícil encontrar empresários que nunca ouviram falar sobre marketing de conteúdo, uma estratégia que acompanhou a ascensão da internet para evoluir mais ainda. 

Por sua vez, o marketing de conteúdo é a melhor alternativa para o gestor responsável adotar, afinal, trata-se de um conjunto de estratégias que são capazes de tornar uma marca ainda mais conhecida. 

Além disso, também desenvolve outras partes importantes de uma organização, como:

  • Fortalecimento da imagem com o público;
  • Cria autoridade sobre o assunto;
  • Divulga o negócio de forma eficiente;
  • Atrai novos clientes e também fideliza-os. 

Para entender melhor a importância do marketing de conteúdo dentro de um negócio, basta entender que, de acordo com DemandMetric, cerca de  78% dos executivos acreditam que o futuro do marketing está ligado diretamente em conteúdos personalizados.  

Muitas empresas já estão aderindo a ideia de desenvolver conteúdos estratégicos, por isso, 64% das organizações já terceirizam sua produção de conteúdo. 

Pois bem, com esse contexto, chegamos ao ponto de que uma das principais tendências do empreendedorismo é a contratação de redatores focados em textos corporativos, bem como temas da área.

2 – Praticar o marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma ótima maneira de presenciar oportunidades de negócio para os próprios infoprodutores, e também, para todos os usuários que costumam estar navegando frequentemente na internet e que querem ter uma renda extra. 

Na prática, o marketing de afiliados funciona da seguinte forma:  você divulga infoprodutos em várias plataformas online, e a cada venda realizada, haverá uma comissão por cada mercadoria vendida no seu link.  

Assim, é possível criar um negócio focado apenas em divulgar produtos digitais. 

3 – Trabalhar com dropshipping

Resumidamente, trabalhar com dropshipping é estar como intermediador entre o fornecedor e o consumidor final. Em outras palavras, o seu negócio não precisa possuir um local para funcionar como estoque, isso porque haverá uma pessoa que fará a encomenda do produto para o seu cliente. 

É comum que as pessoas pensem que esse tipo de negócio não funciona, pelo fato de existir a possibilidade do comprador ir direto à fonte da mercadoria. Porém, o acesso aos fornecedores é extremamente difícil, e é nessa parte que a intermediação acontece. 

4 – Prestar consultoria

Dentre as áreas que estão com mais expectativa para crescer, prestar consultoria é uma das mais rentáveis para empreender em 2022. Inicialmente, é necessário que o responsável pela consultoria crie uma autoridade na área e, além disso, conquiste uma audiência para convertê-los em clientes.

Uma grande vantagem de trabalhar com consultoria, é que o negócio tem a liberdade de ser totalmente digital, tornando os seus lucros ainda maiores pelo fato de não precisar ter custos comuns com empreendimentos presenciais. 

A flexibilidade também é um benefício para os empreendedores que buscam trabalhar com consultoria, isso porque a internet faz com que os horários possam ser flexíveis. 

5 – Ser freelancer

Uma das grandes vontades das pessoas atualmente é trabalhar com horários flexíveis, porém, sob demanda. Essas características formam os freelancers, que são capazes de transformar a produtividade em lucro. 

Atualmente, muitas pessoas buscam por trabalhos que possam ser feitos dentro de casa, é o chamado regime home office.  De acordo com os estudos, os funcionários passaram a ser mais produtivos e felizes trabalhando em casa, e isso reflete diretamente nas atividades desenvolvidas na empresa.  

Na comunicação, por exemplo, as empresas estão precisando cada vez mais de uma mão de obra qualificada e especializada, abertas a contratos de freela para exercer funções atemporais. 

6 – Tenha sua loja virtual

Na pandemia, foi possível perceber a grande ascensão de lojas virtuais surgindo, principalmente, no Instagram. 

O mercado consumidor também sentiu muitas mudanças com a chegada da COVID-19, e para evitar o contágio do vírus, muitas pessoas passaram a realizar suas compras de forma online. 

A importância de acompanhar as tendências do empreendedorismo

Estamos em um cenário cada vez mais incerto devido a variante da COVID-19, e isso reflete diretamente na forma que um empresário deve pensar. 

É preciso, acima de tudo, que ao iniciar um negócio, seja estudado as principais tendências do mercado para que o empreendimento tenha mais chances de ser um sucesso. 

Podemos considerar que o empreendedorismo é uma porta de entrada para que a economia volte a crescer, porém, é necessário observar todos os percursos que estão se abrindo. 

Em outras palavras, trata-se de novas áreas que estão surgindo com uma grande promessa de ser rentável para os empreendedores. 

Como exemplo, podemos usar as empresas que trabalham com sistema de gestão para franquias, que por sua vez, permitem o controle das lojas e das prestadoras de serviço em um único lugar. 

Essa automatização é de fato extremamente vantajosa para os gestores responsáveis, afinal,  o software dedicado trará de maneira simples, todas as informações importantes das lojas ligadas ao seu negócio.  

Novamente, é preciso estar com a cabeça tranquila para começar um negócio. Além de acompanhar as principais tendências do empreendedorismo e da tecnologia, que por sua vez está sempre relacionada com o mercado de trabalho, é preciso estar em sintonia com a evolução da humanidade, da sociedade, e da economia no país. 

Nesse contexto, uma ótima dica é a implementação de um sistema de automação comercial que, através de um software dedicado, será possível realizar operações em que antes, eram feitas de uma forma que demandava mais tempo. 

No mundo dos negócios, tempo é dinheiro, portanto, considere todas as formas de otimizar o seu tempo. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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