Franquias

Maceió: um paraíso esperando pelas Franquias!

Com o crescimento contínuo e a diversificação constante de segmentos e modelos de trabalho, o Franchising precisa se expandir também para outros territórios. E em um país continental como o Brasil, não faltam regiões e cidades onde as Franquias podem ter muito sucesso e trazer uma qualidade de vida melhor. O Nordeste é uma região em destaque e a belíssima capital alagoana está entre as fortes candidatas ao seu sucesso.

O Franchising, como todo modelo de negócio, cresceu concentrando-se nas regiões mais desenvolvidas do Brasil, infelizmente devido às grandes dificuldades de infraestrutura entre as regiões, além das dimensões continentais do país, o que elevaria muito os custos entre as franqueadoras e os sistemas de franquias.

Outro fator que pesava bastante é a grande concentração das marcas nos estados do Sul e do Sudeste. Elas precisavam expandir as suas redes de franquias nas regiões mais próximas para amadurecer as suas experiências.

Mas elas e muitas marcas nascidas nordestinas sentiram que é hora de conquistar espaços grandes e promissores, como o Nordeste.

Transformações, vocações e internet colocam o Nordeste na rota das Franquias

franquias

A economia brasileira vem sofrendo transformações muito fortes e positivas, a internet leva as marcas digitalmente para todos os cantos do país e o Nordeste entrou na rota de desenvolvimento econômico e social.

As Franquias começam a refletir esta mudança de uma grande concentração territorial para buscar e encontrar oportunidades em vários lugares da região.

Alguns fatores contribuíram para esta mudança:

  • A saturação de vários segmentos no sul e sudeste, regiões que não estão crescendo em PIB e consumo na proporção da abertura de novas redes e da expansão das atuais, além da intensa concorrência;
  • A instalação de grandes indústrias e a migração de setores, como muitas empresas de tecnologia e serviços financeiros;
  • Abertura e crescimento de universidades em capitais e cidades do interior.

Um grande impacto positivo e que impulsiona a abertura de negócios é a consequência dos fatores: os nordestinos estão ficando na região, acreditando e investindo.

O Nordeste deixou de ser uma região exportadora de mão-de-obra para fixá-la e fomentar ainda mais o crescimento. Maceió tem uma presença forte dentre as possibilidades de investimento.

Que fatores colocam Maceió na rota do Franchising?

As obras estruturais, de modernização e dragagem trouxeram competitividade ao Porto de Maceió, permitindo que embarcações maiores utilizem as instalações.

Um porto moderno, com mais vazão e agilidade, atrai mais movimentos de exportação e incrementa a economia local como um todo, principalmente em serviços. O turismo é muito beneficiado, com mais navios de cruzeiros, impulsionando também o comércio local.

Para termos uma ideia, ocorreu um aumento de 52% no número de turistas através de cruzeiros em Maceió na temporada 2017/2018 quando comparado à temporada 2016/2017.

Outro acontecimento de grande importância é a concessão do aeroporto internacional de Zumbi dos Palmares, um fato essencial para melhorar as condições da cidade para receber mais voos nacionais e internacionais.

Como podemos ver, as perspectivas são excelentes para o desenvolvimento de Maceió, principalmente no turismo.

Quais são segmentos de Franchising podem se destacar em Maceió?

franquias

Analisando resultados do terceiro trimestre de 2018 e comparando com o mesmo período de 2017, podemos observar que o Nordeste cresceu – ao contrário do Sul e do Sudeste que recuaram – e chegou a 15,4% de participação no faturamento do setor.

O mercado de franquias será bastante afetado, de forma positiva, e os segmentos com potencial são muitos quando as mudanças afetam comércio e serviços e em torno de atividades tão intensas e estratégicas como a portuária e o turismo. 

Mas podemos destacar três onde o sucesso será garantido.

Franquias de Construção

Desenvolvimento econômico, população crescendo e aumento do poder de consumo: o sonho do imóvel próprio sempre estará entre os objetivos de quem vive nessa realidade.

O setor de Construção Civil é uma cadeia que compreende uma série de atividades, mas o de Aluguel de Equipamentos se beneficiará muito da retomada de construções novas e de reformas, além dos investimentos em imóveis comerciais.

Outro fator positivo é a política das construtoras de não adquirir equipamentos, preferindo o aluguel para evitar o compromisso financeiro com pagamentos e ativos que depreciam rapidamente.

Franquias de Turismo

Quando falamos de Maceió, investir em turismo parece óbvio. Porém, as condições se apresentam favoráveis para um crescimento real do setor e pulverizado entre vários níveis.

Certamente as grandes redes hoteleiras serão beneficiadas, mas as Franquias de Turismo estarão na ponta da cadeia. O importante aqui é o uso maciço do mundo digital para divulgar os serviços, especialmente para eventos contratados localmente ou pelo site da franquia.

Franquias

Franquias de Idiomas

Um cenário com empresas internacionais atuando em setores estratégicos, atraindo uma série de empresas relacionadas e com o crescimento do turismo é o ideal para aumentar a oferta de empregos. E aqui falamos de uma questão delicada: o domínio do inglês.

O idioma universal deixou de ser algo desejável em currículos; o mercado de trabalho tem muita oferta de profissionais e, por esse motivo, está mais exigente. Vagas de todos os níveis exigem domínio e até fluência, principalmente de Inglês..

Além disso, com a retomada da confiança no consumo, muitas famílias poderão investir no preparo de seus filhos para as oportunidades futuras. Como vemos, uma Franquia de Cursos de Idiomas é um negócio com um mercado grande para conquistar!

Gostou deste artigo?

Esperamos que este artigo tenha ajudado você na importante decisão de investir seu futuro profissional em uma Franquia!

Quer conhecer mais?

Veja nossos outros artigos sobre Franquia e Empreendedorismo.

Sucesso!

Franquias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios