Franquias: 5 pontos fundamentais de sucesso
Vender uma marca já reconhecida, com todo o suporte de gestão e operacional da franqueadora são fatos que já tornam as Franquias, há anos, um modelo de negócio atraente para quem quer investir em um negócio com mais segurança, mais eficácia e possibilidades de lucros maiores em um menor prazo. Porém, como todo investimento de alto valor, uma Franquia sempre deixará uma pergunta na mente do empreendedor: o que fazer para ser bem-sucedido?
As chances de sucesso com uma Franquia são grandes, mas exigirão dedicação, muitas horas de trabalho, total disponibilidade e uma série de habilidades e competências. Mesmo assim, na correria do dia a dia, pode surgir a dúvida se tudo que é preciso está presente.
Alguns pontos são fundamentais para que o seu desempenho em uma Franquia já comece a partir de um nível mais alto. Eles traduzem a essência de uma gestão eficiente e são a base para que todas as rotinas fluam da melhor forma.
Vamos falar de algumas dicas que ajudam a ter sucesso com uma franquia. E saiba que temos mais recomendações no nosso blog para aumentar o sucesso do seu investimento.
Ainda está escolhendo a sua Franquia? Veja esses passos que podem ajudar você!
1 – Entenda e invista na relação com a franqueadora
Parceria é a palavra-chave deste relacionamento: cada lado terá uma série de direitos e deveres e o cumprimento deles aumenta muito as chances de sucesso em todas as etapas que surgirão no trabalho diário.
É um casamento que se pretende que seja de longa duração e que ambas as partes estejam motivadas.
Para que isso aconteça é importante que o franqueado entenda as condições antes de fechar a compra de uma franquia, pois não terá a liberdade que existe em um negócio começando do zero.
Diversos aspectos são determinados pela franqueadora porque fazem parte da imagem e das normas de qualidade do produto que, por fim, vão impactar na imagem e na performance.
O que parece um limitador na sua atuação como empreendedor, pode tornar-se o maior aliado: dedicar-se mais à prospecção e o relacionamento com os clientes e as negociações.
Conversar com franqueados e ex-franqueados é uma boa dica para conhecer melhor o estilo de gestão da franqueadora, não só antes de fechar a compra, mas também no dia a dia.
2 – Reavalie sempre o seu estilo de gestão
É natural que a grande maioria dos investidores em Franquias seja de profissionais com experiência no mundo corporativo. Eles têm habilidades e competências adquiridas que serão muito úteis para a gestão de uma unidade franqueada.
Em muitos casos, a experiência no mercado de trabalho empresarial é uma exigência de perfil, como acontece com as Franquias de Consultoria, onde o produto é o seu próprio conhecimento.
É uma grande base, porém é importante perceber quais habilidades devem sobressair na sua gestão dos funcionários e no relacionamento com os clientes, que linguagem é a mais adequada com cada perfil e o que você precisa aprimorar – por exemplo, estudar mais sobre finanças ou aperfeiçoar suas técnicas de vendas.
Não parar de estudar é uma dica importante: não só as inovações que a franqueadora vai criar, mas também aquelas que ajudem você a gerenciar melhor o negócio como um todo.
3 – O espírito de liderança é fundamental
Podemos ter experiência em ser líder de equipe de uma empresa, porém tudo muda quando somos o líder do próprio negócio. A responsabilidade aumenta e, muitas vezes, a insegurança surge.
É preciso motivar os funcionários, mostrando a importância de trabalharem pelo sucesso de uma marca com reais chances de sucesso e resultados positivos para todos.
Quais os princípios básicos da liderança em uma Franquia
- Incentive lideranças naturais entre os colaboradores para que elas facilitem a comunicação de valores e metas. Isso é especialmente importante se você tiver a intenção de abrir outras unidades da franquia, pois vai precisar de líderes nas suas unidades;
- Transmita com clareza a visão, os valores e a missão da sua franquia;
- Apoie a equipe nos treinamentos, participando sempre que for possível.
4 – Sua afinidade e o comprometimento com a marca são essenciais
A sua liderança positiva, reforçando a importância da marca e dos valores dela, é importante para o comprometimento de todos com a franquia.
Mas, como você pode chegar a esse nível de motivação antes da equipe? Certamente, tendo uma afinidade total com o que a sua franquia vende. Se você ainda tiver dúvidas antes de comprar a franquia, pense que você precisará defender a marca todos os dias, dentro e fora da loja ou do escritório.
Sua convicção será o grande advogado da marca e vai contagiar não só seus funcionários, mas também seus familiares e amigos, mostrando que você está motivado. Isso aumentará mais o seu comprometimento e as suas certezas sobre o investimento.
Dica: participar de eventos ligados ao mercado dos produtos da franquias é uma boa forma de estreitar a sua relação com a marca e reforça-la mais no dia a dia.
5 – O suporte da franqueadora é um fator de sucesso
Um dos maiores diferenciais de uma Franquia é o suporte que a empresa presta aos franqueados, desde a consultoria para abertura legal e montagem do estabelecimento até a operação diária, ajudando a solucionar problemas de gestão.
Além disso, a franqueadora fornece o Plano de Negócios e o Plano de Marketing, instrumentos fundamentais para a gestão do negócio. Contar com um suporte eficiente é fundamental para você sentir-se mais seguro e com mais certeza do sucesso.
Pesquise detalhadamente, antes de compra da franquia, qual é o suporte que será prestado. Basicamente, ele se compõe dos itens abaixo e cada marca acaba acrescentando mais alguns:
- Treinamentos de gestão e operacional da equipe;
- Consultor de campo;
- Manuais de apoio;
- Canais de atendimento (internet, telefone, e-mail);
- Canal de relacionamento (grupos de discussão, blog).
Gostou deste artigo? Esperamos que ele tenha orientado você sobre alguns pontos que são fundamentais para o sucesso de uma franquia.
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Sucesso!