3 segmentos de franquias que vendem qualidade de vida!
A grande predominância das Franquias, sem dúvidas, está no consumo de produtos e de serviços do dia a dia, porém existem segmentos que são fundamentais por serem parte da construção social e do atendimento de necessidades ligadas ao bem-estar e a saúde. Afinal, nem só de trabalhar e gerar riqueza que vivemos! Vamos falar de oportunidades para quem quer apostar no bem-estar e no desenvolvimento social das pessoas.
Em sociedades com milhões de pessoas cada vez mais pressionadas por resultados, compromissos e responsabilidades, elas também começam a buscar formas de conseguir qualidade de vida, de estarem bem física e mentalmente.
Isso pode ajudar muito na sua tarefa de escolher uma Franquia, afinal cada pessoa tem os seus valores para alcançar o bem estar – o que amplia bastante as opções!
Podemos pensar nas Franquias ligadas à qualidade de vida divididas em algumas grandes categorias:
1 – Franquias de Serviços Educacionais
São as franquias ligadas às mais variadas formas de ensino e estão na base da pirâmide de necessidades, juntamente com alimentação e saúde, e são fundamentais para cada pessoa se desenvolver da melhor forma e enfrentar os desafios profissionais.
- Educação regular (ciclos até o superior);
- Cursos de idiomas;
- Intercâmbio;
- Cursos preparatórios para exames e concursos;
- Cursos de extensão acadêmica, técnicos e profissionalizantes.
É um segmento que costuma ser pouco afetado por momentos ruins da economia, já que toda a construção de futuro, em diversas habilidades e competências, está baseada no ensino.
Um fato a destacar é a crescente importância das famílias para o investimento em educação dos filhos, o que amplia as oportunidades de sucesso com Franquias de Educação.
2 – Franquias de Saúde e Beleza
É um dos segmentos mais fortes do Franchising brasileiro, intimamente ligado às necessidades e desejos individuais de todos os brasileiros e, por isso, pode abranger muitas opções de franquias.
- Atividade física, esportes e danças;
- Serviços de estética e beleza;
- Cosméticos e perfumaria;
- Serviços médicos, odontológicos e laboratoriais;
- Artigos médicos e hospitalares (por exemplo, óticas);
- Farmácias e drogarias.
Uma característica marcante é a participação mais relevante do público masculino no consumo de serviços de estética e beleza. Isso amplia substancialmente o mercado potencial de consumidores.
3 – Franquias de Lazer e entretenimento
É um dos segmentos com o maior tíquete médio e também um dos mais afetados durante as crises econômicas. Porém, as pessoas buscam cada vez mais formas de se divertir, de aproveitar a vida enquanto cuidam das suas responsabilidades.
- Entretenimento em geral (cinema, teatro, shows, eventos);
- Serviços de entretenimento infantil (recreação, festas);
- Brinquedos e colecionismo;
- Agências de turismo;
- Hospedagem;
- Restaurantes e bares.
Os três últimos itens normalmente estão em classificações específicas (Turismo e Alimentação) mas também estão potencialmente ligados ao lazer.
O público infantil tem uma participação grande nesse segmento, não só pelo consumo direto em alguns nichos especificamente infantis, mas com o poder de decisão de consumo cada vez maior das crianças nas famílias – e este poder se destaca nas escolhas de lazer.
Quais são as características das Franquias ligadas à qualidade de vida?
Público grande
O que costuma ser o sonho de todos os franqueados pode ser tornar um pesadelo: é preciso definir com muito cuidado quais serviços você quer oferecer antes de escolher a franquia. Pensar em vários pode impactar a qualidade estratégica em todos.
Um caso típico são os salões de beleza: você quer atender mulheres e homens? Quer atender crianças? Quais serviços você quer se especializar? Essas e outras perguntas são fundamentais para desenhar o negócio que você tem mais afinidade e escolher a franquia.
Público muito exigente
Os clientes dos tempos atuais são mais exigentes em tudo que consomem, pois têm acesso a vários fornecedores e detalhes dos produtos através do mundo digital.
Porém, nas franquias ligadas à qualidade de vida é ainda maior essa exigência, pois estamos lidando com expectativas de segurança, conforto, autoestima e sociabilidade das pessoas. É essencial dedicar-se bastante no relacionamento com os clientes.
Recomendações são fundamentais
A melhor propaganda nessas franquias é o cliente recomendar seus serviços, já que ele atestará sua qualidade em algo que é íntimo a ele.
Portanto, invista muito no atendimento presencial, remoto e digital, nas instalações – devem dar o conforto que os clientes associam aos produtos – e principalmente na entrega do que ele está consumindo.
Estabilidade com a receita recorrente
Algumas ideias de negócios têm como característica a fidelização do cliente, tanto informal pela conquista com os serviços quanto formal com contratos de adesão e prestação de serviços. São os casos das franquias de educação e as academias.
Com isso, você pode garantir uma receita recorrente e ter um fluxo de caixa mais estável. Além disso, os programas de fidelidade e clubes de assinatura também são uma ótima forma de manter os clientes, principalmente nesses nichos onde os clientes também buscam a socialização com a frequência de uso.
Tíquete de médio e alto valor
Redes de franquias associadas à qualidade de vida operam com produtos e serviços que entregam satisfação, prazer e felicidade. Por esse motivo, o valor médio de venda fica entre o médio e o alto, dependendo do nicho.
Um ótimo faturamento médio, aliado a clientes felizes e fiéis é uma grande receita de rentabilidade e sucesso!
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Esperamos que tenha ajudado você a pensar na Franquia como uma forma de dar um salto de qualidade na sua carreira.
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Sucesso!