Marketing digital para empreendedores: como começar a colocar em prática
Poucas ferramentas são tão úteis quanto o marketing digital para empreendedores. Afinal, trata-se de uma vertente do marketing que é barata, de fácil de usar e com resultados mensuráveis.
Portanto, é importante que as empresas iniciantes saibam usar o recurso para conseguir clientes e ter um fluxo de rendimentos aceitável logo no começo da sua jornada. Se isso não for alcançado, aumenta-se o risco de falência nos primeiros anos. Afinal, a taxa no Brasil já é de 50% em 4 anos de atividade!
Portanto, é essencial aprender como usar o marketing digital para empreendedores. Quer aprender? Então siga a leitura abaixo!
Procure uma agência para trabalhar com marketing digital para empreendedores
Se houver recursos para investir, o ideal é contratar uma agência de marketing que seja capaz de trabalhar para a sua empresa e trazer os principais clientes que você vai precisar.
O ideal é que essa agência seja de algum lugar próximo, para que você possa visitá-la. Portanto, se você estiver, por exemplo, na região de Campinas, idealmente deverá contratar uma agência digital em Campinas.
É claro que você pode acabar contratando uma agência de outra cidade ou estado e fazer reuniões por videochamada. No entanto, você pode ter uma sensação de segurança maior se tiver proximidade física com a agência.
Ter o apoio de um time profissional é importante pois reduz as chances de você desperdiçar tempo e recursos em ações que não são as mais vantajosas. No começo da sua empresa, isso pode ser essencial para garantir a sua longevidade.
No entanto, caso não seja possível, dá para tentar manter as primeiras ações por conta própria. Veja como a seguir!
Monte uma estratégia inicial com os recursos que mais fazem sentido
Se você for cuidar do seu marketing digital por conta própria, precisa iniciar usando as ferramentas que mais fazem sentido para o seu negócio. Afinal, provavelmente a grana é curta e a necessidade por resultados é urgente, não é mesmo?
Pensando nisso, um dos primeiros passos a seguir é entender quais ferramentas do marketing digital funcionam melhor para o seu negócio. Por exemplo, será que vale mais a pena investir no Google ou nas redes sociais?
Será que é mais interessante investir em tráfego pago para resultados imediatos ou o seu produto/serviço funciona melhor com tráfego orgânico?
Se você for trabalhar com redes sociais, quais são as mais vantajosas? O Facebook tem a maior audiência, mas o Instagram funciona melhor com produtos e serviços puramente visuais. Portanto, qual deles você deverá focar mais os seus recursos?
Ao responder essas e outras perguntas, você conseguirá determinar qual será a melhor estratégia para o seu marketing digital no começo. Então, poderá aprender como dominar essas ferramentas que você precisa para fazer suas primeiras campanhas.
Aprenda como lidar com algumas das demandas do marketing digital
Dominar o marketing digital para empreendedores não é fácil. Afinal, são muitas ferramentas diferentes e, no fim das contas, o empreendedor não é um publicitário. Ele só usará o que for interessante para o seu negócio.
Pensando nisso, é importante ter em mente que o marketing digital tem certas demandas. Por exemplo, é preciso investir dinheiro para ter resultados. Quanto será investido depende da sua empresa e do tipo de resultados que você quer, mas é difícil conseguir ter clientes sem investir nada.
É claro que sempre o investimento é inacessível. Hoje em dia, por exemplo, dá para ter os primeiros clientes com um investimento de R$50,00, R$100,00 no Facebook ou no Instagram. É pouco, mas já dá algum retorno inicial que pode ser reinvestido por você.
Além disso, é importante entender que o marketing digital é um complexo ecossistema com dezenas de ferramentas, cada uma com seu custo. Postar em um blog, por exemplo, não custa nada, a não ser que você contrate um redator para isso. No entanto, é importante ter um blog bem programado, com um bom servidor. Isso tudo custa dinheiro.
Fazer posts no Facebook também não custa nada, mas não é barato contratar alguém para fazer a gestão de mídias. Por isso, entenda o que é necessário para executar cada estratégia.
Comece a construir autoridade no Google aos poucos
O Google é a maior fonte de tráfego na Internet e você inevitavelmente precisará dele para poder conseguir clientes. Por isso, comece a construir autoridade nele o quanto antes.
De acordo com os maiores especialistas no assunto, há uma enorme correlação entre a autoridade do seu domínio e o seu posicionamento nos resultados de pesquisa. Portanto, se você quer ter resultados reais, precisa construir autoridade para que o seu site recebe tráfego constante.
Assim, você conseguirá montar uma estratégia que seja verdadeiramente lucrativa e que mantenha a sua empresa de pé na Internet.
Lembre-se, no entanto, que a construção de autoridade online leva tempo e, enquanto isso, você precisará de estratégias de curto prazo em ação.
E aí, gostou de aprender como colocar em prática o marketing digital para empreendedores? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!