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Como uma franquia pode se beneficiar com o marketing social

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Muitas pessoas podem não saber, porém o marketing social é um termo criado pelo guru Philip Kotler, que envolve uma série de ações para trabalhar questões de cunho cultural e social dentro de estratégias de engajamento com o público.

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Inclusive, o marketing como um todo vem passando por uma série de mudanças desde sua formalização, e muitas delas são criadas para acompanhar o movimento do mercado de indústria de embalagens de papelão, assim como qualquer outro, e do público-alvo.

Até pouco tempo atrás, o marketing era uma estratégia de convencimento, que lidava com um consumidor reativo que esperava algo que o interessasse passivamente.  Esse contexto entretanto está muito diferente. 

Em grande parte por conta do processo de transformação digital, onde diversos avanços tecnológicos começaram a fazer parte do dia a dia das pessoas, assim, o perfil de consumo acabou se tornando mais proativo, buscando informações relevantes sobre temas variados.

Com isso, o surgimento do Marketing de Conteúdo foi um divisor de águas. Agora, o cliente poderá consumir uma série de informações relevantes e material relacionado a seu problema ou necessidade, sem ser empurrado para uma compra.

As informações geradas pelo marketing de conteúdo acabam sendo importantes para o cliente que procura, por exemplo, por brindes corporativos, acompanhando-o em toda a jornada de compra e possibilitando um engajamento mais efetivo de suas ações.

Entenda mais sobre o Marketing Social

A evolução natural do marketing de conteúdo foi o marketing social, que leva o conteúdo um passo à frente. Criado ainda na década de 70, e entendendo que os princípios do marketing utilizados tradicionalmente poderiam também ser trabalhados para vender ideias.

Uma campanha de marketing social tem como principal foco eliminar um problema social, que pode estar relacionado a diversas dificuldades que podem ser otimizadas para favorecer a sociedade como um todo, por exemplo:

  • Saúde pública;
  • Transportes;
  • Trabalho;
  • Educação.

Além de uma série de outros problemas importantes, sendo uma fonte de reflexão que ajuda as pessoas que consomem em uma empresa de kit executivo personalizado, por exemplo, a pensarem sobre como estão lidando com pontos importantes de suas rotinas.

Os órgãos públicos costumam usar muito esse tipo de marketing para ações de conscientização, mas isso não é uma exclusividade deles.  Existem muitos benefícios em utilizar esse tipo de recurso, principalmente para uma franquia. 

Isso porque o público que é tocado pela campanha e consegue se identificar com a causa acaba fazendo parte dessa situação, e para uma franquia, isso significa ter uma visibilidade muito maior em toda a rede de distribuição.

Embora compartilhem uma série de elementos, o marketing social e o comercial possuem importantes diferenças. Enquanto o primeiro trabalha diretamente com a venda de um produto ou serviço, o outro trabalha diretamente nas causas sociais.

Por que realizar o marketing social?

O conceito de utilização de marketing social é muito importante para o mercado de placas de comunicação visual interna, assim como qualquer outro, uma vez que você acaba trabalhando melhor seu posicionamento e as ações de sua empresa.

Em uma era onde o consumidor é bombardeado com informações constantemente, saber se posicionar socialmente garante uma autoridade diferenciada no mercado, e pode fazer com que sua franquia se torne ainda mais conhecida.

Destacar-se de concorrentes é uma estratégia fundamental para esse tipo de ação, e você precisa se integrar adequadamente a esse novo mercado para conseguir permanecer relevante e aumentar seu potencial de negociação.

A responsabilidade social é um dos pontos mais importantes para o posicionamento de sua empresa no mercado, possibilitando até mesmo novas formas de trabalhar com material promocional de empresas, por exemplo, como os crowdfunding, por exemplo.

Nesse formato, você oferece um recurso em troca de investimento dos próprios clientes, que apoiarão causas em que acreditam e ajudarão a companhia a completar seu projeto, conseguindo se estabelecer no mercado.

Como sua franquia pode prosperar com marketing social?

Existem diversas maneiras de aproveitar o marketing social e garantir que sua franquia consiga conquistar uma estrutura mais adequada de atendimento, garantindo resultados mais efetivos nesse tipo de atividade.

Por conta disso, é preciso identificar os pontos ao qual sua companhia se comunica diretamente, uma vez que você deve trabalhar em uma causa que você acredita para conseguir resultados de qualidade com impressão de adesivos para parede ou outra ação.

Cada franquia no mercado segue uma série de padrões e referências que a tornam única no mercado, e por isso mesmo que duas franquias no mesmo segmento estejam tentando fazer atividades relacionadas a esse tipo de ação, os resultados podem ser diferentes.

Por isso, é importante conversar com seu franqueador antes de fazer qualquer tipo de atividade,  garantindo uma estrutura mais adequada para conseguir resultados expressivos em suas atividades. 

Planejamento estratégico

O primeiro passo para conseguir aproveitar com toda a qualidade esse tipo de ação é garantir um bom planejamento. Dessa forma, sua franquia terá uma ideia adequada de como e quando agir para conquistar bons resultados.

O planejamento é um processo muito importante para você conseguir resultados adequados em suas ações, e caso aconteça algum obstáculo ou problema no caminho, esse processo ajudará a identificar como seguir em frente e contornar a situação com qualidade.

Redes sociais

As redes sociais são uma excelente plataforma para conseguir trabalhar efetivamente no mundo digital. Todos os dias, milhões de usuários se conectam a estas plataformas para interagir com outras pessoas e empresas de balões para aniversário e diversos segmentos.

Cada uma das principais redes sociais tem seus próprios detalhes e ações que precisam ser trabalhadas, e é importante entender que você precisa de algumas ações especiais para garantir um resultado adequado com esse tipo de atividade.

O marketing social pode ser trabalhado de forma excepcional nas redes sociais, uma vez que existe uma série de interações possíveis de engajamento que tem um grande potencial de viralização.

A facilidade de compartilhamento de conteúdo garante que seu material seja espalhado para diversas redes de contato diferentes, garantindo uma divulgação mais efetiva de suas atividades de forma mais adequada.

Normalmente, o franqueador possui contas nas redes sociais para apresentar conteúdos relevantes para a marca como um todo, que pode ser trabalhado de diversas formas para todas as franquias de uma empresa em particular.

Entretanto, isso não impede que franquias tenham suas redes e consigam trabalhar de maneira mais direcionada com suas atividades.  Assim, as redes se tornam uma ferramenta importante para se posicionar. 

Porém, é preciso ter alguns cuidados quando você usa o marketing social, principalmente por conta da polarização que as redes sociais trazem em alguns elementos.

Posicionar-se deve ser algo que esteja de acordo com toda a franquia de controle de acesso digital, bem como qualquer outra, principalmente para evitar problemas com consumidores.

Inbound marketing

Hoje, a tendência de aproximar o consumidor da marca tem se tornado cada vez mais relevante. Por conta disso, é importante saber como utilizar esse tipo de ação com mais qualidade.

O inbound marketing é composto por uma série de atividades que buscam essa relação entre consumidor e marca de forma mais efetiva, garantindo mais qualidade nesse tipo de engajamento e garantindo novas atividades.

Este tipo de estratégia, por ser mais localizado, pode trabalhar de maneira mais adequada em cada franquia particularmente, criando ações muito mais efetivas para garantir uma estrutura mais adequada.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é muito importante para qualquer tipo de atividade, sobretudo em questões de marketing social. É preciso que você consiga apresentar suas ideias e seus objetivos para o público com qualidade.

Pensando nisso, usar esse tipo de ação é muito importante, garantindo uma atividade mais efetiva e garantindo uma compreensão maior, aproveitando para conseguir novas oportunidades de engajamento com seus consumidores.

Conversar com o franqueador é muito importante para criar esse tipo de atividade. Ele garante uma estrutura de qualidade mais ampla para conseguir aproveitar esse tipo de atividade e otimizar suas ações.

Ao franqueador, é importante criar um centro de suporte para os franqueados, sabendo lidar e trabalhar corretamente com esse tipo de atividade.  Dessa maneira, você tem uma estrutura mais adequada para trabalhar. 

O processo de franchising é muito importante para exercer as funções de maneira mais efetiva, e isso só é possível quando franqueador e franqueado trabalham juntos em busca de resultados mais efetivos para toda a rede.

Considerações finais

O marketing social é uma das ferramentas mais importantes para conseguir trabalhar com seus valores e seus objetivos integrados. No caso das franquias, é preciso que esse tipo de ação esteja corretamente alinhada com estas atividades.

Uma empresa que sabe utilizar esse tipo de ferramenta consegue se posicionar de maneira muito mais efetiva, garantindo um posicionamento mais adequado dentro do mercado em que está inserida.

As ações de marketing social ajudam a estimular a reflexão e o comportamento adequado de seus colaboradores, garantindo uma relação mais afetiva e próxima com os consumidores e aumentando seu potencial de engajamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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