O que todos precisam saber sobre franquias de alimentação?
- Publicidade -
Franquias de alimentação atualmente são uma das maiores responsáveis pelo crescimento da economia do país. Mesmo consolidado, esse mercado tem crescido cerca de 10% todo o ano e angariado cada vez mais clientes.
- Publicidade -
Isso significa não só que marcas conhecidas ganham mais espaço no mercado, mas também que outros tipos de redes de alimentação estão surgindo.
Veja o caso dos restaurantes de comida japonesa: até há algum tempo, a comida japonesa era considerada um alimento de um nicho específico.
- Publicidade -
Hoje, se tornou um tipo de alimento tão comum que shoppings e centros comerciais estão lotados de restaurantes japoneses. Mas como essas franquias funcionam e qual seu retorno financeiro? Abaixo você vai saber tudo isso.
Elas são divididas em dois tipos

As franquias de alimentação estão subdivididas em dois gêneros: as que vendem alimentos e as que vendem serviços na área. O primeiro tipo é basicamente composto de lojas focadas em determinados tipos de alimentos, como o caso de franquias de produtos orgânicos, que costumam vender frutas e verduras.
O segundo tipo são restaurantes que fornecem refeições aos seus clientes. Podem ser redes de fast-food como a marca McDonald’s, ou até mesmo franquias de refeições requintadas.
Em ambos os casos, os investidores de franquias precisam investir em um bom atendimento, mas o primeiro costuma focar em públicos de nicho, enquanto o segundo tipo abrange um público maior.
Tendências do mercado
No Brasil, as tendências das franquias de alimentação têm mudado e com isso, novos tipos de produtos estão surgindo. Atualmente, o ramo de alimentos saudáveis está em ascensão, de modo que lanchonetes veganas ou de produtos naturais estão ganhando espaço.
Um segmento que também está em destaque é o sorvete e o açaí. Cada vez mais procurado graças às suas propriedades energéticas, o fruto e o sorvete ainda ganharam destaque por ser muito saboroso.
Caso você vá em um shopping, facilmente encontrará um quiosque da franquia da McDonald’s, pois elas já estão tomando conta do mercado e fazem muito sucesso.
O faturamento das franquias
Em geral, as franquias de alimentação como a McDonald’s costumam apresentar um lucro que pode ir até 20% do valor investido. Trata-se de um valor considerável, principalmente quando se leva em conta os gastos apresentados por esse tipo de negócio.
Como franquias necessitam de um bom local para sua operação, não é incomum se gastar com altos valores no aluguel de um espaço em centros comerciais com grande fluxo de pessoas.
Outro detalhe importante é o quanto se gasta com o estoque de alimentos, que devem ser guardados em locais adequados para não perderem a validade.
Possibilidade de exportação
Um detalhe que chama atenção em relação às franquias de alimentos da McDonald’s é a sua capacidade de exportação de serviços ou produtos.
Não por acaso temos redes de fast-food como a marca McDonald’s em quase todo mundo: trata-se de um serviço procurado e que chama atenção de um grande público. Por isso, franquias bem administradas costumam atravessar fronteiras e se tornam um negócio mundial.
Isso prova como franquias de alimentação podem se colocar como um grande investimento a partir de uma gestão de qualidade.
Quer conhecer mais?
Veja nossos outros artigos sobre Franquia e Empreendedorismo.
Sucesso!