Franquias

3 causas da evasão escolar e como combatê-la em sua franquia de educação

Há algumas décadas, a educação brasileira vem enfrentando dificuldades crescentes que são, ao mesmo tempo, causas e sintomas de uma realidade estratificada e com valores sociais que desestimulam o aprendizado de crianças e adolescentes. Entre os muitos desafios enfrentados pelos profissionais da educação no Brasil, um dos maiores é a evasão escolar — a expressão máxima da insuficiência do modelo educacional vigente.

No artigo de hoje falaremos sobre as três principais causas da evasão escolar e explicaremos quais são as melhores maneiras de combatê-la. Preparado? Continue a leitura!

Fatores econômicos

Um dos principais porquês da evasão escolar é a necessidade de complementação da renda familiar. Muitas vezes as finanças domésticas apertam (realidade da maior parte da população brasileira) e os custos referentes à manutenção do jovem no ambiente escolar tornam-se insustentáveis — independentemente de serem alunos da rede pública ou privada, embora esse dado seja mais alarmante no primeiro caso.

Para solucionar esse problema, duas medidas são pertinentes

  • Estímulo ao desempenho escolar por meio de fornecimento de bolsas, prêmios e descontos para alunos que se destacam positivamente;
  • Aliança com instituições e empresas que ofereçam estágios remunerados para jovens — lembre-se de avaliar se tais atividades profissionalizantes agreguem, de fato, ao desenvolvimento intelectual do aluno.

Patologias psicológicas

O déficit de atenção e a dislexia acometem, pelo menos, 5% das crianças e também muitos jovens. Tais patologias afetam diretamente o rendimento escolar e podem resultar na evasão escolar quando instituições de ensino não oferecem um amparo consistente para os alunos que apresentam tais dificuldades. A capacidade de foco e atenção são requisitos básicos para o aprendizado efetivo — e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são fatores que comprometem esse processo.

Tais obstáculos psicológicos podem — e devem — ser diagnosticadas para que os devidos tratamentos sejam aplicados. Por isso, tanto para a promoção de um ambiente escolar mais inclusivo quanto para evitar a evasão escolar, promova um acompanhamento e monitoramento psicológico constante na sua franquia de educação. Ademais, é muito importante que todos os profissionais envolvidos conscientizem-se acerca dos sintomas, abordagens e direcionamentos adequados para cada caso. Para tanto, ofereça palestras ou cartilhas sobre o tema para todos os professores e funcionários.

Falta de interesse

Uma pesquisa sobre os motivos da evasão escolar realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), revelou que mais de 40% dos evadidos decidiram abandonar os estudos por falta de interesse no ambiente escolar — bem como nos conteúdos e na maneira como são reproduzidos. Ao contrário do que profere o lugar-comum que usualmente culpabiliza irrestritamente o aluno, tal estatística é um reflexo direto de um modelo educacional caduco e que desconsidera fatores básicos pertinentes à realidade do século XXI.

A escola, de maneira geral, tem assumido um papel incoerente com a realidade social e cultural da maioria dos alunos. A maneira como as matérias são lecionadas raramente convidam e estimulam o estudante a querer aprofundar nos temas. Portanto, as instituições que aspiram contrariar essa tendência devem buscar soluções de ensino mais interativas e que engajem o aluno ao ambiente escolar e ao que é ministrado.

Um método interessante para fomentar o interesse dos alunos é o cultivo do hábito de aplicar o ensinado na escola em contextos práticos. Excursões para museus para explicar referências e episódios históricos, aulas de campo que exemplifiquem conteúdos da física, biologia, química, matemática e geografia, aulas em laboratório e de atividades artísticas que fomentem o lado criativo e linguístico dos alunos, dentre outros.

Além disso, é importante ressaltar que o avanço tecnológico chegou a tal ponto que pouco (ou nada) adianta tentar eliminar a tecnologia da sala de aula. Em vez disso, aproprie-se das inúmeras alternativas que auxiliam e facilitam o ensino e a transmissão de informações e tornem a sua franquia de educação ainda mais estimulante.

Gostou das nossas dicas para evitar a evasão escolar? Tem alguma opinião ou dúvida sobre o tema que gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário e participe da conversa!

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios