Empreendedorismo

6 segredos para fazer um investimento de sucesso

Atualmente muitas pessoas buscam diversificar os investimentos financeiros, já que essa é uma maneira de aumentar as possibilidades de ganho e de diminuir os riscos nas operações. No entanto, para se fazer um investimento de sucesso é necessário bem mais do que isso.

São diversos os fatores que devem ser considerados na hora de fazer um investimento e para te ajudar a investir com segurança e sabedoria, nós vamos revelar alguns dos segredos neste artigo. Confira!

1) Identifique o nível ideal de risco nos seus investimentos

As instituições financeiras possuem testes que identificam qual é o seu perfil de risco. Isso te ajudará a eliminar alternativas e escolher a melhor opção de investimento. Seu perfil pode ser conservador, que é o que tem menos propensão a correr riscos; pode ser moderado, que já suporta um pouco de risco, mas apenas em um pequeno percentual dos investimentos; e o agressivo, que tenta fazer com que sua rentabilidade seja a maior possível, mas acaba se expondo mais às oscilações do mercado de investimentos.

2) Saiba o objetivo do seu investimento

Investir por investir é apenas guardar dinheiro. Defina metas como, por exemplo, uma grande viagem, a compra ou troca de um carro ou a aquisição de um imóvel. Outro fator que faz com que a falta de metas prejudique os seus investimentos é que, frente à primeira necessidade, os valores a serem consultados e resgatados serão os do investimento “sem destino certo”. Além de frear os seus ganhos, isso pode fazer com que você perca dinheiro.

3) Defina percentuais para renda fixa e variável

Com os riscos identificados, busque definir valores percentuais nas modalidades mais adequadas ao seu perfil. Normalmente, os conservadores tendem a investir quase a totalidade dos valores em renda fixa. Já os moderados e agressivos investem valores maiores na renda variável, o que pode fazer com que os ganhos sejam mais elevados, mas as perdas também podem ocorrer no mesmo nível.

4) Busque conhecimento financeiro

Procure entender como o mercado de investimentos funciona, leia bons livros sobre o assunto, aprenda sobre as modalidades disponíveis, os períodos de carência, as tabelas de rentabilidade e a tributação de cada investimento que te interessar. Somente com conhecimento você conseguirá realizar um investimento correto e que atinja em cheio as suas expectativas de rentabilidade.

5) Tenha paciência e disciplina

Se você se impôs uma meta de 5 anos e uma economia mensal de 10% do seu salário, conte com esse “pagamento” mensal como se fosse uma despesa fixa, uma obrigação a cumprir. No início, os investimentos contam com valores menores, o que faz com que o montante demore a render e crescer. No entanto, mantenha a paciência e a disciplina que em pouco tempo tanto os juros mensais quanto os montantes totais já serão suficientes para te estimular a economizar mais.

6) Mude se necessário for

Se você escolheu um investimento por causa do potencial nível de rentabilidade que ele te oferecia e definiu um prazo para analisar se o retorno estava satisfatório, faça isso com disciplina e de forma periódica. Se este nível de rentabilidade não for adequado para as suas expectativas, não hesite em mudar e buscar a sua segunda alternativa de investimento. Não há problema algum em mudar completamente seus investimentos realizados, mas não faça isso de maneira constante, pois seus ganhos serão reduzidos pelo imposto de renda constantemente pago.

Um dos fatores mais importantes para que você realize um investimento de sucesso é manter o foco. A disciplina em relação aos valores aportados e com relação à hora de mudança, se necessário, diferenciam aqueles que apenas guardam dinheiro dos que realmente investem.

E então, gostou deste artigo? Antes de concluir, deixamos uma última dica: para ter sucesso na sua jornada empreendedora, além de saber se você tem alguma destas características de um perfil empreendedor, é preciso manter-se constantemente atualizado e aprimorar as técnicas de gestão do seu negócio. Por isso, curta a nossa página no Facebook. Nela, você sempre acompanhará informações úteis para o dia a dia de um empreendedor. Te esperamos por lá!

 

Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios