Mercado de Franchising

5 dicas de gestão de franquias de sucesso

As franquias têm se mostrado como excelente alternativa para quem perdeu sua colocação nessa onda de desemprego que tomou conta do mercado ou, simplesmente, para aqueles que sonham ser donos do próprio negócio. Isso porque a sua taxa de mortalidade é significativamente menor, se comparada com negócios independentes. Afinal, as franquias são um modelo de negócio previamente testado e aprovado pelo franqueador, o que não significa necessariamente que não esteja sujeita a riscos.

Não basta apenas garantir o capital necessário para a compra da franquia e esperar que os lucros apareçam. É verdade que você conta com uma marca reconhecida, um mix de produtos aceito pelo mercado e um sistema de negócio consistente. No entanto, o sucesso só será possível com o seu esforço pessoal através do acompanhamento constante das operações.

Para ajudá-lo nessa missão, preparamos esse post com 5 dicas para uma gestão de franquias de sucesso.

Conheça-se

Antes de se decidir por uma franquia, pergunte-se: você está disposto a cumprir longas jornadas de trabalho (na maioria das vezes, bem maiores do que quem tem carteira assinada)? Tem disciplina para cumprir à risca um orçamento? Está disposto a correr riscos? Está preparado para fazer a gestão financeira, administrativa e operacional do seu negócio?

Quando fazemos o que gostamos, fica bem mais fácil encarar os desafios. Então, na hora de escolher uma franquia, pense nos seus gostos, nas suas aptidões, interesses e ambições. Veja se seu perfil está de acordo com as exigências da franqueadora. Tente encontrar um negócio que lhe traga, além de lucro, muita realização pessoal.

Conheça a operação

Quando você escolheu a franquia, tomou alguns cuidados: avaliou com cuidado a proposta de negócio, analisou o mercado e o potencial de crescimento do negócio para descobrir se era uma tendência passageira ou não; se era uma novidade ou uma ideia consolidada, etc.

Pois bem. Para fazer uma gestão eficiente, você também precisa adquirir um profundo conhecimento das operações. Só assim você será capaz de identificar os pontos críticos que garantem estabilidade ao negócio e mantêm os padrões definidos pela franqueadora, ou seja, garantem o cumprimento das regras do contrato.

E tem mais: quando se conhece com profundidade as operações, fica mais fácil fazer a gestão da equipe, aproveitar melhor o potencial de cada colaborador e ganhar a sua confiança

Acompanhe de perto seu negócio

Sabe aquele ditado: “é o olho do dono que engorda o gado”? Pois é. A atividade de gestão pressupõe um acompanhamento constante do negócio. De que maneira? Muna-se dos dados financeiros: conheça o seu fluxo de caixa, relatórios de custos e controle os indicadores: quantidade de vendas, ticket médio, taxa de conversão, etc.

Só com o monitoramento constante você será capaz de identificar eventuais necessidades de mudanças, tendências, pontos fortes e aqueles que deverão ser reforçados. Ter e fazer bom uso das informações pertinentes ao negócio facilita, inclusive, as negociações com a franqueadora.

Forme uma equipe “matadora”

Um dos maiores desafios de um líder é fazer uma gestão eficiente de pessoas. Por outro lado, o sucesso de qualquer negócio, em especial das franquias, está diretamente relacionado ao atendimento ao cliente feito com qualidade.

Sendo assim, cuide para que sua equipe seja formada por pessoas que tenham prazer em servir. Faça com que seus colaboradores compreendam que o sucesso de cada um depende do sucesso do negócio. E que o sucesso do negócio depende do empenho de cada um.

Cuide de seu desenvolvimento

Fazer uma gestão de franquias eficiente pressupõe lidar com as constantes mudanças do mercado e com as novas exigências que elas trazem. Esteja preparado para essas mudanças. Não se atenha apenas aos treinamentos realizados ou sugeridos pela franqueadora. Busque aprimoramento constante, leia, acompanhe o mercado e, principalmente, a concorrência.

Incentive também o aperfeiçoamento de sua equipe, crie em sua empresa um ambiente favorável à aprendizagem. Uma boa dica é a série Gestão Financeira, da TV Sebrae.

Com essas dicas, a gestão de sua franquia se tornará uma atividade mais eficiente e trará para você a tão sonhada estabilidade financeira. Viu como é possível fazer uma gestão de franquias de sucesso? Basta aliar conhecimento e empenho e logo você já estará fazendo planos de expansão!

E então, gostou deste artigo? Antes de concluir, deixamos uma última dica: para ter sucesso na sua jornada empreendedora, além de saber se você tem alguma destas características de um perfil empreendedor, é preciso manter-se constantemente atualizado e aprimorar as técnicas de gestão do seu negócio. Por isso, curta a nossa página no Facebook. Nela, você sempre acompanhará informações úteis para o dia a dia de um empreendedor. Te esperamos por lá!

Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios