Gestão de Pessoas: 12 dicas para sua franquia de escola de idiomas
A gestão de pessoas deve ser uma das preocupações mais importantes de um gestor. Afinal, são os colaboradores que geram resultados, alcançam metas, solucionam problemas.
Uma boa gestão garante um time sempre motivado e envolvido com as questões da empresa. No caso de uma franquia de escola de idiomas, que reúne uma equipe de colaboradores com diferentes perfis e necessidades, é ainda mais importante estar atento a esse ponto. Por isso, confira algumas dicas de gestão que farão toda a diferença no seu dia a dia.
Atue como um líder
Uma das principais funções da gestão de pessoas é estabelecer hierarquias e manter a equipe informada sobre as dinâmicas da organização, otimizando processos e facilitando os diálogos.
Nesse contexto, é essencial que o líder assuma uma postura adequada, se mostrando um mentor para a sua equipe e estando sempre disponível a orientar, auxiliar e tomar decisões relevantes para a equipe.
Confie nos colaboradores
Uma gestão eficiente prevê colaboradores confiantes e seguros de seus papéis e da sua importância para a organização. Pensando na dinâmica de sua franquia de escola de idiomas, por exemplo, é essencial que cada professor e membro da equipe administrativa entenda como aquele trabalho é importante para o alcance de resultados.
E isso só pode acontecer em um contexto de confiança plena, onde todos do seu time tenham autonomia para tomar decisões e atuar de acordo com suas habilidades e funções. Confie no seu time e acredite que eles farão o melhor pela empresa.
Saiba delegar funções
Liderar uma equipe não é tomar a responsabilidade toda para si, muito pelo contrário. Um especialista em gestão de pessoas sabe que é essencial saber delegar, dividindo tarefas, funções e responsabilidades a partir das características de cada profissional.
Busque conhecer o perfil de cada colaborador do seu time e descubra quais são as atividades que cada um executa com talento e sabedoria. A partir de então, delegue. Acompanhe sempre de perto a execução, mas confira autonomia para que cada um exerça o seu trabalho. E, claro, encontrando mais tempo para decisões estratégicas da empresa.
Estimule o trabalho em equipe
Um dos maiores desafios da gestão de pessoas é manter uma equipe em sintonia, trabalhando em busca dos mesmos objetivos e sempre se ajudando. Por isso, é sempre desejável que o gestor estimule o trabalho em equipe, organizando a rotina da empresa de forma a dar preferência a tarefas realizadas em duplas ou trios e encontrando formas de integrar o time, como eventos e reuniões informais.
Essa integração acaba gerando maior cumplicidade e confiança entre o time que assim, tende a ser mais produtivo e eficiente.
Dê feedbacks
Permita que os seus colaboradores saibam como estão trabalhando, crie uma cultura consistente de feedbacks na empresa. Em um prazo definido por você, de acordo com a demanda, converse com cada funcionário, apontando os pontos fortes e os pontos críticos do trabalho, quais são as atividades e tarefas que estão funcionando e o que precisa melhorar.
Claro que esse feedback deve ser feito com o maior profissionalismo possível, mas pode ter certeza que ele é de grande ajuda para a manutenção da produtividade da equipe.
Reforce a cultura da organização
A cultura de uma organização é um de seus bens mais valiosos. Trata-se de conjunto de valores, princípios e atitudes que ditam a rotina e os comportamentos internos.
Trabalhe sempre para disseminar essa cultura, garantindo que toda a sua equipe tenha consciência do que é importante para a empresa e das melhores formas de traduzir isso no trabalho.
Saiba ouvir
Esteja sempre disponível para ouvir os seus colaboradores, fazendo tudo o que está ao seu alcance para atender às questões deles. Seja uma pessoa aberta para as mudanças e para a opinião do outro.
Ao perceberem que têm espaço para se manifestar dentro da empresa, os colaboradores tendem a se sentir muito mais motivados e confiantes no trabalho.
Defina metas
Uma empresa sem metas e objetivos bem definidos tem poucas chances de alcançar o sucesso. Um bom líder é aquele que sabe aonde quer chegar, o que permite que ele trace um bom plano de ação, elencando os passos principais e as etapas a serem vencidas. Não se esqueça de compartilhar os seus planos com a sua equipe e estruturem juntos os passos da empresa rumo ao sucesso.
Seja uma inspiração
Para além de todas as funções objetivas de um líder, ele traz consigo também um cargo muito importante que é o de ser uma inspiração para a equipe. Nunca se esqueça disso!
É preciso estar atento às suas ações no dia a dia, adotando um comportamento semelhante ao que você gostaria que todos da sua equipe adotassem. Não se pode cobrar uma postura de alguém se você mesmo não a cumpre, certo?
Cuide do ambiente
Todo bom gestor sabe: um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença. E estamos falando tanto de termos práticos, como boas condições de iluminação, circulação de ar, mobiliário adequado, até questões subjetivas, como a leveza e um bom clima organizacional. É função do líder prezar pela construção do melhor ambiente possível para a sua equipe, cuidando de todos os detalhes.
Seja transparente
Um bom líder e gestor de pessoas é aquele que consegue conquistar a confiança e construir relacionamentos duradouros e sinceros com os seus colaboradores. E para isso, o diálogo e a transparência são fundamentais.
Converse com o seu time, compartilhe seus objetivos e expectativas e tenha sempre em mente que esse é o seu principal público, que deve receber as informações com prioridade e clareza.
Comemore as conquistas
Encontrar um tempo para celebrar as conquistas (pequenas e grandes) do dia a dia da sua franquia de escolas de idiomas é muito importante e serve como uma ótima alavanca para a motivação da sua equipe.
Por mais intensa e corrida que seja a rotina, faz toda a diferença comemorar quando as coisas acontecem da forma esperada, mostrando aos seus colaboradores que o trabalho e o esforço de cada um está trazendo bons resultados.
A gestão de pessoas é realmente um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma organização. Para ver a sua franquia de escolas de idiomas despontando no mercado e até se tornando referência para o público geral, é essencial adotar algumas mudanças, pensando sempre no bem-estar e na satisfação dos seus colaboradores, sejam eles professores, do setor administrativo, financeiro ou de serviços gerais.
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