Mercado de Bares Distribuição de Bebidas Cresce no Brasil
Com toda certeza você já consumiu alguma bebida, alcoólica ou não, por que elas estão presentes em praticamente todas as reuniões de família ou encontro entre amigos.
Isso nos mostra que a procura por esses produtos é grande em todo lugar, assim como a concorrência.
Para você ter uma ideia, somente o mercado de distribuição de cervejas movimenta mais de 70 bilhões de Reais todos os anos.
Isso representa 1,6% do PIB,de acordo com informações da Fundação Getúlio Vargas.
Apesar de ser um ramo bastante concorrido, ainda há espaço para novos empreendimentos.
Mas você precisa planejar o seu negócio para poder concorrer com as empresas que já estão no mercado há mais tempo.
Vale a Pena Montar um Bar?
Atualmente os bares procuram se destacar através de uma decoração temática, cardápios específicos para cada dia e programações musicais.
Esse mercado movimenta muito dinheiro e é responsável por mais de 5 milhões de empregos diretos.
São mais de 2 milhões de micro e pequenas empresas atuando nesse segmento em todo o país.
É possível escolher entre vários modelos de negócio, do botequim ao bar temático.
O mercado de bares é gigante e tem boas perspectivas a curto, médio e longo prazo devido ao aumento de poder aquisitivo.
De acordo com a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) esse setor conta com mais de 350 mil estabelecimentos e movimenta cerca de R$ 4 bilhões por ano.
Ainda segundo a associação, apenas 15% dos bares que são abertos sobrevivem após 2 anos.
Vários fatores contribuem para esse quadro, mas a grande concorrência neste ramo exige criatividade e bom faro de negócios do empreendedor.
Tendência do Mercado de Bebidas
Antes de tudo, entenda a dinâmica do mercado, antes mesmo de pensar em abrir uma empresa nesse ramo.
O papel do depósito de bebidas é fazer a ligação entre o produtor e o consumidor final.
No Brasil são comercializados mais de 10 bilhões de litros de cerveja anualmente e hoje, somos o 4º mercado do mundo em consumo.
Isso significa muito, pois ficamos atrás apenas de China, Estados Unidos e Alemanha, conforme o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, SINDICERV.
Quanto aos clientes, são, em grande parte, jovens das classes C, D e E com baixo poder aquisitivo, sendo que a maior parte está em São Paulo.
Um fato importante é que a Lei 11.705, “Lei Seca”, alterou o Código de Trânsito Brasileiro e provocou um aumento nas vendas de cervejas sem álcool.
Atualmente, há por volta de 42 fábricas no país que são responsáveis por 37 mil empregos diretos, e outros 100 mil indiretos.
Considerações Finais
Visite as distribuidoras de bebidas localizadas na região que você tem interesse de abrir a sua e veja como eles estão atuando.
Identifique os pontos fortes e fracos e pense como você poderá se diferenciar dentro do mercado para atrair e fidelizar os clientes.
Seu depósito pode atender somente consumidores finais ou realizar parcerias e fornecer bebidas para restaurantes, bares, empresas de eventos e lanchonetes.
Caso você venda para restaurantes é quase certo que esses clientes queiram receber a bebida diretamente no local.
Isso acaba gerando um esforço maior com a finalidade de atender às expectativas dos clientes.
Portanto, a venda para restaurantes acaba consumindo muitos recursos da empresa como tempo e dinheiro, mas talvez essa não seja esta a melhor alternativa.
Esse é um negócio que exige muito trabalho e bastante criatividade para fidelizar os clientes.
Você precisa definir quais bebidas serão vendidas inicialmente em sua loja, pois assim vai facilitar o gerenciamento do estoque e a compra com fornecedores.
Defina, por exemplo, se a sua distribuidora vai focar em nichos como o de cervejas artesanais ou vai trabalhar com maior variedade de bebidas.
Embora alguns empreendedores achem desnecessário, decisões como essa precisam ser tomadas a partir de um estudo do seu público-alvo.
Descubra a faixa etária do seu público, renda média e hábitos alimentares da sua localidade, pois assim vicê vai ter mais chances de se destacar da sua concorrência.
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