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Mercado de Bares Distribuição de Bebidas Cresce no Brasil

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Com toda certeza você já consumiu alguma bebida, alcoólica ou não, por que elas estão presentes em praticamente todas as reuniões de família ou encontro entre amigos.

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Isso nos mostra que a procura por esses produtos é grande em todo lugar, assim como a concorrência.

Para você ter uma ideia, somente o mercado de distribuição de cervejas movimenta mais de 70 bilhões de Reais todos os anos.

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Isso representa 1,6% do PIB,de acordo com informações da Fundação Getúlio Vargas.

Apesar de ser um ramo bastante concorrido, ainda há espaço para novos empreendimentos.

Mas você precisa planejar o seu negócio para poder concorrer com as empresas que já estão no mercado há mais tempo.

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Vale a Pena Montar um Bar?

Atualmente os bares procuram se destacar através de uma decoração temática, cardápios específicos para cada dia e programações musicais.

Esse mercado movimenta muito dinheiro e é responsável por mais de 5 milhões de empregos diretos.

São mais de 2 milhões de micro e pequenas empresas atuando nesse segmento em todo o país.

É possível escolher entre vários modelos de negócio, do botequim ao bar temático.

O mercado de bares é gigante e tem boas perspectivas a curto, médio e longo prazo devido ao aumento de poder aquisitivo.

De acordo com a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) esse setor conta com mais de 350 mil estabelecimentos e movimenta cerca de R$ 4 bilhões por ano.

Ainda segundo a associação, apenas 15% dos bares que são abertos sobrevivem após 2 anos.

Vários fatores contribuem para esse quadro, mas a grande concorrência neste ramo exige criatividade e bom faro de negócios do empreendedor.

Tendência do Mercado de Bebidas

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Antes de tudo, entenda a dinâmica do mercado, antes mesmo de pensar em abrir uma empresa nesse ramo.

O papel do depósito de bebidas é fazer a ligação entre o produtor e o consumidor final.

No Brasil são comercializados mais de 10 bilhões de litros de cerveja anualmente e hoje, somos o 4º mercado do mundo em consumo.

Isso significa muito, pois ficamos atrás apenas de China, Estados Unidos e Alemanha, conforme o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, SINDICERV.

Quanto aos clientes, são, em grande parte, jovens das classes C, D e E com baixo poder aquisitivo, sendo que a maior parte está em São Paulo.

Um fato importante é que a Lei 11.705, “Lei Seca”, alterou o Código de Trânsito Brasileiro e provocou um aumento nas vendas de cervejas sem álcool.

Atualmente, há por volta de 42 fábricas no país que são responsáveis por 37 mil empregos diretos, e outros 100 mil indiretos.

Considerações Finais

Visite as distribuidoras de bebidas localizadas na região que você tem interesse de abrir a sua e veja como eles estão atuando.

Identifique os pontos fortes e fracos e pense como você poderá se diferenciar dentro do mercado para atrair e fidelizar os clientes.

Seu depósito pode atender somente consumidores finais ou realizar parcerias e fornecer bebidas para restaurantes, bares, empresas de eventos e lanchonetes.

Caso você venda para restaurantes é quase certo que esses clientes queiram receber a bebida diretamente no local.

Isso acaba gerando um esforço maior com a finalidade de atender às expectativas dos clientes.

Portanto, a venda para restaurantes acaba consumindo muitos recursos da empresa como tempo e dinheiro, mas talvez essa não seja esta a melhor alternativa.

Esse é um negócio que exige muito trabalho e bastante criatividade para fidelizar os clientes.

Você precisa definir quais bebidas serão vendidas inicialmente em sua loja, pois assim vai facilitar o gerenciamento do estoque e a compra com fornecedores.

Defina, por exemplo, se a sua distribuidora vai focar em nichos como o de cervejas artesanais ou vai trabalhar com maior variedade de bebidas.

Embora alguns empreendedores achem desnecessário, decisões como essa precisam ser tomadas a partir de um estudo do seu público-alvo.

Descubra a faixa etária do seu público, renda média e hábitos alimentares da sua localidade, pois assim vicê vai ter mais chances de se destacar da sua concorrência.

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