Empreendedorismo

Conheça 5 dicas essenciais para um novo empreendedor

Muitas pessoas têm dentro de si o espírito empreendedor. Entretanto, na hora de começar a empreender, travam com medo de falhar. Abrir um negócio é sair da zona de conforto e lidar com cenários nebulosos e de incertezas. Nessa hora, sempre bate uma ansiedade enorme.

Sim, existem muitas dificuldades e o mundo não é cor-de-rosa. Mas existem também muitas formas de se proteger para qualquer imprevisto e se blindar de muitas situações que podem atrapalhar seu caminho rumo ao sucesso do seu negócio próprio.

Para isso, a melhor arma é traçar um bom plano de negócio. Apenas planejando cada uma das etapas do seu empreendimento, analisando o cenário, os custos, os diferenciais, dentre outros quesitos, o empreendedor pode ter uma visão macro do negócio.

Separamos, a seguir, cinco dicas essenciais para quem está iniciando um novo empreendimento. Acompanhe!

1- Conheça o dia a dia do negócio

Como se faz isso? Visite lojas semelhantes, converse com os donos, veja qual a movimentação e o tipo de público. Além de essa dica ser bem prática, aqui ressaltamos a importância de analisar o panorama por uma visão mais teórica. Estude sobre a área em que você pretende atuar.  As pessoas normalmente leem muito pouco sobre a gestão de negócio. A leitura é uma orientação indispensável para quem almeja o sucesso.

2- Tenha alguém para te estimular

Um modo de não desistir diante das primeiras dificuldades é dividir o fardo e as angústias com alguém, muitas vezes personificado na ideia do sócio. Os brasileiros ainda possuem certo preconceito com dividir poder. Mas ter uma pessoa para dividir a jornada de trabalho é recompensador. Colocando na balança, na maioria das vezes, é vantajoso.

Duas pessoas à frente de um empreendimento compartilham muitas vezes as habilidades necessárias e debatem quais são as alternativas possíveis caso a caso. Além, é claro, de motivarem um ao outro no dia a dia.

3- Trabalhe duro

O preço de ser bem sucedido é alto porque sempre é necessário sacrificar alguma coisa. Para muitas pessoas, esse pensamento traduz-se em trabalha muitas horas semanais. Mas na verdade, trabalhar duro é ser produtivo e se concentrar nas suas metas e nos seus ideais. Teste seus limites e procure desenvolver seu lado produtivo.

No entanto, lembre-se que criatividade sofre quando está muito cansado ou se trabalha muito. Isso pode ser um tiro no pé, afinal, ela é uma das maiores aliadas na hora de encontrar as soluções necessárias para alçar seu negócio para outro nível.

4- Tenha paciência

Os resultados e os lucros não acontecem por acaso. Muito menos do dia para a noite. O segredo é a persistência, estimulada pela objetividade no estabelecimento de metas. Isso é, provavelmente, o mais difícil. Afinal, um empreendedor novo normalmente não tem experiência para saber qual o melhor caminho percorrer. Aqui entra de novo a importância do plano de negócio. Com ele em mãos, fica mais fácil descobrir por aonde ir. Dito isso, esforce-se para cumprir as suas metas.

5- Mantenha o foco

Gerenciar o próprio tempo pode ser uma tarefa bem complicada. Todas as horas surgem algum imprevisto (mesmo que seja seus amigos te chamando para o Happy Hour) que faz com que suas tarefas sejam adiadas. Nesses momentos, lembre-se das palavras de Steve Jobs: “foco é dizer não”. Escolha quais são os eventos que merecem realmente contar com a sua presença. E seja sincero: diga que, no momento, tem outras prioridades.

E então, gostou deste artigo? Antes de concluir, deixamos uma última dica: para ter sucesso com seus investimentos é preciso manter-se constantemente atualizado em relação as melhores oportunidades. Por isso, curta a nossa página no Facebook. Nela, você sempre acompanhará informações úteis para o investidor em busca de informações sobre oportunidades no mercado de franquias. Te esperamos por lá!

 

Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios