Empreendedorismo

Veja 6 erros comuns ao empreender e saiba como evitá-los

Se você está pensando em empreender ou já começou sua jornada, com certeza sabe que iniciar um novo negócio é um grande desafio que demanda dedicação e força de vontade. Para ter um negócio de sucesso, é preciso ter paixão, estudar bastante e não ter preguiça de trabalhar.

Alguns erros ao empreender, porém, farão parte do seu caminho, e é fundamental que você extraia lições deles para não voltar a cometê-los. Melhor ainda se você aprender com o erro dos outros.

Por isso, vamos conversar sobre alguns dos erros mais comuns cometidos por empreendedores e como contorná-los.

1) Não ouvir a opinião dos outros

Empreendedores, principalmente aqueles que lidam com negócios inovadores, ouvem muitas palavras de desestímulo. São pessoas que não têm a sua visão e, na maioria das vezes, nem fazem isso por mal – elas estão legitimamente preocupadas com seu futuro.

Nem por isso você deve radicalizar e deixar de ouvir opiniões alheias. Todo bom empreendedor deve aprender a filtrar os conselhos que recebe e usá-los para aprimorar sua empresa ou seu modo de gestão.

2) Atuar na ilegalidade: um grave erro ao empreender

A complicada burocracia brasileira é um convite para atuar na ilegalidade, mas você deve evitar esse erro.

Ilegalmente, seu negócio fica impedido de crescer e perde vários benefícios que o CNPJ oferece, como emissão de nota fiscal, condições especiais para compras, empréstimos a juros menores e abertura de conta corrente para pessoa jurídica.

Dependendo do tamanho do seu negócio, você pode aderir ao cadastro de Microempreendedor Individual (MEI) ou ao Simples Nacional, dois programas do governo federal que reduzem a burocracia para pequenos negócios e facilitam o pagamento de impostos. Não deixe de verificar! Atuar ilegalmente é um dos grandes erros ao empreender.

3) Ter uma gestão financeira desorganizada

A desorganização das finanças leva inúmeras empresas à falência todos os anos, por isso é importante controlar seu fluxo de caixa e mantê-lo de forma saudável. Nessa hora, um contador pode ser um profissional valioso para o seu empreendimento.

Um erro comum de empreendedores iniciantes é confundir o dinheiro da empresa com o seu próprio dinheiro. São coisas diferentes: você jamais deve usar a empresa como sua carteira! O salário do empreendedor é o seu pro labore, e todo o resto é dinheiro da empresa e deve ser tratado como tal.

4) Não buscar capacitação e conhecimento

Todo empreendedor deve aprimorar seus conhecimentos constantemente. Acredite: isso não é um chavão empresarial, é um fato. É fundamental conhecer e aplicar técnicas de administração, marketing, gestão financeira, gestão de pessoas, entre outras áreas, para que sua empresa cresça de forma sustentável.

A internet tem um riquíssimo conteúdo sobre gestão. Além do nosso blog, você encontra conteúdo de qualidade no SEBRAE, que oferece uma série de cursos gratuitos e a distância por meio da plataforma EAD Sebrae. Aproveite isso e não caia no erro de empreender sem conhecimento.

5) Desistir no primeiro fracasso

Steve Jobs, Walt Disney, Edmilson Amorim, Richard Branson: o que esses nomes têm em comum? Duas coisas: todos eles são ou foram empreendedores de sucesso, e todos eles fracassaram antes de alcançarem o êxito.

É comum que empreendedores se sintam desestimulados ao ver um negócio fracassar, mas isso deve ser passageiro. A experiência adquirida com um negócio que não deu certo com certeza não será em vão. Use-a para aprimorar suas habilidades, corrigir erros e, então, dar mais um passo em busca do sucesso.

6) Acreditar no mito do glamour empreendedor

Um fenômeno recente no mundo inteiro é chamado de empreendedorismo de palco, em que pessoas fazem dinheiro vendendo a ideia de que o empreendedorismo é glamouroso, cercado de luxos e que o sucesso vem fácil. Não acredite nessas bobagens! Além de mito, esse pensamento é um grave erro para quem quer empreender de verdade.

A vida do empreendedor é de trabalho duro, provavelmente mais trabalho do que você teria como funcionário de uma empresa. Você vai passar noites acordado pensando em soluções e preocupado com problemas. Acreditar no contrário gerará frustração.

Por outro lado, a satisfação de ver seu negócio prosperar e seus planos darem certo é indescritível. Foque nos seus objetivos, defina onde você quer estar no futuro e trabalhe muito para colher seus frutos. Esse é o segredo do sucesso.

 

E então, gostou deste artigo? Antes de concluir, deixamos uma última dica: para ter sucesso com seus investimentos é preciso manter-se constantemente atualizado em relação as melhores oportunidades. Por isso, curta a nossa página no Facebook. Nela, você sempre acompanhará informações úteis para o investidor em busca de informações sobre oportunidades no mercado de franquias. Te esperamos por lá!

Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios