Franquias

Marketing digital para franquias: conheça as estratégias mais eficazes

O marketing digital se tornou algo essencial para qualquer tipo de negócio nos dias atuais, inclusive para redes de franquias. No entanto, com tantas estratégias de disponíveis, quais realmente são as mais eficazes para este tipo de negócio?

Se essa também é sua dúvida, antes de tudo é importante entender que o marketing digital é uma necessidade para franquias nos dias atuais.

Isso porque, para expandir a rede, fortalecer a marca e atrair mais franqueados, é necessário ter uma boa presença online.

Para atender a essa demanda, hoje existem diversas estratégias e ferramentas de marketing digital que conseguem obter excelentes resultados por serem muito úteis e eficazes. Saiba um pouco sobre cada uma delas e aprenda como elas irão trazer resultados para o seu negócio. Confira a seguir! 

Principais estratégias e ferramentas de marketing digital para franquias

Com as ferramentas de comunicação que temos acesso hoje em dia, se tornou muito mais eficaz de se atingir potenciais clientes. Afinal de contas, para as utilizá-las, antes é necessário se fazer um bom planejamento. 

E quando falamos em franquias, é necessário tanto atrair e conquistar novos investidores para que se tornem franqueados, quanto para apresentar a marca ou o ponto de venda para os novos consumidores.

Para atingir o seu público-alvo através das estratégias de marketing digital,   confira abaixo quais são as mais eficazes para franquias: 

  • SEO

Aparecer nos resultados de busca do Google é a principal estratégia de marketing digital. Quando os seus potenciais clientes fazem pesquisas no site de buscas, é muito importante que a sua franquia apareça disponíveis para eles. 

Vamos supor que alguém pesquisa por “franquias de tecnologia” e esse é exatamente o seu tipo de negócio.

Caso você não invista em técnicas de SEO em seu site, logo ele não irá aparecer nas melhores posições dos resultados de busca, ou pior, nem aparecer.

Por esse motivo, é muito importante que exista um bom planejamento de SEO, ou seja, que o seu site esteja de acordo com todas as regras estabelecidas pelo Google. Essas regras incluem: uso de palavras-chave, imagem com nome e tag, meta-description, linkagem interna, entre outras. 

  • Google Adwords

Algumas pessoas se confundem e não sabem exatamente o que é o Google Adwords. Trata-se de uma ferramenta do Google utilizada para se fazer “publicidade” através de  “leilões” de palavras. 

Ainda utilizando o exemplo citado acima, vamos supor que você quer atingir um determinado número de novos acesso em seu site.

Ao colocar a palavra “franquia de tecnologia” em sua campanha de Adwords, ela terá um valor por clique, que varia de acordo com popularidade da palavra-chave.

Depois de configurar e investir o dinheiro que você deseja na campanha, quando os usuários fizerem pesquisas, o seu site aparecerá nas áreas de publicidade, que possuem destaque nos resultados de busca. 

  • Redes sociais

Elas se tornaram um dos melhores canais de comunicação para negócios e conseguem criar uma excelente relação entre consumidores e empresas. No entanto, para que elas realmente consigam atingir os resultados necessário, é necessário entender muito bem como cada uma funciona e o público que atinge para definir o tipo de conteúdo, que deve ser de qualidade e atrativo.

No Instagram e no Facebook, por exemplo, é possível fazer publicações mais rápidas, divertidas e diárias. Já no LinkedIn, é necessário ter um foco mais empresarial, afinal trata-se de uma rede voltada para profissionais e negócios.

Em todas elas é possível fazer publicidade, ou seja, criar campanhas pagas para atingir o público-alvo, parecido com o Google Adwords. 

  • E-mail Marketing

Engana-se quem pensa que o e-mail marketing não é eficaz nos dias atuais, pelo contrário!

Dependendo do público e do tipo de abordagem que você utiliza no título e no conteúdo do e-mail, você poderá conseguir uma excelente taxa de cliques e conversão.

Lembre-se de que é essencial entender o perfil dos seus potenciais clientes e criar conteúdo que ofereça benefícios para eles, caso contrário, o e-mail não chamará atenção e não irá trazer conversão. 

Também é importante criar um design de qualidade e que passe profissionalismo para o leitor, sem falar do título, que deve realmente estimular que o usuário tenha interesse em abri-lo. 

Como aplicar as estratégias no sua franquia

Agora que você já sabe quais são estratégias de marketing digital mais eficazes, está na hora de colocá-las em prática!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre como elas funcionam, ou não sabe por qual deve começar primeiro, é muito importante que você busque pela ajuda de um profissional. 

Dessa forma, além de tirar as suas dúvidas, você ainda vai ter certeza de quais são as melhores opções para a sua franquia e assim conseguir planejar a alcançar as metas que tanto deseja.

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