Empreendedorismo

Empreendedorismo digital

A internet foi um marco na história do mundo, e podemos dizer que com ela tudo e todos se adaptaram às mudanças. O mercado está em constante avanço por conta da tecnologia e hoje o consumidor possui outras necessidades: acaba por consumir de maneira diferente da convencional. Portanto é necessário se adaptar, também, para não ficar na retaguarda.

Com todas as mudanças que a era digital proporcionou, o empreendedor teve de se adequar à outros comportamentos, e outras oportunidades acabaram por surgir. Hoje o empreendedorismo digital é uma ótima forma de construir sua empresa.

A Era Digital

A considerar que mais de 64% da população brasileira acessa a internet, vemos como o nicho digital é realmente uma grande oportunidade para os empreendedores.

Dados instigantes

Internet chega a três em cada quatro domicílios do país

A internet na palma da mão do brasileiros. Hoje o celular é um meio de acesso à Internet para 97,0% dos usuários.

Para quem procura um novo tipo de investimento, os números são um prato cheio.

Compras pela internet

De acordo com a pesquisa da PwC, 7 em cada 10 brasileiros efetua compras regulares na internet.

Especialistas dizem que compras pela web é uma tendência consistente no mundo inteiro, a frequência de compras no online cresce ano a ano.

Empreendedorismo digital

O modelo de negócio digital oferece tanto um produto quanto um serviço através de um meio digital. Há diversas formas de obter resultados.


Mas a competição ainda é acirrada. Portanto se destaca as ideias mais criativas. Encontrar seu nicho também é de grande importância nessa esfera. Falar diretamente com seu público para que você possa identificar necessidades e satisfazê-las com produtos e serviços de qualidade.

Mas o que é empreendedorismo digital?

Basicamente são negócios na internet, comercializando serviços ou produtos online, sem necessidade de investir em espaços físicos

Tipos de negócios digitais

O mundo conectado é vasto, assim como as oportunidades. É necessário muita pesquisa e dedicação antes de dar o passo a frente e começar um novo negócio.

Algumas ideias de empreendimentos digitais são:

  • Infoprodutos;
  • Programa de afiliados;
  • Criação de vídeos para a internet;
  • Comércio eletrônico;
  • Etc.

O que é preciso para começar seu projeto

Primeiramente escolha algo que você ame fazer ou tenha vontade de trabalhar com aquilo. E, claro, escolha algo que rentabilize e, ao mesmo tempo, agregue para seu cliente. Portanto a dica é escolher algo com que você se identifique.

Analise o público

Mire em um público específico para oferecer seu produto ou serviço.

Estude seu comportamento, observe dados específicos da jornada de compra desse público.

Ofereça uma solução

Além disso é necessário identificar um problema que você possa solucionar. Proporcione uma experiência de qualidade – do começo ao fim da compra. Você pode lucrar oferecendo uma solução incrível para um problema pessoal, profissional, etc.

Estude

É muito comum empreendedores digitais investirem tempo estudando recursos e estratégias antes de tirar o projeto do papel. Quanto mais conhecimento da área de negócios online, mais preparado para obter o sucesso.

Empreendedorismo digital: trabalhando Home Office

O que não faltam hoje são motivos para trabalhar remotamente. Principalmente para quem pretende empreender.


Desvantagens

Como tudo nessa vida: há desvantagens. Mas, claramente não são de grande peso. Confira algumas das desvantagens de trabalhar de casa como empreendedor:

  • É difícil: pois, como falado anteriormente, é necessário muito estudo, muita disponibilidade e investimento de tempo (inicialmente) para conseguir êxito;
  • Pode demorar para dar lucros: pois é necessário competir como todos que já estão pela web;;
  • Não há ganho fixo: portanto para quem depende de um pagamento fixo, é complicado esperar lucros apenas de seu empreendimento digital.

Vantagens

Já as vantagens podem influenciar na hora da decisão de abrir seu negócio online. Mergulhar no empreendedorismo digital oferece as seguintes vantagens:

  • Baixo investimento: uma empresa online necessita de menos de 90% do valor de investimento de um negócio físico;
  • Horários de trabalho mais flexível: não há necessidade de trabalhar em horário comercial, pelo menos na maioria dos casos, portanto é viável escolher seu melhor horário para trabalhar;
  • Mais qualidade de vida: no final das contas, quem decide pelo empreendedorismo digital está optando por trabalhar em seus próprios termos, aproveitar mais seu tempo livre para fazer atividades que agreguem em sua qualidade de vida, estar próximo de familiares ou mais disponível, se comparado à trabalhar a partir de um escritório.

Dicas de ouro para trabalhar de casa e se manter produtivo

Algumas dicas para que seu projeto seja um sucesso é:

Resumindo

Trabalhar de casa como empreendedor é possível e não necessita de grande investimento. Mas é preciso estudar seu público alvo, oferecer um produto de qualidade, estudar sobre marketing digital e obter conhecimento sobre venda de produtos e serviços digitais. Com bastante empenho e dedicação é possível!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo