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Funil de Vendas: guia prático para melhorar os seus resultados

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O mundo do marketing digital é repleto de técnicas e estratégias para personalizar a jornada do cliente. O funil de vendas é uma das mais famosas.

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Saber fazer o monitoramento de todo o processo de vendas é muito importante para conhecer o público a fundo.

Esse acompanhamento precisa se basear em certas diretrizes e, com o funil de vendas, as equipes de vendas e de marketing podem se dedicar com mais qualidade.

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Estamos falando de uma das etapas mais imprescindíveis para ter sucesso no ambiente digital e compreender melhor o percurso dos clientes, bem como os gostos em si.

Leia o texto a seguir para conhecer esse conceito, entender a metodologia dele, os resultados possíveis, critérios para usá-lo com consciência e dicas para vender mais.

Funil de vendas: o que é e como funciona?

Um consumidor interessado no preço palmeira real grande não vai encontrar a melhor oferta de uma hora para outra ou necessariamente adquirir a primeira encontrada.

Ele percorre todo um caminho desde o primeiro contato com uma floricultura até a ocorrência da venda em si.

O funil de vendas se trata do modelo padronizado desse caminho. Ele se divide nas seguintes etapas:

  • Reconhecimento de um problema;
  • Encontro das soluções;
  • Consideração da melhor solução;
  • Decisão de compra.

Cada estágio do funil precisa ser corretamente monitorado. Assim, a empresa de desenvolvimento de aplicativos pode se assegurar de que cada vez mais pessoas se convertam em clientes. Conheça detalhes sobre cada uma das quatro etapas nos tópicos a seguir.

  1. Reconhecimento de um problema

No início, de um modo geral, as pessoas sequer têm consciência de que tem um problema a ser resolvido.

Cabe à empresa nutrir os leads com conteúdos instrutivos para que eles possam perceber isso sozinhos.

É a oportunidade que se tem de se posicionar como uma marca especialista em determinadas áreas.

O objetivo do fornecimento de materiais ricos, como e-books e planilhas, é realmente educar o público. Posteriormente, existem mais chances de convertê-lo em cliente.

  1. Encontro das soluções

Na segunda etapa, os visitantes passam a ter consciência de que precisam solucionar algum problema.

Agora, o papel da empresa de contabilidade para industrias é mostrar as opções disponíveis para a solução.

É de extrema importância demonstrar que você não quer vender um produto a todo custo.

Antes, prefira deixar claros os benefícios do que está oferecendo e demais opções existentes Se for o caso, disponibilize outras alternativas de consumo para o lead.

Ao fazer isso, a marca estabelece uma relação de confiança com o cliente em potencial. Quando ele percebe que o vendedor está mesmo interessado em ajudar, o interesse aumenta. Identificando que aquele produto/serviço realmente atende às necessidades.

  1. Consideração da melhor solução

Estamos chegando ao fundo do funil, a parte final da jornada do cliente. Nessa etapa a pessoa já tem as informações suficientes para decidir em definitivo.

Ela provavelmente pesquisou outras opções, analisou preços, condições de pagamento e benefícios em geral.

É pertinente oferecer mais alguns materiais sobre TOTVS Protheus preço para consolidar o produto ou serviço na mente do lead.

  1. Decisão de compra

Por fim, o lead está plenamente preparado para fechar negócio. Nesse momento a empresa já se tornou uma referência para ele.

Caso seja necessário, é possível transmitir mais informações para se assegurar de que a compra realmente vai acontecer.

Após essa etapa ainda existe o pós-venda, identificado por estratégias específicas para fidelizar o cliente de primeira viagem.

Resultados possíveis com o funil de vendas

A aplicação sistemática do funil de vendas proporciona muitos benefícios para os negócios. Conheça os principais a seguir.

  1. Monitoramento de clientes

A partir de dados como taxa de cliques e tempo de permanência na página, os responsáveis pelo curso de bombeiro civil em Cajamar têm a possibilidade de acompanhar a trajetória de cada cliente.

Isso maximiza as chances de sucesso. Se as equipes de vendas e marketing tiverem acesso a informações como estas, o atendimento vai ser bem mais personalizado, eficiente e ágil.

  1. Desempenho dos colaboradores

O funil de vendas também permite que os gestores façam o acompanhamento da performance de cada colaborador.

É perfeitamente possível identificar a incidência de erros e as etapas que precisam ser sofisticadas.

Além disso, a atuação deles pode ser associada a metas e objetivos específicos. Então, os resultados vão ser continuamente melhorados.

  1. Gestão otimizada

Um dos objetivos do funil de vendas é padronizar o ciclo de vendas de gradil de concreto preço.

Essa característica tem impacto direto na gestão de todo o negócio. A avaliação das etapas se torna mais objetiva e o negócio cresce exponencialmente.

  1. Identificação de oportunidades

A implementação do funil de vendas garante que a empresa identifique mais oportunidades de venda.

Um cliente que porventura abandonou o carrinho pode ser chamado de volta ao site da empresa por meio de um e-mail. Essas chances são grandes diferenciais para se manter relevante no mercado.

  1. Relacionamento com os clientes

O funil aproxima a empresa dos consumidores. Eles passam a ter oportunidades de fazer novas demandas.

Cabe à empresa de gerenciamento de riscos ocupacionais tomar conhecimento dessas demandas e trabalhar para melhorar.

Critérios para usar o funil de vendas

A aplicação da técnica do funil exige seguir alguns critérios. Isso garante que a implantação seja feita de forma satisfatória e os resultados esperados sejam alcançados.

Prossiga a leitura para conhecer os critérios principais na hora de fazer uso desse conceito tão importante.

  1. Mapeamento da jornada

Uma empresa que já conta com clientes consolidados tem as condições de mapear a jornada de compra deles.

Isso é feito por meio da definição da persona, um perfil de cliente fictício que conta com as características típicas dos consumidores da marca.

A persona se diferencia do público-alvo por levar em conta aspectos mais abstratos, como hobbies, ambições e sonhos.

A ideia é traçar um perfil mais subjetivo para dar conta das expectativas profundas das pessoas.

  1. Definição de marcos para etapas

É muito útil determinar certos marcos, além das 4 etapas clássicas do funil de vendas. Eles servem para indicar o amadurecimento do cliente diante da decisão de compra.

Com os marcos bem determinados, a empresa tem condições de saber com mais clareza quando um lead progrediu no funil.

Além disso, o oferecimento de conteúdo específico sobre unidades de uso sustentável passa a se basear em características objetivas.

O resultado é que o monitoramento da jornada ganha maior especificidade e assertividade. Ou seja, as conversões aumentam.

  1. Sincronia entre vendas e marketing

É essencial estabelecer uma parceria entre o setor de vendas e o setor de marketing para que o funil de vendas traga os resultados esperados.

Os dois times precisam fazer um acordo de ajuda mútua para bater as metas mensais e obter informações qualificadas sobre a entrada e saída de leads.

Por exemplo: a equipe de marketing tem que converter um certo número de leads qualificados para que a equipe de vendas consiga bater a meta do mês.

A partir daí, é pertinente saber com certeza quantos leads e quantos visitantes a equipe de marketing precisa conseguir para chegar a esse número.

Isso sem falar no monitoramento da atuação dos vendedores. A qualidade do atendimento é extremamente crucial para a conversão de mais leads.

Dicas para vender mais

Por fim, vamos trazer algumas dicas valiosas para você vender mais usando o funil de vendas no seu negócio.

É importante salientar que o funil deve ser aplicado em conjunção com outras estratégias.

Dessa forma, os resultados vão ser maximizados e o fluxo de trabalho das equipes será mais frutífero.

  1. Faça um bom plano de marketing

Os esforços de marketing precisam ser bem planejados, tendo em vista a posição dos leads no funil.

À medida que as pessoas interessadas avançam na jornada de compra, o material divulgado a elas precisa ser mais específico.

Isso porque está chegando o momento da decisão de compra. Quanto mais informações qualificadas o lead tem, mais rápida é essa decisão. Por isso, defina com cuidado o tipo de material que os leads vão consumir.

  1. Use soluções tecnológicas

Fazer a gestão do funil de vendas é, em grande parte, uma questão de saber lidar com um grande volume de dados.

O controle da jornada dos clientes também consiste em analisar relatórios personalizados para seguir convertendo leads.

As empresas têm muito a ganhar com o uso de softwares próprios para isso, como o CRM.

  1. Trabalhe na segmentação

Para conseguir um impacto mais duradouro, trabalhe na segmentação dos leads da sua empresa.

Avalie as características demográficas, econômicas e sociais da base de clientes. A partir disso, será possível separar os leads e apostar em estratégias específicas para cada perfil.

Conclusão

As marcas que fazem uso do funil de vendas têm uma visão mais aguçada dos leads e das oportunidades de negócio.

Ter boas condições para acompanhar a jornada de compra de todos os perfis que chegam ao site é muito bom para as finanças da empresa.

Por isso, procure reunir informações detalhadas sobre todos os leads. É a partir dessa coleta que a empresa consegue as condições ideais para construir uma base de clientes realmente fiel.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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