Empreendedorismo

Dicas de negócios na construção civil

Muita gente tem conhecimento técnico em diversas atividades, mas não essas pessoas não conseguem transformar isso em negócio. Dentro do mercado da construção civil existem várias oportunidades para lançar uma pequena empresa ou mesmo para atuar como profissional liberal.

Hoje eu vou destacar aqui algumas das atividades com alta demanda que permite a você estruturar um pequeno negócio e formalizar a criação de um CNPJ e ter até funcionários trabalhando contigo.

A primeira recomendação envolve a atividade final que você pretende oferecer. Algumas funções serão contratadas por outras empreiteiras, engenheiros ou arquitetos, enquanto que outras serão prestadas diretamente aos proprietários de imóveis em sua cidade.

Construtechs

Este é o termo que o mercado passou a denominar para as empresas que levam a tecnologia aos canteiros de obra. Mais do que isso, trata-se da mais recente evolução na construção civil.

Se você tem uma ideia que permita impulsionar os negócios no setor por meio da tecnologia, uma solução via aplicativo, melhor uso de recursos ou ainda que auxilie a vida dos trabalhadores do setor, vale muito a pena investir neste mercado.

Por exemplo, uma grande dificuldade é encontrar o traço de concreto de acordo com determinada obra em regiões úmidas ou secas demais. Uma solução que permita ao trabalhador no canteiro de obra encontrar a medida específica de forma mais prática teria muita aderência no mercado.

Lojas virtuais também são outras oportunidades em alta nesse mercado. Aqui também tem espaço para uma solução que resolva a questão do frete, atrelado ao alto peso dos produtos, o que eleva o custo final de um pedido online.

Limpeza de obra e reaproveitamento de materiais

A falta de solo disponível nos grandes centros urbanos força construtoras a comprar imóveis pequenos e transformá-los em grandes empreendimentos. Esse tipo de medida traz um problema provocado pela demolição para limpeza do terreno.

O que fazer com esses resíduos?

Além deles, as latas de tinta, os sacos de cimento, madeiras e outros “lixos” que sobram das grandes construções podem ter um novo fim por meio da reutilização e da transformação.

É necessário avaliar outras práticas aqui no Brasil e no exterior para reaproveitar os materiais descartados nas obras e também aqueles originados de demolição.

Um projeto bem formulado na área de limpeza de obra e de reaproveitamento de materiais vai permitir muito sucesso para a sua empresa.

Projetos de construção sustentável

Muitos dos recursos do nosso planeta não são aproveitados corretamente, o que leva ao aumento da poluição e esgotamento da matéria-prima.

Nos últimos anos vários estudos apontam para reaproveitamento de energia solar e de água da chuva nas construções.

Existem também as opções de instalação de telhado verde e parede viva, boas alternativas para equilibrar os ambientes residenciais e empresariais das grandes cidades.

A recomendação é que você, além das dicas de negócios na construção civil já apresentadas aqui, avalie muito outros mercados e estude como adaptar ideias para sua realidade e para o setor.

Esse estudo permitirá ampliar os seus conhecimentos e transformar ideias em negócios lucrativos.

Qual das dicas de negócios na construção civil acima é mais efetiva para o seu momento atual? Caso tenha dúvidas sobre como abrir uma empresa ou investir em um novo negócio, procure já orientação profissional.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios