Empreendedorismo

5 razões pelas quais você tem que começar a investir

Todos nós temos sonhos, não é mesmo? Aquela viagem que há tempos desejamos realizar, a compra de um novo apartamento ou a criação do próprio negócio. Muitas vezes, acabamos deixando esses sonhos de lado por causa das necessidades do dia a dia, mas sabia que estas e outras metas são perfeitamente realizáveis, caso você se planeje e invista melhor o seu dinheiro?

Um investimento é o ato de aplicar recursos para se obter retorno dentro de um determinado período. Neste post, explicaremos porque começar a investir de modo eficiente poderá mudar completamente a sua perspectiva financeira. Quer bons motivos para começar a fazer isso? Veja agora!

Ganhe estabilidade financeira

Começamos a nossa lista com uma razão crucial em tempos de crise: estabilidade financeira. Ao direcionar bem seus investimentos, você terá ganhos que lhe permitirão construir uma reserva caso surjam imprevistos. Para isso, é importante estudar o mercado, procurar orientação sempre que preciso e selecionar bem no que você investirá.

Além disso, é importante respeitar o seu perfil de investidor. Prefere investimentos mais conservadores e com poucos riscos? Talvez seja interessante investir em um CDB — título bancário com juros próximos ao da Selic. É mais arrojado? Então que tal investir em ações? Elas têm melhor rendimento, mas exigem maior análise do mercado.

Ofereça segurança para sua família

Seguindo o mesmo raciocínio, investimentos eficientes garantem segurança financeira para sua família. Nos seguros de vida, todo ano há um aumento nos custos do prêmio (mensalidade do seguro). Já os valores de seus investimentos são controlados por você.

Aumente seu patrimônio

Um dos principais objetivos de qualquer investidor consiste em ampliar o seu patrimônio, e aqui não estamos falando apenas de dinheiro, mas também de seu patrimônio líquido. Suponha que você soube direcionar bem os seus investimentos, e com os valores que ganhou comprou uma casa ou abriu um novo negócio. Tudo isso faz parte de seu patrimônio líquido e traduz suas conquistas materiais.

Concretize seus projetos

Agora chegamos ao ponto que abordamos no começo deste artigo. Sabe aqueles projetos que você adiou ano após ano? Invista bem o seu dinheiro e eles passarão a se tornar uma realidade em sua vida. Aqui vale uma dica: defina suas metas a curto, médio ou longo prazo. A partir desta definição, busque investimentos que te propiciem alcançá-las.

Prepare-se para o futuro

Quase sempre, o que nos separa de nossos sonhos é a falta de planejamento e de visão de futuro. Não adianta ficar imaginando que conseguirá fazer aquela viagem se não efetua ações com o intuito de que ela se realize, certo?

Neste sentido, um bom investimento é sempre uma preparação para o futuro. Seja ele daqui 1, 5 ou 10 anos. Isso não quer dizer que você deixará de aproveitar o presente. Apenas que está reservando uma parte dos seus rendimentos para objetivos maiores.

Aqui vão algumas dicas para você começar a investir com o pé direito:

  • Organize suas finanças: este passo é fundamental para saber o quanto você tem para investir;
  • Estude as tendências de mercado: uma das tendências para esse ano é o investimento no mercado imobiliário. Para quem tem pouco capital, vale a pena investir em títulos do tesouro direto que rendem mais do que a poupança;
  • Procure auxílio: antes de começar a investir, é sempre interessante buscar auxílio profissional de especialistas.

Agora é com você! Aplique estas dicas em sua vida e faça bons investimentos!

Gostou deste post? Conhece outra boa razão para começar a investir? Não deixe de comentar. Sua opinião é sempre bem-vinda!

E então, gostou deste artigo? Antes de concluir, deixamos uma última dica: para ter sucesso com seus investimentos é preciso manter-se constantemente atualizado em relação as melhores oportunidades. Por isso, curta a nossa página no Facebook. Nela, você sempre acompanhará informações úteis para o investidor em busca de informações sobre oportunidades no mercado de franquias. Te esperamos por lá!

Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo