Empreendedorismo

5 erros para novos empreendedores não cometerem

Novos empreendedores se lançam a todo o momento no mercado com ideias brilhantes, inovadoras, abrindo empresas com potencial para se tornarem organizações sólidas e rentáveis. No entanto, alguns deles ignoram certos erros, que podem prejudicar a realização do sonho ou tornar o caminho mais longo e cansativo. Em alguns casos, as empresas podem nem passar dos primeiros anos e gerar dívidas.

Nesse post, elencamos 5 erros muito comuns dos empreendedores iniciantes que podem, e devem, ser evitados por quem vai começar um negócio, independentemente, do setor de atuação. Se você é uma dessas pessoas que se aventurará na competição por clientes no mercado, certifique-se de tomar os cuidados que vamos sugerir. Se já inaugurou seu negócio, procure corrigir eventuais problemas que o artigo aponta e você vem cometendo. Ainda há tempo!

Não criar uma estratégia e um plano de negócios

Uma estratégia forte e um plano de negócios viável deve ser a primeira preocupação de quem pretende empreender. Dedique um bom tempo para amadurecer sua ideia antes de tirá-la do papel e da cabeça. Defina metas para cumprir em curto, médio e longo prazo, gerenciando o andamento delas depois de iniciar a empresa.

Estabeleça prazos possíveis para perseguir suas metas e adapte a estratégia quando necessário. Um modelo de negócios bastante recomendado para startups, por exemplo, é o Canvas. Ele é fragmentado em 9 itens que revelará os detalhes da empresa, como: ofertas de valor, parceiros e público-alvo.

Não fazer marketing e divulgação do trabalho

Ter uma grande ideia não é o suficiente para se destacar e conquistar clientes e parceiros. Além disso, é preciso vender sua ideia e divulgar seu trabalho e produto em todos os meios possíveis e da melhor forma. Se você vai utilizar as redes sociais, por exemplo, é fundamental que faça a divulgação com seriedade. Em alguns casos, é fundamental contratar profissionais com conhecimentos específicos nesta área.

Não ter conhecimento em gestão e administração

A prática é um dos aspectos mais importantes em qualquer área do conhecimento. Entretanto, antes de abrir uma empresa, o empreendedor deve ter ao menos noções básicas de administração e gestão financeira. Esses conhecimentos aumentarão as chances de sucesso do negócio, porque durante a caminhada o empresário será colocando diante de situações em que eles serão fundamentais.

Você precisa, por exemplo, entender como controlar o fluxo de caixa, que dinheiro da empresa não deve ser usado para pagar contas pessoais, que gerenciar pessoas e equipes requerem estratégias, liderança e gestão eficaz.

Fazer mais do mesmo

O mercado está repleto de empresas fazendo as mesmas coisas, oferecendo produtos idênticos com embalagens diferentes, ou apresentando as mesmas soluções para as demandas de seus clientes. Na hora de fazer o planejamento da sua empresa, faça também uma pesquisa de mercado do setor em que vai atuar e inove. Pense: por que os clientes comprariam o seu produto e não de uma marca consolidada no mercado, se você não apresenta nenhum diferencial? A inovação certamente é uma das principais armas das novas empresas diante das maiores.

Atuar na informalidade

Os impostos no Brasil desesperam qualquer empresário. Entretanto, atuar na informalidade, isto é, sem nenhuma forma de registro que lhe permita emitir notas fiscais para seus clientes, fará sua empresa perder vendas. Novos empreendedores devem procurar ajuda de um especialista da área contábil ou jurídica, ou até mesmo de um mentor, para definir qual o regime tributário ideal para a empresa e regularizar o negócio. A credibilidade da sua empresa será muito baixa se atuar na informalidade.

E então, gostou deste artigo? Antes de concluir, deixamos uma última dica: para ter sucesso na sua jornada empreendedora, além de saber se você tem alguma destas características de um perfil empreendedor, é preciso manter-se constantemente atualizado e aprimorar as técnicas de gestão do seu negócio. Por isso, curta a nossa página no Facebook. Nela, você sempre acompanhará informações úteis para o dia a dia de um empreendedor. Te esperamos por lá!

Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios