Empreendedorismo

Quero começar a empreender, o que eu devo fazer?

Muitas pessoas têm vontade de ter seu próprio negócio e, assim, se aventuram por essa carreira cheia de obstáculos que é o empreendedorismo. No entanto — mesmo que seja uma empreitada árdua e, muitas vezes, cheia de dificuldades —, começar a empreender costuma se mostrar uma opção extremamente gratificante. A liberdade de trilhar seu próprio caminho e de realizar os seus sonhos sempre compensam.

Toda pessoa é capaz de começar a empreender — mas, para ser um ótimo empresário, é necessário ter iniciativa, persistência e comprometimento, além de otimismo e resiliência para ultrapassar todos os percalços. Aliadas à paixão pelo trabalho, o prazer de arriscar e a persistência para superar cada batalha, essas características são as que realmente fazem um empresário.

Mas tudo isso parece mais difícil de começar do que é na realidade. Pensando nisso, separamos um passo a passo simples para te orientar nas primeiras ações rumo ao empreendedorismo. Vamos lá?

Desenvolva a ideia de negócio

Escolha algo com que você tenha afinidade e prazer em trabalhar. Pesquise opções e amplie seu leque de possibilidade — pense em algumas alternativas, como ser um profissional autônomo, ter uma micro ou pequena empresa ou, ainda, investir em uma rede de franquias.

Antes de investir qualquer montante, os interessados em abrir sua própria empresa precisam desenvolver muito bem a ideia do negócio. Ainda é necessário calcular o custo inicial, o capital de giro e, em alguns casos, buscar um ponto comercial.

Defina o plano de negócio

Alguns detalhes colocados no papel podem ajudar o empreendedor a analisar o empreendimento como um todo. Qual a necessidade do seu cliente? Para quem é o negócio? Como será definido o preço? Essas são algumas das perguntas que você deve ter em mente, antes de qualquer coisa.

O Sebrae é uma instituição que ajuda as empresas a traçarem um bom plano de negócio. Outra ferramenta que pode te orientar é o Canvas, onde você traça os diferenciais e as propostas de valor do seu negócio.

Procure aprender mais e mais sobre o assunto

Muitos profissionais acham que saber apenas o básico pode ser o suficiente para conseguir empreender com sucesso. Esse é um dos piores erros que o empreendedor pode cometer!

Por isso, aprofunde seus conhecimentos. Existem livros, cursos e workshops — além de empresas especializadas em treinamentos e em prestar consultoria nos temas que você ainda não domina, como gestão de uma franquia. Lembre-se de que um empreendedor dotado de grandes diferenciais competitivos deve estar consciente de tudo o que acontece em seu segmento.

Arregace as mangas e mãos a obra

Depois de você tiver consciência de que possui todas as características gerenciais e técnicas para assumir um negócio — e após ter pesquisado sobre a ideia, traçado um plano de negócio, feito um levantamento dos custos, procurado orientação de quem tem a expertise no negócio —, chegou a hora de buscar informações sobre o gerenciamento dos processos do modelo escolhido

No caso de uma franquia, podemos fornecer todo o suporte para que você veja o quanto o negócio é viável! E, com esse leque de possibilidades em mãos, está na hora de arregaçar as mangas e começar a empreender.

Esteja preparado para cometer muitos erros — mas almeje, sempre, em acertar. Mantenha em mente que as dificuldades vão aparecer, e que a persistência sempre foi a alma do empreendedorismo. Não desanime e siga em frente!

E então, gostou deste artigo? Antes de concluir, deixamos uma última dica: para ter sucesso na sua jornada empreendedora, além de saber se você tem alguma destas características de um perfil empreendedor, é preciso manter-se constantemente atualizado e aprimorar as técnicas de gestão do seu negócio. Por isso, curta a nossa página no Facebook. Nela, você sempre acompanhará informações úteis para o dia a dia de um empreendedor. Te esperamos por lá!

Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios