Empreendedorismo

Perfil empreendedor: 7 características que você precisa conhecer

Você tem o que é preciso para ser um empreendedor? Se você quer ser seu próprio patrão e executar o seu próprio negócio, mas não tem certeza se você tem as qualificações adequadas e um perfil empreendedor, este post é para você. Vamos lá?

Características de um perfil empreendedor

Criatividade

As pessoas que possuem um perfil empreendedor têm muita criatividade tanto para criar soluções e negócios inovadores, quanto para lidar com as fases difíceis pelas quais todo negócio passa.

Autoconfiança e automotivação

O perfil empreendedor traz a característica de resolver os problemas imediatamente com confiança e persistência na busca de seus objetivos. Os empreendedores precisam de uma quantidade extra de autoconfiança para guiar os negócios e tomar decisões.

Uma característica muito marcante de um empreendedor é a capacidade de se automotivar, ele encontra força para fazer uma tarefa mesmo que esta pareça impossível de ser realizada.

Senso de urgência

A maioria dos empreendedores tem um senso de urgência em desenvolver as suas ideias. Inatividade os torna impacientes, tensos e desconfortáveis. Eles prosperam em qualquer atividade.

Por isso, eles preferem esportes individuais, como o golfe, esqui ou tênis, frente aos esportes de equipe. Eles preferem jogos em que o seu próprio músculo e cérebro influenciam diretamente o resultado e o ritmo do jogo.

Consciência abrangente e realismo

Os empreendedores bem-sucedidos podem compreender situações complexas como planejamento, tomada de decisões estratégicas e trabalhar em várias ideias de negócios simultaneamente. Eles são perspicazes, conscientes de detalhes importantes e avaliarão continuamente todas as possibilidades para alcançar seus objetivos de negócios. Ao mesmo tempo, eles dedicam sua energia para completar as tarefas.

Empreendedores aceitam as coisas como elas são e lidam com elas nesse sentido. Eles podem ou não serem idealistas, mas eles raramente são irrealistas. Eles mudarão sua direção quando veem que a mudança melhorará suas perspectivas de alcançar seus objetivos.

Facilidade com relações interpessoais

Empreendedores estão mais preocupados com as realizações das pessoas do que com os seus sentimentos. Eles não costumam evitar se envolver pessoalmente, mas não hesitarão em cortar relações com quem possa impedir o progresso dos seus colaboradores.

Uma das chaves que contribuem para esta relação interpessoal é a sua capacidade de delegar tarefas aos outros. Quando você está começando um negócio, é impossível saber como fazer tudo sozinho. Mesmo se você sabe como fazer algo, provavelmente, não terá tempo para todas as tarefas.

Estabilidade emocional

O perfil empreendedor exige que o empresário tenha estabilidade emocional para lidar com as pressões de negócios. Eles são confortáveis em situações de estresse e são desafiados em vez de desencorajados por retrocessos ou fracassos. Frequentemente encontram alguma nova atividade para extravasar a energia reprimida.

Liderança

O empreendedor deve passar bem longe de ser apenas um chefe, ele tem ter como característica a liderança. Para empreendedores com essa característica, o crescimento em conjunto vale muito mais que o mérito individual e para isso, buscam sempre capacitar e motivar seus colaboradores.

E então, gostou deste artigo? Antes de concluir, deixamos uma última dica: para ter sucesso na sua jornada empreendedora, além de saber se você tem alguma destas características de um perfil empreendedor, é preciso manter-se constantemente atualizado e aprimorar as técnicas de gestão do seu negócio. Por isso, curta a nossa página no Facebook. Nela, você sempre acompanhará informações úteis para o dia a dia de um empreendedor. Te esperamos por lá!

Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios